(Foto: Divulgação/Showtime)
Homeland se inspira em experiências verídicas de prisioneiros de guerra e na dinâmica da geopolítica global
A Netflix surpreendeu os assinantes ao adicionar todas as oito temporadas e 96 episódios da série de suspense político Homeland. O drama, que originalmente foi exibido pelo canal Showtime nos Estados Unidos e pela Fox no Brasil, esteve no ar entre 2011 e 2020. Os direitos de exibição para a plataforma de streaming asseguram sua permanência no catálogo ao menos até maio de 2027.
Homeland tornou-se um marco cultural e crítico durante a década passada. A história é uma adaptação da série israelense intitulada Prisioneiros de Guerra (Prisoners of War), idealizada por Gideon Raff. Embora a série não seja baseada em uma história real, a narrativa se inspira em experiências verídicas de prisioneiros de guerra e na dinâmica da geopolítica global.
A trama começa com a volta do sargento da Marinha Nicholas Brody (Damian Lewis), aclamado como um herói após passar oito anos desaparecido em cativeiro. No entanto, a agente da CIA Carrie Mathison (Claire Danes), uma oficial talentosa, mas com um temperamento difícil, suspeita que ele tenha sido aliciado e esteja ligado a uma conspiração terrorista visando um ataque em solo americano.
Inicia-se, então, um perigoso e obsessivo jogo de perseguição entre a agente da CIA e o sargento recém-libertado. Nas temporadas seguintes, Carrie é promovida, atua em missões perigosas no Oriente Médio e, em um período de exílio autoimposto em Berlim, afasta-se da CIA, antes de retornar aos Estados Unidos para trabalhar em uma fundação que ajuda muçulmanos.
A qualidade da produção é reforçada pelo alto índice de aprovação de 85% crítica e do público no Rotten Tomatoes. O programa é reconhecido por diferentes premiações, tendo conquistado troféus no Emmy e no Globo de Ouro.
Claire Danes, que interpreta a protagonista Carrie Mathison, recebeu o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática em duas ocasiões, e Damian Lewis, que interpreta Nicholas Brody, também ganhou o prêmio de Melhor Ator. O elenco ainda conta com Mandy Patinkin, que vive Saul Berenson, mentor de Carrie, além de Morena Baccarin, Rupert Friend e F. Murray Abraham.
Homeland também está disponível no Disney+. A chegada da série à Netflix ocorre em um período oportuno, pois Claire Danes está em evidência na plataforma por protagonizar a minissérie lançada neste mês, O Monstro em Mim. A nova produção, que não fez muito sucesso no Brasil, figurou entre as 10 mais vistas no mundo, acumulando 6,9 milhões de visualizações nos seus primeiros quatro dias.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?