Matthew Macfadyen como Charles Guiteau na série Netflix
James Garfield, o 20º presidente dos Estados Unidos, foi morto 16 anos depois de Abraham Lincoln
A Netflix lançou nesta quinta-feira (6) a minissérie Como um Relâmpago, que mergulha no contexto político turbulento dos Estados Unidos pós-Guerra Civil para contar a história pouco lembrada do assassinato de seu 20º presidente, James A. Garfield. A produção de quatro episódios é baseada no livro Destiny of the Republic (Destino da República, em tradução literal), de Candice Millard, e é assinada pelo criador e roteirista Mike Makowsky.
A trama, que se passa na década de 1880, se concentra na ascensão e queda do presidente James A. Garfield (Michael Shannon) e no homem que o matou, Charles Guiteau (Matthew Macfadyen). O evento, ocorrido apenas 16 anos após o assassinato de Abraham Lincoln (1809-1865), não tem a mesma força entre os norte-americanos, em comparação com as mortes de Lincoln ou John F. Kennedy (1917-1963).
O contexto da época era de grande disfunção e divisão política nos EUA. O país ainda se recuperava dos efeitos da Guerra Civil (1861-1865). James Garfield, um humilde congressista de Ohio, ascendeu à presidência de forma improvável, sendo escolhido na Convenção Nacional Republicana de 1880.
Ele não era originalmente um candidato, mas foi elevado ao topo da chapa após um discurso eloquente. Embora a série Netflix explore a complexidade psicológica de Garfield, ele era visto como um homem à frente de seu tempo em termos de visões políticas, chegando a fazer campanha pelos direitos civis de homens e mulheres negros libertos.
A política americana naquele momento era dominada pela tensão entre dois grupos republicanos: os Stalwarts, liderados pelo Senador de Nova York Roscoe Conkling (Shea Whigham), que defendiam o “spoils system/sistema de espólios” (sistema de favoritismo na distribuição de cargos), e os Half-Breeds (grupo de Garfield), que lutavam por reformas baseadas no mérito. Para unir o partido, Garfield escolheu como vice-presidente Chester Alan Arthur (Nick Offerman), um aliado de Conkling e defensor do sistema de espólios.
Em paralelo à ascensão de Garfield, Como um Relâmpago acompanha a jornada de Charles Guiteau. Ele é retratado não apenas como um assassino sanguinário, mas como um vagabundo em busca de poder e relevância, desesperado por atenção, que se tornou obcecado pelo agora presidente dos Estados Unidos. Depois de fazer um único discurso de campanha, o homem se convenceu de que merecia uma posição consular em Paris no novo governo.
Guiteau era um solicitante de cargos desiludido que frequentava a Casa Branca, a qual, na década de 1880, permanecia aberta ao público, permitindo que os solicitantes se aglomerassem no lobby para tentar se encontrar com o presidente. Quando o Secretário de Estado James Blaine (Bradley Whitford) recusou de forma categórica o pedido de posição consular, o rejeitado e furioso Guiteau resolveu assassinar Garfield, pois via o presidente como um traidor corrupto.
O assassinato ocorreu em 2 de julho de 1881, na Estação Ferroviária Baltimore e Potomac, em Washington. A grande ironia da tragédia é que a presidência ainda carecia de segurança adequada. O próprio Garfield havia descartado preocupações com segurança, acreditando que um assassinato não poderia ser mais evitado do que “a morte por um relâmpago” (frase que inspirou o título original da série Como um Relâmpago).
Embora a bala não tenha atingido órgãos vitais, o presidente sobreviveu apenas mais 80 dias. O consenso médico moderno aponta que Garfield poderia ter sobrevivido ao ataque se não fosse o constante sondamento não higienizado da ferida pelo seu médico, o Dr. Bliss (Željko Ivanek), que desconsiderou os argumentos de Joseph Lister sobre o tratamento antisséptico. Essa negligência médica transformou o evento em uma tragédia americana lenta e prolongada.
(Foto: Divulgação)
Michael Shannon em Como um Relâmpago, da Netflix
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?