Divulgação/Universal Pictures
Considerado por muitos cinéfilos como o novo mestre do terror, Jordan Peele está de volta aos cinemas com a estreia de Não! Não Olhe! nesta quinta
Considerado por muitos cinéfilos como o novo mestre do terror, Jordan Peele está de volta aos cinemas com Não! Não Olhe!, que estreia nesta quinta-feira (25). Após vencer o Oscar por Corra! (2017) e surpreender o público com Nós (2019), o diretor de 43 anos retorna com um dos melhores filmes de 2022.
Com raízes no humor, Peele surpreende com seu crescimento enquanto cineasta de filmes de horror. Se em Corra! ele levou o maior prêmio da indústria por roteiro original ao mesclar ficção com subtextos sociais, em Nós elevou ainda mais a sua capacidade de criar tensão. Com Não! Não Olhe!, o diretor se aventura entre gêneros para melhorar a sua já elogiadíssima filmografia.
A trama é centrada em torno dos irmãos OJ (Daniel Kaluuya) e Emerald Haywood (Keke Palmer), proprietários de um rancho que assumem os cavalos depois que seu pai, Otis Haywood Sr. (Keith David), morre misteriosamente. A família Haywood é descendente direta do jóquei montado a cavalo no primeiro filme já feito, The Galloping Horse (1878), e os herdeiros continuaram no negócio da família, fornecendo animais para vários projetos em Hollywood. Com a morte do patriarca, o negócio entra em declínio.
Certa noite, OJ nota um objeto voador não identificado sobrevoando o rancho. Ao entenderem que pode se tratar de uma descoberta fantástica, ele e Emerald decidem tentar gravar em vídeo uma nova aparição da nave misteriosa. Com o rancho à beira da falência, eles precisam afastar o interesse de Jupe (Steven Yeun), ex-ator mirim que se tornou o dono de um parque de diversões temático próximo ao local.
Keke Palmer em Não! Não Olhe!
Divulgação/Universal Pictures
Para provar que não estão vendo coisas, os irmãos contam com a ajuda de Angel (Brandon Perea), funcionário de uma loja de eletrônicos que se interessa por assuntos bizarros. Ao notar que a câmera capturou a bizarra aparição, ele se junta à dupla na esperança de conseguir fama e riqueza.
Diferentemente de outros filmes do gênero, Não! Não Olhe! sabe mesclar tensão e humor como poucos. Assim como fez em Corra!, Peele injeta piadinhas infames para relaxar o espectador, apenas para entregar o dobro de suspense poucos momentos depois.
Por não abusar dos sustos e trabalhar melhor as expectativas do público em torno do mistério da trama, o longa se aproxima mais de títulos como Sinais (2002) e Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1978). Jordan Peele sabe como trabalhar a câmera para enganar o espectador, levando seu público a não saber o que esperar ao olhar para a tela. Para os menos corajosos, são vários os momentos em que olhar para o lado pode ser a única solução.
Por também ser o responsável pelo roteiro, o diretor controla com maestria a construção do suspense e os momentos nos quais revela novas informações sobre o mistério. Assim como OJ, Emerald e Angel, o público vai entendendo aos poucos o significado da aparição misteriosa no rancho –e a verdade pode ser tão surpreendente quanto decepcionante para alguns.
OJ, Emerald e Angel
Divulgação/Universal Pictures
A escolha de filmar o longa com câmeras Imax também se mostra um acerto. Como grande parte da trama se passa nas paisagens vastas do rancho, noite e dia, Peele se aproveita de closes e dosa a tensão que certas sequências podem causar ao espectador. Para efeito de comparação, é como um maestro talentoso conduzindo uma orquestra tão habilidosa quanto.
Mesmo que tenha menos comentários sociais do que os outros dois sucessos do diretor, Não! Não Olhe! é tão merecedor de atenção quanto os projetos anteriores. O longa é mais uma prova da evolução de Peele enquanto cineasta, e é empolgante imaginar que uma filmografia de apenas três filmes o coloca em um status de “mestre” em tão pouco tempo.
Não! Não Olhe! serve como um excelente filme de suspense banhado em um humor digno das melhores sitcoms. Equilibrado e não menos aterrorizante do que os antecessores, o longa é definitivamente uma das melhores surpresas reservadas para o cinema em 2022.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?