Shanna Garcia em Vale o Escrito (Foto: Divulgação/Globoplay)
Trama de Suzana (Giullia Buscacio) e Mirna (Mel Maia) é comparada com história real
Os Donos do Jogo estreou na Netflix na quarta-feira (29) e já é o conteúdo mais visto do serviço de streaming entre os assinantes brasileiros. A série mergulha o público no submundo do jogo do bicho e nas complexas disputas familiares que controlam a contravenção no Rio de Janeiro. Um dia após o lançamento, as redes sociais já estão fervilhando com especulações, e quem conhece a história real do crime carioca tem traçado paralelos diretos entre as personagens interpretadas por Giullia Buscacio e Mel Maia e as herdeiras reais do clã Garcia: Shanna e Tamara.
Na trama, que o diretor Heitor Dhalia define como “máfia tropical”, a disputa central pelo império da família Guerra envolve as irmãs Suzana (Giullia Buscacio) e Mirna (Mel Maia), filhas de Jorge Guerra (Roberto Pirillo), um dos mais poderosos bicheiros da cidade. As personagens são rivais na luta pela sucessão e pela herança paterna.
Suzana é vista como ambiciosa e calculista, usando o casamento com o ex-lutador de MMA Búfalo (Xamã) para manter a influência na cúpula. Já Mirna é mais explosiva, visionária e segura, mas precisa enfrentar a estrutura machista do meio ao tentar modernizar os negócios do pai.
Essa rivalidade pela herança paterna na ficção ecoa um conflito bem documentado na vida real do jogo do bicho carioca. O público associa a disputa das irmãs Guerra ao caso de Shanna Garcia e Tamara Harrouche Garcia Lopes, filhas gêmeas de Waldomiro Paes Garcia, conhecido como Maninho Garcia.
Maninho Garcia, apontado pelas autoridades como um dos operadores tradicionais do jogo e apelidado de Rei do Rio, foi assassinado em 2004. Após sua morte, o comando das áreas que pertenciam à sua família (clã Garcia), incluindo a Zona Norte, Centro e Sul do Rio, foi herdado pelas filhas, Shanna e Tamara.
A relação conflituosa entre as gêmeas Garcia foi abordada no documentário Vale o Escrito, do Globoplay, e ganhou até um episódio próprio: “Shanna e Tamara Garcia: A Guerra das Gêmeas”. O conflito pelo espólio da família, estimado em R$ 25 milhões, chegou a envolver violência e mortes. Shanna, por exemplo, acusou publicamente o ex-marido de Tamara, Bernardo Bello, de subtrair pontos de jogo da família e de ser o mandante de um atentado que ela sofreu em 2019.
Mel Maia e Giullia Buscacio são as irmãs Guerra
(Foto: Divulgação/Netflix)
Apesar das coincidências e das associações feitas pelo público, os criadores de Os Donos do Jogo e as atrizes envolvidas ressaltam que a obra é totalmente ficcional.
O diretor e criador da série, Heitor Dhalia, explicou em entrevistas de divulgação da série que a produção se baseou em extensa apuração, incluindo entrevistas, notícias e literatura, para construir um grau de verossimilhança alto. No entanto, Dhalia afirmou que todos os personagens são fruto da ficção, criados a partir da mistura de características de diversas figuras reais do universo do jogo do bicho.
A ideia foi pegar todos os elementos e colocá-los “num caldeirão” até virar “outra coisa”, de modo que, embora as pessoas façam “mil associações”, nada se encaixa perfeitamente.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Giullia Buscacio e Mel Maia reforçaram que, mesmo que a história dialogue com a realidade conhecida do Rio de Janeiro, seus personagens não são reais nem retratos fiéis de ninguém. A ficção, segundo as atrizes, deu a liberdade para criar e mostrar a visão de como é ser uma mulher ambiciosa nesse meio.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?