FILMES E SÉRIES

John Cleese em cena de Monty Python em Busca do Cálice Sagrado

Divulgação/EMI Films

Busca do Cálice Sagrado

Monty Python: Como o clássico da comédia moldou grandes animações?

Em Busca do Cálice Sagrado (1975) apresentou uma comédia à frente de seu tempo; séries e filmes usam o filme como inspiração

Victor Cierro
Victor Cierro

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975) completa 50 anos nesta quinta-feira (3). Mesmo meio século depois, o legado do grupo britânico continua tão afiado quanto suas piadas sobre cocos e cavaleiros sem braços. Mais do que uma comédia de época, o filme é um manifesto visual e narrativo de como o absurdo pode ser arte — algo que influenciou grandes animações na cultura pop.

O humor dos Pythons — anárquico, meta, surreal e totalmente sem medo do ridículo — virou molde para uma geração de animadores. Se hoje você ri de piadas nonsense em animações adultas ou se pergunta por que um personagem está falando com a câmera, pode agradecer aos britânicos que começaram a inovar no mundo da comédia.

A Tangerina explica como o legado de Monty Python continua vivo em algumas das maiores animações de todos os tempos. Confira:

Os Simpsons

A família amarela mais famosa da TV já fez de tudo, inclusive homenagear Monty Python em diversos episódios. Seja com piadas visuais ou cenas envolvendo cocos como cavalos, a influência é clara. Não por acaso, os próprios criadores da série já citaram Terry Gilliam como uma das grandes inspirações visuais de Springfield.

Family Guy

O humor nonsense, literal e totalmente sem limites de Family Guy tem DNA britânico. A série já fez paródias diretas de Em Busca do Cálice Sagrado, incluindo a icônica cena do Cavaleiro Negro. Peter Griffin carrega uma grande influência dos Pythons.

Rick and Morty

Rick and Morty bebe diretamente da fonte da ficção científica embalada com caos absoluto. A quebra constante da quarta parede e a mistura de alta filosofia com finais anticlimáticos são reflexos do humor de Monty Phyton.

Shrek

Sim, até o ogro está nessa. Shrek pegou o conto de fadas tradicional, virou do avesso e recheou com piadas meta e personagens que zombam dos próprios arquétipos. A animação segue exatamente o modelo de Em Busca do Cálice Sagrado, que satirizava a lenda do Rei Arthur. O espírito satírico tem forte influência de Monty Python.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?