Fenômeno, Mundo Bita desvenda universo com ETs e músicas - Tangerina

FILMES E SÉRIES

Imagine-se, série do Mundo Bita

Divulgação/Cartoonito

IMAGINE-SE

Fenômeno, Mundo Bita desvenda universo com historinhas e ETs

Depois de acumular 13 bilhões de visualizações no YouTube, o Mundo Bita ganha a HBO Max e o Cartoonito com a série animada Imagine-se

Luciano Guaraldo

Depois de dominar o YouTube com seus clipes musicais (são mais de 13 bilhões de visualizações), o Mundo Bita expande seu universo a partir desta segunda (1º). Com lançamento na HBO Max e no Cartoonito, Imagine-se é a primeira série animada de Bita, Dan, Lila, Tito e companhia. A maior diferença é que, para ir além das canções, os personagens vão se envolver em historinhas com começo, meio e fim. Ou seja, os fãs vão poder entender coisas que antes não precisavam fazer sentido.

“Com a dramaturgia, contando as histórias, a gente consegue dar um pouco mais de personalidade, explorar um pouco mais da intimidade de cada personagem”, explica o criador do Mundo Bita, Chaps Melo, em conversa exclusiva com a Tangerina. “Quais são os seus conflitos? O que eles gostam de fazer? Como é a relação do Bita com essas crianças? Por que ele vai até elas? Acho que a gente vai explicar de maneira mais profunda esse universo.”

Chaps, que também dá voz às canções de sucesso, adianta uma dúvida que será sanada em Imagine-se: quem são os Plots? “São aqueles alienígenas verdes que aparecem no fundo dos clipes. Eles estão ali, mas isso nunca teve uma explicação. Agora a gente vai poder explorar melhor esses personagens”, confidencia ele.

Inclusive, a animação deve acabar de vez com um dos maiores mitos a respeito do Mundo Bita: a de que o personagem principal é o cantor das músicas. Imagine-se vai apresentar o Pingo Plot, compositor e dono da voz que anima tantas crianças. Chaps, claro, será o responsável por dublar o ET musical. “Vou atuar brevemente na série, o Pingo Plot aparece em um dos episódios. E o Marcelo Garcia faz a voz do Bita. É bom para explicar, porque muita gente faz confusão e acha que o Bita é quem canta ou que o Chaps é o Bita. Agora, a gente vai desembaraçar um pouco essa teia de aranha (risos).”

Tudo a seu tempo no Mundo Bita

Como o canal do Mundo Bita no YouTube foi lançado em setembro de 2011, é surpreendente que só agora os personagens ganhem novas possibilidades na televisão. Segundo o criador, a espera tem uma explicação simples: o processo da animação é muito complicado. “Apesar do sucesso do Mundo Bita, a Mr. Plot é um estúdio pequeno, com uma estrutura muito enxuta. A ideia nasceu há uns quatro ou cinco anos, mas a gente teve de esperar o momento certo. E ele veio agora nessa parceria com a Warner, que enfim possibilitou que a gente pudesse falar com mais crianças e mais famílias.”

Mas será que ainda existem crianças no Brasil que não foram impactadas pelo Mundo Bita? “Ah, sim, tem muito espaço para expandir. Primeiro que a gente pega as crianças que já vinham escutando a música do Mundo Bita há um tempo e agora demandam novos conteúdos, mais complexos, com historinhas mais profundas. O Imagine-se alcança essa criançada que talvez estivesse saindo da nossa alçada musical”, valoriza Chaps. “E eu acho que essa coisa da dramaturgia e dos conflitos acaba trazendo um público diferente também, que não estava acostumado com as músicas do Mundo Bita e entra por meio dessa outra maneira de expor o nosso universo.”

Para Marina Filipe, gerente de produções originais do Cartoonito e do Cartoon Network, a possibilidade de ampliar a parceria com o Mundo Bita era imperdível –afinal, as canções já estavam disponíveis na programação do canal pré-escolar e no catálogo da HBO Max. “O universo do Mundo Bita, os conteúdos que eles já criaram, os personagens e todo o conceito estão muito alinhados com o Cartoonito. A gente tem como pilares curiosidade, criatividade, coragem e empatia, e isso é visto claramente em vários dos clipes musicais deles. Eu acho que os personagens foram criados para dar conta de pilares muito semelhantes”, conta ela à reportagem.

“E a gente quer a presença dos pais no conteúdo pré-escolar, não só como guardiões, mas como audiência também. Queremos exibir conteúdos que sejam interessantes para que pais e filhos possam ver juntos e ter aquele consumo como um momento de vínculo familiar. E acho que isso o Mundo Bita também entrega lindamente. Então, essa parceria com a Mr. Plot era muito natural, e que bom que a gente conseguiu convencê-los de que também seria legal para eles”, diz a executiva.

Mas os fãs não precisam se preocupar! A estreia de Imagine-se não vai alterar em nada o cronograma do canal do YouTube. “Dá para tocar tudo ao mesmo tempo, as músicas continuam saindo na primeira sexta-feira do mês, e também seguem os lançamentos da Rádio Bita também, em parceria com grandes artistas. Tem espaço para muitas coisas ainda, a ideia é que esse universo possa ser bastante expandido”, finaliza Chaps.

Imagine-se, série do Mundo Bita

Veja o trailer de Imagine-se

Série do Mundo Bita estreia nesta segunda no Cartoonito e na HBO Max

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal