(Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Protegendo o Inimigo coloca o ator que fez sucesso em Deadpool lado a lado com Denzel Denzel Washington em uma trama cheia de ação e espionagem
A imagem em destaque neste texto indica que o filme recomendado não é dos mais recentes, com um Ryan Reynolds bem mais jovem. Protegendo o Inimigo (Safe House) foi lançado em 2012, em um tempo em que os longas ficavam disponíveis em DVD ou Blu-Ray depois de passarem pelas salas de cinema. Se você gosta de tramas que misturam suspense e ação, essa é uma boa dica de filme para assistir hoje na Netflix –afinal, estamos em 2025 e não precisamos sair de casa para alugar o que queremos ver no sofá durante o fim de semana.
Dirigido por Daniel Espinosa (de Morbius e Vida), Protegendo o Inimigo coloca Denzel Washington no papel de Tobin Frost, um ex-espião temido e manipulador da CIA, considerado o traidor mais odiado da agência de inteligência norte-americana. Após quase uma década fugindo da contra-espionagem, Frost reaparece na África do Sul.
Quando seu esconderijo em um subúrbio da Cidade do Cabo é atacado por um comando misterioso, o jovem e idealista agente da CIA, Matt Weston (interpretado por Ryan Reynolds), é forçado a garantir sua fuga sozinho e levá-lo para uma nova residência segura. A missão se torna uma oportunidade inesperada para Weston provar seu valor à Agência.
O filme explora a tensa e desconfortável relação entre o novato e o renegado experiente, com Frost, um manipulador nato, testando constantemente as convicções do jovem agente. A narrativa do filme de suspense da Netflix se desenrola nas ruas movimentadas e áreas remotas da Cidade do Cabo, servindo como um cenário realista para intensas perseguições e tiroteios. Temas como paranoia, corrupção interna, manipulação e lealdades ambíguas são centrais na trama, enquanto Matt descobre que os verdadeiros inimigos nem sempre são aqueles que lhe dizem que são.
Denzel Washington e Ryan Reynolds em Protegendo o Inimigo
Protegendo o Inimigo não foi unanimidade entre a crítica, recebendo uma avaliação de 52% entre os críticos no site agregador Rotten Tomatoes, enquanto a audiência teve uma percepção melhor, com 63% de aprovação. No IMDb, o longa tem uma boa nota 6,7.
O filme se encaixa na tradição dos thrillers de espionagem contemporâneos, com sua mistura de cenas de ação nervosas e tensões diplomáticas. O estilo visual nervoso de Daniel Espinosa, com câmera na mão e montagem rápida, contribui para a intensidade e a pressão física e psicológica sobre os dois protagonistas.
Apesar das críticas mistas, o filme é reconhecido pelas atuações de seus protagonistas. Ryan Reynolds, que ainda nem tinha feito o grande sucesso de sua carreira, Deadpool, é elogiado por mostrar um lado diferente e mais sério em Protegendo o Inimigo.
Denzel Washington, por sua vez, faz jus à trajetória de “titã da atuação” interpretando um “manipulador carismático”. Ele brilha com sua presença e demonstra habilidades em cenas de ação que mais tarde seriam aprimoradas em filmes como O Protetor (The Equalizer). O contraste entre os dois personagens, um agente idealista e um ex-espião temido, estrutura a narrativa e mantém os espectadores em uma perseguição sem fôlego.
Se você busca um thriller de ação de ritmo acelerado com um duo tenso e uma trama cheia de reviravoltas, Protegendo o Inimigo está disponível para streaming na Netflix. Fica a dica.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?