Foto: Reprodução/Disney+
O caso de Ellen Greenberg, que foi encontrada morta em seu apartamento
Na última semana chegou ao catálogo do Disney+ a série documental Morte no Apartamento 603: O Que Aconteceu com Ellen Greenberg?, produzida originalmente pela plataforma de streaming Hulu.
A produção, dirigida por Nancy Schwartzman, reconta em apenas três episódios a história de Ellen Greenberg, uma professora de 27 anos que foi encontrada morta, com cerca de 20 facadas, no apartamento que dividia com o noivo em novembro de 2011. O caso, até hoje, segue sem uma resposta conclusiva.
A causa da morte de Ellen Greenberg permanece um mistério mesmo após quase 14 anos. Após seu corpo ser encontrado, policiais no local consideraram que a fatalidade havia sido provocada pela própria professora, mesmo diante de 20 ferimentos de faca e múltiplos hematomas em fases diferentes de cicatrização.
A autópsia inicial, no entanto, apontou que a morte foi causada por homicídio. Mas poucos dias depois, os investigadores voltaram a insistir na primeira teoria como causa oficial, e o caso foi encerrado sem uma resposta convincente. Sandee e Josh Greenberg, pais de Ellen, ainda lutam para que o inquérito seja reaberto e receba uma nova investigação.
A série do Disney+ traz mais de 20 entrevistas inéditas com pessoas próximas a Ellen, além de expor falhas no sistema de justiça norte-americano diante das inconsistências entre laudos oficiais e indícios físicos. Não houve uma explicação sobre a investigação voltar a apontar morte por autoindução mesmo após os detalhes da autópsia indicarem o contrário.
Todo esse vai e vem acabou causando desconfiança sobre falta de transparência por parte da polícia e uma aparente pressa em encerrar um inquérito. O caso, inclusive, passou a ser usado como exemplo de erros de procedimento, como falta de comunicação entre autoridades médicas e policiais que comprometem a busca pela verdade.
Paola Zanon
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Paola ZanonTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?