FILMES E SÉRIES

Matthew Macfadyen como Charles Guiteau, na série Netflix Como um Relâmpago

Matthew Macfadyen como Charles Guiteau na série Netflix

Como um Relâmpago

Nova série histórica da Netflix resgata assassinato presidencial esquecido

James Garfield, o 20º presidente dos Estados Unidos, foi morto 16 anos depois de Abraham Lincoln

Vinícius Andrade, Tangerina
Vinícius Andrade

A Netflix lançou nesta quinta-feira (6) a minissérie Como um Relâmpago, que mergulha no contexto político turbulento dos Estados Unidos pós-Guerra Civil para contar a história pouco lembrada do assassinato de seu 20º presidente, James A. Garfield. A produção de quatro episódios é baseada no livro Destiny of the Republic (Destino da República, em tradução literal), de Candice Millard, e é assinada pelo criador e roteirista Mike Makowsky.

A trama, que se passa na década de 1880, se concentra na ascensão e queda do presidente James A. Garfield (Michael Shannon) e no homem que o matou, Charles Guiteau (Matthew Macfadyen). O evento, ocorrido apenas 16 anos após o assassinato de Abraham Lincoln (1809-1865), não tem a mesma força entre os norte-americanos, em comparação com as mortes de Lincoln ou John F. Kennedy (1917-1963).

O contexto da época era de grande disfunção e divisão política nos EUA. O país ainda se recuperava dos efeitos da Guerra Civil (1861-1865). James Garfield, um humilde congressista de Ohio, ascendeu à presidência de forma improvável, sendo escolhido na Convenção Nacional Republicana de 1880.

Ele não era originalmente um candidato, mas foi elevado ao topo da chapa após um discurso eloquente. Embora a série Netflix explore a complexidade psicológica de Garfield, ele era visto como um homem à frente de seu tempo em termos de visões políticas, chegando a fazer campanha pelos direitos civis de homens e mulheres negros libertos.

A política americana naquele momento era dominada pela tensão entre dois grupos republicanos: os Stalwarts, liderados pelo Senador de Nova York Roscoe Conkling (Shea Whigham), que defendiam o “spoils system/sistema de espólios” (sistema de favoritismo na distribuição de cargos), e os Half-Breeds (grupo de Garfield), que lutavam por reformas baseadas no mérito. Para unir o partido, Garfield escolheu como vice-presidente Chester Alan Arthur (Nick Offerman), um aliado de Conkling e defensor do sistema de espólios.

A história real do assassinato de James A. Garfield

(se você não quiser saber tantos detalhes da história antes de assistir à série Netflix, é melhor parar por aqui e salvar para ler depois)

Em paralelo à ascensão de Garfield, Como um Relâmpago acompanha a jornada de Charles Guiteau. Ele é retratado não apenas como um assassino sanguinário, mas como um vagabundo em busca de poder e relevância, desesperado por atenção, que se tornou obcecado pelo agora presidente dos Estados Unidos. Depois de fazer um único discurso de campanha, o homem se convenceu de que merecia uma posição consular em Paris no novo governo.

Guiteau era um solicitante de cargos desiludido que frequentava a Casa Branca, a qual, na década de 1880, permanecia aberta ao público, permitindo que os solicitantes se aglomerassem no lobby para tentar se encontrar com o presidente. Quando o Secretário de Estado James Blaine (Bradley Whitford) recusou de forma categórica o pedido de posição consular, o rejeitado e furioso Guiteau resolveu assassinar Garfield, pois via o presidente como um traidor corrupto.

O assassinato ocorreu em 2 de julho de 1881, na Estação Ferroviária Baltimore e Potomac, em Washington. A grande ironia da tragédia é que a presidência ainda carecia de segurança adequada. O próprio Garfield havia descartado preocupações com segurança, acreditando que um assassinato não poderia ser mais evitado do que “a morte por um relâmpago” (frase que inspirou o título original da série Como um Relâmpago).

Embora a bala não tenha atingido órgãos vitais, o presidente sobreviveu apenas mais 80 dias. O consenso médico moderno aponta que Garfield poderia ter sobrevivido ao ataque se não fosse o constante sondamento não higienizado da ferida pelo seu médico, o Dr. Bliss (Željko Ivanek), que desconsiderou os argumentos de Joseph Lister sobre o tratamento antisséptico. Essa negligência médica transformou o evento em uma tragédia americana lenta e prolongada.

Michael Shannon em Como um Relâmpago, série que é lançamento da Netflix em novembro

(Foto: Divulgação)

Michael Shannon em Como um Relâmpago, da Netflix

Quem é quem no elenco de Como um Relâmpago

  • James Garfield (Michael Shannon) – O 20º Presidente dos Estados Unidos, um congressista humilde de Ohio que ascendeu ao cargo contra a sua vontade declarada.
  • Charles Guiteau (Matthew Macfadyen) – Um desordeiro e ambicioso solicitante de cargos políticos que se torna obcecado por Garfield e, ao se sentir traído e rejeitado, o assassina.
  • Lucretia Garfield (Betty Gilpin) – Conhecida como “Crete”, é a esposa do presidente Garfield, que fica surpresa por ser levada à Casa Branca, e cuja influência política foi interrompida pela tragédia.
  • Chester Alan Arthur (Nick Offerman) – Um rival político de Garfield e adepto do sistema de espólios, que se torna o Vice-Presidente e, após o assassinato, se transforma num reformador.
  • Roscoe Conkling (Shea Whigham) – Um líder do grupo Stalwart, que apoiava o sistema de espólios e que entrou em forte conflito com Garfield.
  • James Blaine (Bradley Whitford) – Um político que competiu pela nomeação republicana, mas acabou apoiando Garfield e atuando como seu Secretário de Estado.
  • Dr. Bliss (Željko Ivanek) – O controverso médico que liderou o tratamento de Garfield, ignorando os procedimentos antissépticos modernos, o que o levou à infecção fatal.
  • Dr. Charles Purvis (Shaun Parkes) – O primeiro médico negro a atender um presidente dos EUA, que tentou, sem sucesso, alertar o Dr. Bliss sobre a necessidade de esterilização.
  • Alexander Graham Bell (Richard Rankin) – O renomado inventor do telefone, que se ofereceu para ajudar a salvar a vida de Garfield com um detector de metais improvisado.
  • Franny Scoville (Paula Malcomson) – A irmã de Charles Guiteau, que conviveu com o desespero e os planos do futuro assassino.
  • Joe Brown (Archie Fisher) – O secretário particular de Garfield, encarregado de gerenciar a multidão de solicitantes de cargos que frequentava a Casa Branca.
  • Robert Todd Lincoln (Kyle Soller) – O único filho sobrevivente de Abraham Lincoln, que serviu como Secretário de Guerra na administração Garfield.
  • Informar Erro
    Falar com a equipe
    QUEM FEZ
    Vinícius Andrade, Tangerina

    Vinícius Andrade

    Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news

    Ver mais conteúdos de Vinícius Andrade

    0 comentário

    Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

    Acesse sua conta para comentar

    Ainda não tem uma conta?