FILMES E SÉRIES

Philip Baker Hall

Divulgação/New Line Cinema

LUTO

Ator de Magnólia e Boogie Nights, Philip Baker Hall morre aos 90 anos

O ator Philip Baker Hall morreu no domingo (12), aos 90 anos. Ele atuou em filmes como Jogada de Risco e A Hora do Rush

Luciano Guaraldo

O ator Philip Baker Hall, veterano que colaborou com o cineasta Paul Thomas Anderson em clássicos modernos como Magnólia (1999), Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997) e Jogada de Risco (1996), morreu no domingo (12), aos 90 anos.

A notícia da morte foi compartilhada pelo repórter Sam Farmer, que trabalha no Los Angeles Times e era vizinho do veterano. “Meu vizinho, amigo e uma das pessoas mais espertas, talentosas e generosas que eu já conheci, Philip Baker Hall, morreu em paz na noite passada. Ele estava cercado de pessoas que o amavam. O mundo agora tem uma lacuna”, escreveu ele no Twitter.

Nascido em Toledo, no Estado de Ohio, Philip Baker Hall começou a atuar tardiamente, aos 30 anos, e só fez seu primeiro filme em 1970, às vésperas de completar 40. Depois de mais de duas décadas com papéis coadjuvantes em produções pouco expressivas, ele conquistou a crítica e o público em Jogada de Risco, primeiro longa dirigido por Paul Thomas Anderson.

Na TV, o veterano apareceu em 13 episódios da célebre Falcon Crest (1981-1990), fez parte do elenco fixo da malsucedida Michael Hayes (1997-1998) e, mais recentemente, da série Messiah (2020), da Netflix. Ele ainda participou de Modern Family (2009-2020) e dublou dois capítulos da animação BoJack Horseman (2014-2020).

No cinema, dividiu a tela com Jim Carrey em Os Pinguins do Papai (2011) e O Show de Truman (1998). Equilibrando papéis cômicos com outros muito dramáticos, também apareceu em O Talentoso Ripley (1999), A Soma de Todos os Medos (2002) e Dogville (2003).

Philip Baker Hall deixa a mulher, Holly Ruth Wolfle, com quem teve duas filhas, Anna e Adella Ruth Baker.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?