FILMES E SÉRIES

Imagine-se, série do Mundo Bita

Divulgação/Cartoonito

IMAGINE-SE

Fenômeno, Mundo Bita desvenda universo com historinhas e ETs

Depois de acumular 13 bilhões de visualizações no YouTube, o Mundo Bita ganha a HBO Max e o Cartoonito com a série animada Imagine-se

Luciano Guaraldo

Depois de dominar o YouTube com seus clipes musicais (são mais de 13 bilhões de visualizações), o Mundo Bita expande seu universo a partir desta segunda (1º). Com lançamento na HBO Max e no Cartoonito, Imagine-se é a primeira série animada de Bita, Dan, Lila, Tito e companhia. A maior diferença é que, para ir além das canções, os personagens vão se envolver em historinhas com começo, meio e fim. Ou seja, os fãs vão poder entender coisas que antes não precisavam fazer sentido.

“Com a dramaturgia, contando as histórias, a gente consegue dar um pouco mais de personalidade, explorar um pouco mais da intimidade de cada personagem”, explica o criador do Mundo Bita, Chaps Melo, em conversa exclusiva com a Tangerina. “Quais são os seus conflitos? O que eles gostam de fazer? Como é a relação do Bita com essas crianças? Por que ele vai até elas? Acho que a gente vai explicar de maneira mais profunda esse universo.”

Chaps, que também dá voz às canções de sucesso, adianta uma dúvida que será sanada em Imagine-se: quem são os Plots? “São aqueles alienígenas verdes que aparecem no fundo dos clipes. Eles estão ali, mas isso nunca teve uma explicação. Agora a gente vai poder explorar melhor esses personagens”, confidencia ele.

Inclusive, a animação deve acabar de vez com um dos maiores mitos a respeito do Mundo Bita: a de que o personagem principal é o cantor das músicas. Imagine-se vai apresentar o Pingo Plot, compositor e dono da voz que anima tantas crianças. Chaps, claro, será o responsável por dublar o ET musical. “Vou atuar brevemente na série, o Pingo Plot aparece em um dos episódios. E o Marcelo Garcia faz a voz do Bita. É bom para explicar, porque muita gente faz confusão e acha que o Bita é quem canta ou que o Chaps é o Bita. Agora, a gente vai desembaraçar um pouco essa teia de aranha (risos).”

Tudo a seu tempo no Mundo Bita

Como o canal do Mundo Bita no YouTube foi lançado em setembro de 2011, é surpreendente que só agora os personagens ganhem novas possibilidades na televisão. Segundo o criador, a espera tem uma explicação simples: o processo da animação é muito complicado. “Apesar do sucesso do Mundo Bita, a Mr. Plot é um estúdio pequeno, com uma estrutura muito enxuta. A ideia nasceu há uns quatro ou cinco anos, mas a gente teve de esperar o momento certo. E ele veio agora nessa parceria com a Warner, que enfim possibilitou que a gente pudesse falar com mais crianças e mais famílias.”

Mas será que ainda existem crianças no Brasil que não foram impactadas pelo Mundo Bita? “Ah, sim, tem muito espaço para expandir. Primeiro que a gente pega as crianças que já vinham escutando a música do Mundo Bita há um tempo e agora demandam novos conteúdos, mais complexos, com historinhas mais profundas. O Imagine-se alcança essa criançada que talvez estivesse saindo da nossa alçada musical”, valoriza Chaps. “E eu acho que essa coisa da dramaturgia e dos conflitos acaba trazendo um público diferente também, que não estava acostumado com as músicas do Mundo Bita e entra por meio dessa outra maneira de expor o nosso universo.”

Para Marina Filipe, gerente de produções originais do Cartoonito e do Cartoon Network, a possibilidade de ampliar a parceria com o Mundo Bita era imperdível –afinal, as canções já estavam disponíveis na programação do canal pré-escolar e no catálogo da HBO Max. “O universo do Mundo Bita, os conteúdos que eles já criaram, os personagens e todo o conceito estão muito alinhados com o Cartoonito. A gente tem como pilares curiosidade, criatividade, coragem e empatia, e isso é visto claramente em vários dos clipes musicais deles. Eu acho que os personagens foram criados para dar conta de pilares muito semelhantes”, conta ela à reportagem.

“E a gente quer a presença dos pais no conteúdo pré-escolar, não só como guardiões, mas como audiência também. Queremos exibir conteúdos que sejam interessantes para que pais e filhos possam ver juntos e ter aquele consumo como um momento de vínculo familiar. E acho que isso o Mundo Bita também entrega lindamente. Então, essa parceria com a Mr. Plot era muito natural, e que bom que a gente conseguiu convencê-los de que também seria legal para eles”, diz a executiva.

Mas os fãs não precisam se preocupar! A estreia de Imagine-se não vai alterar em nada o cronograma do canal do YouTube. “Dá para tocar tudo ao mesmo tempo, as músicas continuam saindo na primeira sexta-feira do mês, e também seguem os lançamentos da Rádio Bita também, em parceria com grandes artistas. Tem espaço para muitas coisas ainda, a ideia é que esse universo possa ser bastante expandido”, finaliza Chaps.

Imagine-se, série do Mundo Bita

Veja o trailer de Imagine-se

Série do Mundo Bita estreia nesta segunda no Cartoonito e na HBO Max

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?