FILMES E SÉRIES

Marina Ruy Barbosa em Tremembé

Foto: Reprodução/Prime Video

Em alta

O que é real e o que é ficção em Tremembé, série do Prime Video

Trama é baseada na prisão de criminosos de grande notoriedade no Brasil

Paola Zanon, jornalista da Tangerina
Paola Zanon

No dia 31 de outubro o Prime Video lançou Tremembé: A Prisão dos Famosos, uma das séries mais esperadas do ano. Rapidamente, a produção se tornou uma das mais vistas da plataforma e comentadas nas redes sociais.

A série tem cinco episódios e foi baseada nos autos de processos e livros biográficos de criminosos como Elize Matsunaga e Suzane von Richthofen escritos pelo jornalista Ulisses Campbell, que assina os roteiros ao lado de Vera Egito, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio.

Mas assim como qualquer adaptação para a televisão, a produção também conta com cenas que não aconteceram na vida real para amarrar a narrativa das rotinas de criminosos infames dentro do sistema prisional. De acordo com o próprio Ulisses Campbell, as cenas mais absurdas da produção realmente aconteceram

Realidade x ficção na série Tremembé

Elize ou Suzane, quem chegou primeiro?

A série mostra a transferência de Suzane (Marina Ruy Barbosa) para Tremembé após se sentir ameaçada por uma rebelião na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, onde estava cumprindo pena. Lá, ela conhece Elize (Carol Garcia), Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato) e se envolve com Sandrão (Letícia Rodrigues).

Na vida real, no entanto, foi Suzane quem chegou primeiro ao presídio de segurança máxima, em 2007. O assassinato de Marcos Matsunaga aconteceu apenas em 2012. O que aconteceu realmente é que Elize começou a se relacionar de forma amorosa com Sandrão antes de Suzane.

Triângulo amoroso e rompimento

O triângulo amoroso entre as duas e Sandrão também aconteceu. Elize já se relacionava com Sandrão quando Suzane passou para o semiaberto. Na vida real, a menina que matou os pais se aproximou da namorada de Matsunaga porque todos a enxergavam como figura de autoridade; Suzane passou a ser protegida por ela dentro de Tremembé, enquanto Elize preferiu se afastar das duas.

O relacionamento entre Sandrão e Richthofen, no entanto, chegou ao fim após a polêmica entrevista que Suzane deu para Gugu Liberato (Paulinho Vilhena) em 2015 —que também foi real. O apresentador acertou um pagamento de R$ 120 mil, e Sandrão, que havia intermediado as negociações, queria R$ 20 mil para ela, mas Suzane não quis dividir, o que gerou a briga e causou o término.

O presídio masculino

Cristian Cravinhos (Kelner Macêdo), de fato, se envolveu com um dos detentos. Na série, ele se chama Duda (João Pedro Mariano), mas na vida real, o nome do parceiro é Ricardo de Freitas Nascimento. Seu irmão, Daniel Cravinhos (Felipe Simas) também se casou na vida real, a produção apenas alterou o nome real de Alyne Bento para Celina (Duda Siqueira).

O médico Roger Abdelmassih (Anselmo Vasconcelos) realmente fingiu estar doente para ser transferido de Tremembé para outro presídio. Os diálogos, baseados em relatos de funcionários e outros detentos do presídio, não são 100% reais por questões dramáticas, e a ordem de outros acontecimentos também mudou para construir a narrativa.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Paola Zanon, jornalista da Tangerina

Paola Zanon

Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7, UOL Esporte, Lakers Brasil e UmDois Esportes. Apaixonada por cobertura esportiva e cultura pop em geral. E-mail: paola@tangerina.news

Ver mais conteúdos de Paola Zanon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?