FILMES E SÉRIES

Cristián de la Fuente e Danna García em Um Natal para Relembrar

Divulgação/Lifetime

CRISTIÁN DE LA FUENTE

Galã chileno dá sabor latino a filmes de Natal: ‘100% do nosso jeito’

Cristián de la Fuente conversa com a Tangerina sobre projeto que adapta gênero norte-americano para a realidade amável dos países tropicais

Luciano Guaraldo

A quatro noites da ceia mais esperada do ano, a TV já está dominada por filmes com temática natalina. Mas eles geralmente trazem uma visão norte-americana das festas de fim de ano, que pouco tem a ver com a celebração no Brasil e na América Latina. Isso muda com a estreia do especial Amor no Natal, que traz quatro longas com todos os clichês do gênero, mas equipe e elenco latinos, que dão um sabor tropical às produções. “É 100% do jeito que nós sentimos o Natal”, adianta o ator Cristián de la Fuente.

O galã chileno é um dos nomes de destaque do projeto original do Lifetime –canal veterano nas produções com histórias de Natal nos Estados Unidos. Também compõem os elencos nomes como Juan Soler (Canavial de Paixões), Patricia Manterola (Señora Acero), Marlene Favela (Rubi), Danna García (Paixões de Gavilanes) e, claro, Gabriela Spanic –a eterna estrela de A Usurpadora (1998).

Amor no Natal estreia nesta terça (20) com O Melhor Natal, protagonizado por Gabriela e Soler. Já Cristián de la Fuente está à frente do segundo filme, Um Natal para Relembrar, que será exibido na quarta (21), às 21h20. A produção, segundo ele, tem tudo para agradar aos fãs do gênero. “Eu tive a sorte de já ter feito alguns filmes de Natal em inglês e posso dizer que os longas latinos não devem nada aos norte-americanos. Eles é que deveriam ter inveja, porque a magia dos nossos projetos nos traz um espírito de Natal que é muito necessário”, conta ele em conversa exclusiva com a Tangerina.

Na história, o ator vive Sebastián, um homem que se divorciou recentemente e se prepara para passar o primeiro Natal longe dos filhos. Por conta disso, ele fica ranzinza e começa a odiar o clima de festas. Mas, quando precisa voltar para a cidade em que nasceu para cuidar da mãe, que luta contra o Alzheimer, acaba conhecendo uma enfermeira que lhe reacende a paixão pela data –e pelo romance também, é claro.

A trama remete a tantas outras gravadas nos Estados Unidos e no Canadá, mas a realização com toque latino aproxima a produção de um público que não está acostumado à neve, ao Papai Noel descendo pela lareira nem a outros clichês tão distantes da nossa realidade. “E não é só o fato de nos vestirmos de outra maneira ou termos outro clima. Os norte-americanos são mais frios, nós latinos gostamos de nos abraçar, gostamos de boa comida, dançamos juntos. Nossa linguagem corporal é outra, nossas relações e nossa percepção da família são diferentes”, ressalta Cristián.

“Depois de ter feito um filme de Natal em inglês para o Lifetime [Meu Presente de Natal, de 2019], é ótimo ter a oportunidade de gravar um que expresse 100% como nós nos sentimos nessa data. E sou muito grato ao canal por ter feito isso também, porque eles já são muito bem-sucedidos exibindo os filmes em inglês. Poderiam só dublar ou legendar e seguir em frente, mas apostaram no projeto de fazer algo diferente. E acho que todo mundo vai gostar, porque você se identifica com a história de um jeito mais verdadeiro”, elogia.

O ator espera, inclusive, que os longas de Amor no Natal sejam exibidos nos Estados Unidos para que o público norte-americano entre em contato com a cultura latina –assim como nós temos vistos os filmes natalinos deles há tantos anos. “Eles vão conhecer outra realidade e aprender que o Natal no Brasil é diferente do Natal no Chile e no México. Vão aprender que não somos todos mexicanos, que latinos vêm com diferentes sabores e línguas. E essa é a beleza do projeto, mostrar quem nós somos e nossa cultura através dos filmes.”

Além das quatro produções latinas, os filmes norte-americanos de Natal também têm espaço na programação do Lifetime. Eles estão sendo exibidos diariamente, das 9h às 1h. Em 24 e 25 de dezembro, marcarão presença em 100% da grade em formato de maratona –e o mesmo acontecerá em 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?