Sai, Netflix! HBO Max domina lista de melhores séries de 2022; confira

FILMES E SÉRIES

Cena da série Better Call Saul

Divulgação

TOP 10

Sai, Netflix! HBO Max domina lista de melhores séries de 2022; confira

Confira a lista da Tangerina com as melhores séries de 2022 (até agora). Better Caul Saul, Barry, Hacks e Pachinko estão na relação!

André Zuliani

O primeiro semestre de 2022 já acabou, e muitas séries roubaram a atenção do público e da crítica. Entre estreantes e veteranas, o top 10 das melhores atrações deste ano (até agora) tem como grande “vencedora” a HBO Max, que superou a gigante Netflix e lidera a relação com quatro atrações na lista.

A Tangerina selecionou as 10 melhores séries que lançaram seus episódios entre janeiro e junho de 2022 e que estão disponíveis para assistir no Brasil. Para isso, foi considerado o ranking do site Metacritic, que leva em consideração as resenhas de veículos especializados.

Apesar de superada pela HBO Max, a Netflix tem em seu catálogo o título que mais agradou aos críticos até agora: Better Call Saul. A sexta e última temporada do spin-off de Breaking Bad (2008-2013) lidera a relação, que ainda conta com produções consagradas como Barry e Atlanta.

A relação do Metacritic também contabiliza as notas computadas pelos usuários do site, condição que influencia na formação do top 10. Isto é uma maneira de nivelar séries cujas pontuações finais ficaram empatadas. Por conta disso, Better Call Saul aparece mais bem colocada do que Barry e Better Things na lista.

Confira abaixo o top 10 de séries de 2022, lançadas entre janeiro e junho, e onde assisti-las no Brasil:

Better Call Saul, na Netflix (nota 94 de 100)

Cena da série Better Call Saul

Better Call Saul - 6ª temporada

Trailer oficial

Atualmente em sua última leva de episódios, Better Call Saul é responsável por abrir uma discussão bastante acalorada entre fãs de cultura pop: o spin-off que superou a original. Para alguns, a atração derivada protagonizada por Bob Odenkirk e que mostra as origens do advogado Saul Goodman superou o alto nível imposto por Breaking Bad (2008-2013), considerada uma das melhores séries de todos os tempos.

Dividida em duas partes, a sexta temporada se encaminha para a reta final e vai encerrar a história de como Jimmy McGill (Odenkirk) se tornou o picareta Saul Goodman. Para os grandes fãs da franquia, o criador Vince Gilligan já confirmou que os últimos episódios do spin-off contarão com as participações especialíssimas de Bryan Cranston e Aaron Paul, que reprisarão respectivamente os papéis de Walter White e Jesse Pinkman.

Barry, na HBO Max (nota 94)

Bill Hader em Barry

Barry - 3ª temporada

Trailer oficial

Uma das favoritas ao Emmy 2022 de melhor série de comédia, Barry sempre esteve entre os destaques da HBO nos últimos anos. Criada e estrelada por Bill Hader (Superbad), a trama conta a história de um matador de aluguel amante de teatro que deseja se redimir de seus pecados.

O primeiro ano de Barry foi um sucesso absoluto e abocanhou três estatuetas do Emmy, enquanto a segunda temporada repetiu a boa performance e foi campeã de audiência da HBO em 2020 –além de outros três prêmios da Academia de Televisão.

Neste ano, Hader busca o seu terceiro Emmy consecutivo de melhor ator em série de comédia pela atração. Ao todo, a terceira temporada de Barry foi indicada em oito categorias.

Better Things, no Star+ (nota 94)

Pamela Adlon

Better Things - 5ª temporada

Trailer oficial (sem legendas)

Série que rendeu duas indicações ao Emmy para a criadora e protagonista Pamela Adlon, Better Things exibiu em 2022 a sua quinta e última temporada. Apesar de não receber nomeações à premiação deste ano, a produção se manteve como uma das queridinhas da imprensa norte-americana.

A trama conta a história uma mãe cinquentona e divorciada que se vira nos 30 para cuidar, sozinha, de três filhas: uma jovem rumo à faculdade, uma adolescente engajada e uma criança na puberdade. Enquanto o quinto ano não chega ao Brasil, as quatro primeiras temporadas de Better Things estão disponíveis no Star+.

Atlanta, no Star+ (nota 93)

Brian Tyree Henry e Donal Glover em cena da série Atlanta

Atlanta - 3ª temporada

Trailer legendado

Atração queridinha dos críticos desde que estreou, Atlanta retornou com sua terceira temporada após um longo hiato de três anos. Apesar de nunca ter vencido o principal prêmio do Emmy, a série criada por Donald Glover elevou o patamar de seu elenco e os transformou em astros de Hollywood do primeiro escalação.

A trama conta a história de Earn (Glover) e seu primo Alfred (Brian Tyree Henry) enquanto a dupla se aventura no mundo do rap em Atlanta, nos EUA. O terceiro ano ainda não está disponível no Brasil, mas é possível encontrar as duas primeiras temporadas nos catálogos do Star+ e da Netflix.

Evil, no Globoplay (nota 92)

Mike Colter

Evil

Trailer oficial

Única série de terror da relação, Evil nunca recebeu uma indicação ao Emmy, mas sempre manteve um público fiel que assegurou a continuação de sua jornada. Atualmente em sua terceira temporada, a atração criada por Michelle e Robert King (The Good Wife) é sucesso de audiência no Paramount+ dos EUA e recebeu uma renovação para um quarto ano logo após a estreia da atual leva de episódios.

Na trama, a psicóloga Kristen (Katja Herbers) se une ao padre em treinamento David (Mike Colter) enquanto os dois investigam supostos milagres, possessões demoníacas e outros acontecimentos –sempre na dúvida se há uma explicação científica ou se algo realmente sobrenatural envolvem seus casos.

This Is Going To Hurt, na HBO Max (nota 91)

Ben Whishaw

This Is Going To Hurt - 1ª temporada

Trailer oficial (sem legendas)

Série estreante mais bem colocada da relação, This Is Going To Hurt estreou nos EUA no nanico AMC+ sem muita atenção do público. Aos poucos, no entanto, foi conquistando o coração dos assinantes da plataforma e despontou como uma das favoritas da imprensa em 2022.

Estrelada pelo vencedor do Emmy Ben Whishaw (A Very English Scandal), This Is Going To Hurt é inspirada nos livros escritos por Adam Kay, produtor da série, sobre sua experiência como médico residente em uma ala de obstetrícia e ginecologia. Os sete episódios da primeira temporada estão disponíveis na HBO Max.

Hacks, na HBO Max (nota 88)

Jean Smart

Hacks - 2ª temporada

Trailer (sem legendas)

Uma das principais séries estreantes de 2021 e carro-chefe da HBO Max em seu lançamento, Hacks emplacou nada menos do que 15 indicações ao Emmy em sua primeira temporada, com três vitórias ao todo –incluindo melhor atriz em série de comédia para a protagonista Jean Smart.

Neste ano, a segunda temporada da atração repetiu o sucesso e foi indicada em cinco categorias. Disponível completa na HBO Max, Hacks é uma das apostas dos críticos para desbancar a favorita Ted Lasso no Emmy 2022.

Pachinko, na Apple TV+ (nota 87)

Youn Yuh-jung

Pachinko - 1ª temporada

Trailer legendado

Um dos principais títulos do streaming da Apple deste ano, Pachinko é inspirada no livro homônimo escrito por Min Jin Lee. A trama acompanha a saga de quatro gerações de uma família coreana que se muda para o Japão e precisa reconstruir a vida enquanto lida com guerra e paixões.

Descrita como épica entre alguns veículos norte-americanos, a primeira temporada de Pachinko foi esnobada pela Academia de Televisão e ficou de fora das indicações ao Emmy 2022. No entanto, o retorno do público foi positivo, e a série já está renovada para o segundo ano pela Apple TV+.

Alguém em Algum Lugar, na HBO Max (nota 86)

Bridget Everett

Alguém em Algum Lugar - 1ª temporada

Trailer legendado

Título menos conhecido entre todos do top 10, Alguém em Algum Lugar é mais uma série que estreou neste ano sem muito alarde e foi capaz de chamar a atenção de público e crítica. Criada pela dupla Hannah Bos e Paul Thureen, a atração tem sua primeira temporada disponível completa no catálogo da HBO Max.

A trama de Alguém em Algum Lugar conta a história de Sam (Bridget Everett), mulher nascida e criada no interior do Kansas (EUA), mas que nunca se encaixou em sua cidade natal. Aspirante a cantora, a protagonista descobre uma comunidade de forasteiros que não conseguem se realizar, mas buscam apoio entre si para encontrar o próprio caminho.

Chloe, no Prime Video (nota 86)

Erin Doherty

Chloe - 1ª temporada

Trailer legendado

Um dos principais lançamentos do Prime Video neste ano, Chloe não tem um elenco recheado de astros de Hollywood, mas foi capaz de assegurar a última posição do top 10 do primeiro semestre de 2022. Embora esteja disponível no streaming da Amazon no Brasil e EUA, a atração é uma produção original da rede britânica BBC One.

A série conta a história de Becky Green (Erin Doherty, de The Crown), jovem que ainda mora na casa da mãe e que mantém um emprego temporário. Desapegada de sua vida, ela passa a viver sob uma nova identidade para investigar a morte de Chloe (Poppy Gilbert), mulher cuja vida deixou a protagonista obcecada.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal