FILMES E SÉRIES

Tom Sturridge

Divulgação

REI DO POP

Michael Jackson como Sandman? Rei do Pop quase viveu Morpheus

Cantor ligou para a Warner Bros. para confessar seu desejo de viver Sonho, mas o projeto não foi para frente

André Zuliani

Após três décadas de tentativas, a tão aguardada adaptação de Sandman chegou pelas mãos da Netflix e se tornou um sucesso mundial. O escolhido para viver um dos personagens mais marcantes dos quadrinhos foi Tom Sturridge (Na Estrada), que interpreta o protagonista Morpheus. O que muitos fãs não sabem é que o papel poderia ter ficado nas mãos de um nome muito mais impactante do que o do ator britânico.

Autor dos quadrinhos que inspiraram a série, Neil Gaiman contou várias vezes que recebeu convites de muitos estúdios ao longo dos anos para levar o universo de Sandman para as telonas. Diversos projetos para o cinema se desenharam, mas não sobreviveram para ver a luz do dia.

Um destes projetos começou a tomar forma em 1996, na Warner Bros. Interessados em adaptar as HQs, os executivos convidaram Gaiman para uma conversa e revelaram que um dos maiores artistas da história dos Estados Unidos estava interessado em viver Morpheus em um possível longa: Michael Jackson (1958-2009).

Em entrevista ao canal Happy Sad Confused, o autor de 61 anos revelou que o próprio Rei do Pop ligou para o então presidente da Warner para falar sobre o projeto. Segundo o executivo, Michael tinha muito interesse em interpretar Sonho dos Perpétuos caso o filme entrasse em produção.

“Em 1996, eu estava sendo levado para a Warner, onde o então presidente do estúdio sentou comigo e me disse que Michael Jackson havia telefonado para ele no dia anterior e perguntado se ele poderia estrelar como Morpheus em The Sandman. Então, havia muito interesse nisso e eles sabiam que era uma dos principais projetos. O que eu achava? E eu fiquei tipo: ‘Oh'”, contou Gaiman.

Confira a fala de Neil Gaiman sobre a quase escalação de Michael Jackson:

A escolha por Tom Sturridge

O possível longa estrelado por Michael Jackson não foi o único projeto que tentou alçar voo para adaptar Sandman. Em 2013, um filme com Joseph Gordon-Levitt (A Origem) no papel de Sonho chegou a ganhar luz verde da Warner Bros., mas a produção também não foi para frente e acabou oficialmente cancelada em 2016.

Quando a Netflix adquiriu o direito de levar Sandman para o streaming, a procura por um novo ator para viver Morpheus reiniciou. O escolhido foi Sturridge, mas não antes de Gaiman e os produtores testarem mais de mil atores para o papel.

“Eu pensava: ‘Vai ser tão fácil escolher o elenco!’ É só encontrarmos, você sabe, um ator que fala inglês com grandes maçãs do rosto, há muitos deles por aí. Vimos, no final, cerca de 1500 audições para viver Morpheus”, revelou o autor.

Segundo Neil Gaiman, Sturridge foi um dos primeiros atores a fazer o teste para o papel. Apesar de ter adorado o trabalho do futuro escolhido, ele optou por continuar a busca.

“Achei que, no final de algumas semanas, teríamos uma lista de cinco ou dez tão bons quanto ele, tão certos quanto ele, que diga as falas tão bem quanto ele —e não. No final de uma semana, tivemos Tom. No final de duas semanas, tivemos Tom. No final de um mês, tivemos Tom. No final de seis semanas, dissemos à Warner Bros: ‘É o Tom, não é?”, continuou.

No entanto, quando a produção da série foi paralisada por seis meses devido à pandemia de Covid-19, Gaiman disse que a Netflix incentivou a equipe a “certificar-se de que você viu todo mundo”, apenas por precaução.

“Vimos muitos Morpheus e o que aprendi com isso é que suas falas são realmente difíceis de dizer. Nós vimos alguns atores fabulosos. Não é como se alguém fosse ruim —havia um nível, uma barra, que eles tinham que cruzar para que pudéssemos assistir ao vídeo deles de qualquer maneira. Esses eram todos os grandes atores com grandes maçãs do rosto do planeta, de todas as raças, de todas as nacionalidades, de tudo. E, no final, ainda era Tom.”

A primeira temporada de Sandman está completa na Netflix, com 11 episódios. Um segundo ano ainda não foi oficializado pelo serviço de streaming.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?