FILMES E SÉRIES

Cícero Lucas em cena de Marte Um

Divulgação/Filmes de Plástico

BRIGA DURA

Marte Um: Brasil enfrenta 91 concorrentes por uma vaga no Oscar 2023

Países como Rússia, África do Sul, Egito, Gana, Malásia, Nigéria e Zâmbia optaram por não inscrever nenhum longa na disputa

Luciano Guaraldo

escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar de melhor filme internacional, Marte Um vai ter uma briga difícil pela frente. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta terça-feira (6) todos os longas inscritos na categoria. São 92 países em busca de apenas cinco vagas.

É o mesmo número de inscritos do ano passado, quando o Brasil tentou a sorte com Deserto Particular (2021) –sem sucesso. E a concorrência quase foi um pouco mais difícil: Malta, que anunciou a escolha do longa Carmen como seu concorrente, não aparece na relação da Academia –o motivo de sua ausência não foi explicado. África do Sul, Egito, Gana, Malásia, Nigéria e Zâmbia não inscreveram nenhuma produção.

A Rússia também optou por não participar por conta das retaliações que tem sofrido desde que invadiu a Ucrânia. A decisão de abrir mão da premiação fez o presidente do Comitê para o Oscar, Pavel Chukhray, pedir demissão de seu cargo. O cineasta Nikita Mikhalov, chefe do Sindicato Russo dos Cinematógrafos, afirmou que não faz sentido sujeitar um filme a um país que nega a existência da Rússia.

Apesar da concorrência dura, Marte Um terá uma forcinha da cineasta Ava DuVernay na competição. A diretora indicada ao prêmio e vencedora do Emmy pelo documentário A 13ª Emenda adquiriu os direitos de distribuição do longa brasileiro nos Estados Unidos. Além dos cinemas, a obra também será disponibilizada na Netflix norte-americana em 5 de janeiro.

Marte Um (2022) pode quebrar um tabu que assombra o país tupiniquim há mais de duas décadas. Desde 1999, com Central do Brasil (1998), o brasileiro não torce por um título nacional na categoria de melhor filme internacional da maior premiação da indústria do cinema. Na ocasião, não apenas o longa foi indicado, como Fernanda Montenegro se tornou a primeira latino-americana a ser lembrada na categoria de melhor atriz.

Caso Marte Um esteja entre os cinco títulos que vão disputar a estatueta dourada de melhor filme internacional do ano que vem, o longa dirigido pelo mineiro Gabriel Martins irá quebrar um tabu de 24 anos. Uma meta difícil, mas não impossível.

A pré-lista de indicados ao Oscar 2023 será anunciada em 21 de dezembro. Serão 15 longas que avançarão para a próxima fase. As indicações oficiais só serão reveladas em 24 de janeiro do ano que vem. A premiação está marcada para ocorrer em 12 de março.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?