FILMES E SÉRIES

O k-drama O Rei da Porcelana foi um dos que caiu nas graças do público brasileiro.

Divulgação/Netflix

Doramas

Tudo sobre doramas: Seu guia completo para curtir essa nova onda

A febre das séries coreanas tomou os streamings. Vai ficar de fora?

Letícia Ávila

Letícia Ávila

A produção sul-coreana Round 6 (2021) alcançou um feito histórico: tornou-se a série de maior audiência da história da Netflix, com 111 milhões de espectadores. O que muita gente não sabe é que Round 6 é um dorama, um tipo de produção asiática cada vez mais presente nos catálogos dos serviços de streaming, que já tem muitos fãs no Brasil. 

Você ainda não entendeu exatamente o que é um dorama? Já conhece, mas não sabe onde assistir? Não se preocupe, porque este guia que a Tangerina preparou vai te contar tudo que você precisa saber sobre essa nova onda de produções asiáticas que estão bombando no Brasil e no mundo.

A Fada do Levantamento de Peso - É uma comédia romântica sobre uma jovem que quer ser campeã de halterofilismo.

A Fada do Levantamento de Peso é uma comédia romântica sobre uma jovem que quer ser campeã de halterofilismo

Divulgação/Rakuten Viki

Mas afinal, o que é um dorama?

São produções seriadas das indústrias televisivas do leste e sudeste asiático. Uma espécie de mistura entre série de TV e telenovela que surgiu no Japão na década de 1950. Em geral, cada dorama tem de 16 a 20 episódios, com uma hora de duração cada, e dificilmente possuem mais de uma temporada.

Quais os tipos de dorama?

A palavra dorama deriva da pronúncia japonesa para a palavra drama, enquanto gênero que reflete emoções humanas. Ainda assim, existem doramas de diferentes gêneros, como: romance, comédia, terror, suspense, ação, de época (sobre a história e cultura asiáticas) e afins.

O romance é o gênero que predomina nas produções sul-coreanas, como Descendants of the Sun (2016) e Pousando no Amor (2020), mas doramas de ação e suspense são grandes ímãs de audiência, como Round 6 (2021) e Kingdom (2020). São basicamente novelas asiáticas.

Dorama só pode ser coreano?

Por mais que os doramas coreanos, os chamados k-dramas, sejam importantes na popularização do universo dorameiro, eles não são os únicos.

Existem produções de diferentes nacionalidades: tailandesas (t-dramas), japonesas (j-dramas) e chinesas (c-dramas), cada uma refletindo sua cultura e diversidade únicas.

Em Tokyo Vampire Hotel, um j-drama, a história se passa em um futuro distópico onde vampiros dizimam a humanidade.

Em Tokyo Vampire Hotel, um j-drama, a história se passa em um futuro distópico onde vampiros dizimam a humanidade

Divulgação/Amazon Prime Video

Como os doramas viraram mania no Brasil?

Por incrível que pareça, o Brasil descobriu a cultura da Coreia, em termos mais populares, por meio de uma música. Com 4 bilhões de visualizações, Gangnam Style, do cantor sul-coreano Psy, foi um marco histórico na popularização do k-pop no Brasil. Em 2012, incríveis 11 anos atrás, não havia quem não soubesse a famosa coreografia do clipe.

Mas, na verdade, em nichos que já consumiam cultura asiática, os grupos de k-pop como SHINee e BIG BANG começaram a fazer sucesso por volta dos anos 2000 e, desde então, vêm influenciando o consumo de produtos de entretenimento da região, como doramas, em proporções impressionantes. 

Além disso, é inegável a importância da Netflix ao começar a inserir em seu catálogo, há dois anos, doramas de várias nacionalidades, além de providenciar episódios dublados, o que facilita um maior alcance de públicos como crianças, adolescentes e idosos. A plataforma investe pesado em distribuir originais do gênero, como Round 6 (2021), Nosso Eterno Verão (2021), O Rei de Porcelana (2021) e Apostando Alto (2020).

Quais os melhores doramas da Netflix e outras plataformas?

Desde que os doramas chegaram ao Brasil, plataformas como a Netflix começaram a se preocupar em atender à procura pelas séries coreanas, chinesas, taiwanesas e japonesas. Sucessos como Round 6, Pousando no Amor e Itaewon Class são alguns dos melhores doramas que mexem com nosso coração e nos fazem superar as barreiras das legendas e do idioma. Pensando nisso, a Tangerina selecionou os 20 melhores doramas das plataformas digitais! Leia mais »

Quais os melhores doramas para assistir com a família?

Já que doramas são uma mistura de telenovelas como conhecemos aqui no Brasil com séries feitas para a televisão, que tal apresentar alguns pra sua mãe ou avó e assistir com elas e toda a família? Vai ser legal introduzi-las no universo dorameiro. E elas vão poder escolher os que mais gostarem. Aí, ninguém mais segura! Leia mais »

Round 6: a série mais assistida da Netflix

Fenômeno de público, o dorama sul-coreano Round 6 (Squid Game), lançado em 2021, vem sendo uma importante exportação do entretenimento asiático para o mundo. Produção original da Netflix, Round 6 fala sobre um jogo que atrai pessoas que precisam desesperadamente de dinheiro. Quando começam a jogar, o que parecia ser uma mera brincadeira por um prêmio milionário, com provas temáticas infantis, acaba por se revelar um teste macabro que pode custar vidas. A série de ação e suspense possui nove episódios, com uma duração média de 60 minutos eletrizantes, que debatem a verdadeira essência do capitalismo e dos valores da sociedade contemporânea.

Round 6 também acerta ao problematizar questões reais que não ocorrem apenas na Coreia do Sul, mas em vários países que vivem os tensionamentos capitalistas, no mesmo sentido que Parasita, filme premiado no Oscar 2020, dirigido pelo cineasta coreano Bong Joon-ho.

Desde seu lançamento, em 17 de dezembro de 2021, Round 6 se tornou a série de maior audiência da história da Netflix, com 111 milhões de espectadores. Ficou em primeiro lugar em 94 países do globo, incluindo o Brasil.

Onde assistir a doramas?

Agora que você já sabe direitinho o que é um dorama e viu que existem diversos gêneros, vindos de muitos países, bora assistir! A gente analisou as melhores plataformas, informando quais tipos de doramas você encontra e qual a variedade do catálogo na Netflix, Apple TV+, Disney+, Star+, Prime Video, HBO Max, Crunchyroll, Viki Rakuten e KOCOWA. É pra virar dorameire de primeira! Leia mais »

Round 6 (2021) alcançou um feito histórico: tornou-se a série de maior audiência da história da Netflix, com 111 milhões de espectadores.

Round 6 (2021) alcançou um feito histórico: tornou-se a série de maior audiência da história da Netflix, com 111 milhões de espectadores

Divulgação/Netflix

Glossário dos doramas coreanos

Você já está por dentro do mundo dos doramas (e das legendas!), ou tentou começar um episódio e não entendeu muita coisa das expressões usadas? Existem algumas palavras específicas do mundo dos doramas coreanos, sejam gírias ou expressões, que fazem diferença na hora de assistir aos episódios. O coreano por si só é uma língua muito expressiva, tanto quanto ou até mais que o português. Aqui, alguns exemplos:

Kingdom é um drama épico que fala sobre as dificuldades de um príncipe herdeiro para salvar seu reino de uma endemia misteriosa.

Kingdom é um drama épico que fala sobre as dificuldades de um príncipe herdeiro para salvar seu reino de uma endemia misteriosa

Divulgação/Netflix

Pronomes

Você vai ouvir muito esses pronomes de tratamento durante todos os doramas. É a forma como os personagens chamam uns aos outros, pois raramente usam nomes próprios.

Omma: Mãe

Appa: Pai

Os asiáticos possuem uma reverência muito grande para com os mais velhos, mesmo que a diferença de idade não seja muito grande. Isso se reflete na forma como se tratam.

Oppa: Irmão, mas também a forma de uma menina chamar um menino mais velho que ela

Hyung: Forma de um garoto chamar outro garoto mais velho que ele

Unnie: Forma de uma garota chamar uma mulher mais velha que ela

Nonna: Forma de um garoto chamar uma mulher mais velha que ele

Ahjumma: Para qualquer pessoa se referir a uma mulher mais velha

Ahjussi: Para qualquer pessoa se referir a um homem mais velho

Sunbae: Para se referir a um aluno que está em uma série escolar acima da sua

Hoobae: Para se referir a um aluno que está em uma série escolar abaixo da sua

Chingu: Amigo

Expressões

Essas são frases e expressões bem comuns nos doramas, que se popularizaram inclusive entre as dorameiras e os dorameiros que acabam utilizando-as no dia a dia:

Saranghae: Eu te amo

Ottoke?:  O que eu devo fazer?

Annyeonghaseyo: Olá

Hwaiting/ Fighting: Força!, expressão de apoio e incentivo

Omo!: Nossa! Expressão de surpresa

Aigoo: Putz/poxa – Expressão de surpresa e/ou descontentamento

Miane: Me desculpe – informal

Komapsumnida: Obrigado – formal

Komawo: Obrigado, informal, algo como “valeu”

Outros termos

Hanbok: roupa tradicional coreana, como a yukata japonesa

Fandom: Fã-clube de grupos sul-coreanos, vem da junção das palavras em inglês fan + kingdom (fã e reino)

Hallyuu: onda coreana, efeito da popularização da cultura sul-coreana nos anos 1990 pelo continente asiático.

E ai, curtiu? Quais outras palavras e expressões vocês aprenderam assistindo doramas? Annyeong!

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Letícia Ávila

Letícia Ávila

Letícia Ávila é jornalista, doutoranda, dorameira desde 2015 e otaku desde criança. É fã da Mulan, tem tatuagem do Naruto e sonha em fazer um mochilão pela Ásia.

Ver mais conteúdos de Letícia Ávila

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal