FILMES E SÉRIES

Cooper Hoffman e Alana Haim em cena do filme Licorice Pizza

Crítica

Gosta de nostalgia? Licorice Pizza é um mergulho em um passado doce

Indicado ao Oscar, Paul Thomas Anderson apresenta um delicioso romance juvenil pra quem adora uma volta ao passado

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Alcaçuz não parece um sabor muito agradável para uma pizza, não acha? Mas, acredite, você vai mudar de ideia assim que assistir Licorice Pizza (pizza de alcaçuz, em tradução literal). Ao longo de pouco mais de 2 horas, cada fatia do nono longa do cineasta californiano Paul Thomas Anderson, indicado a três estatuetas do Oscar, será saboreada pelo espectador como aquele crítico gastronômico de Ratatouille (2007), que retorna à infância na primeira mordida de um prato muito simples preparado com carinho pelo ratinho Remy.

O curioso é que, salvo alguma raríssima exceção, ninguém aqui viveu a infância ou adolescência na Califórnia da década de 1970 como o diretor, mas certamente se sentirá em casa ao ser transportado para o Vale de San Fernando em 1973. Auge da crise do petróleo que criou um pequeno caos no mundo naquela época. PTA, como um passe de mágica, nos faz cúmplice de uma paixão que teima em não se concretizar ao som do mais puro suco de FM setentista.

Licorice Pizza aposta em novatos

Confiando atores estreantes como Alana Haim (da banda HAIM) e Cooper Hoffman (filho de Philip Seymour Hoffman, um dos maiores parceiros de PTA), o cineasta revisita seu querido Vale pelos olhos de Gary, um jovem ator/empreendedor de 15 anos que se apaixona por Alana, uma garota de 25 que não sabe lá muito bem o que fazer da vida.

Duas apostas certeiras. Há décadas o cinema não nos presenteia com um casal tão envolvente. Você vai sorrir com eles, chorar com eles, torcer por eles, se frustrar com eles, amar com eles.

Cena do filme Licorice Pizza

Trailer do filme Licorice Pizza (2022)

Alana Haim e Cooper Hoffman conquistam o público com uma química impressionante

Alana Haim, uma velha conhecida de PTA, que dirigiu diversos clipes da banda que tem com suas irmãs, é uma das revelações de 2021 como atriz e merecia muito um lugarzinho entre as concorrentes ao Oscar da categoria. 

Já Cooper Hoffman traz consigo o pedigree de um dos maiores atores norte-americanos das últimas décadas, mas consegue se desvencilhar das óbvias comparações com o pai ao dar vida a um jovem confiante e resiliente que nada tem em comum com os costumeiros papéis de Philip Seymour Hoffman.

E olha que não falta concorrência à dupla nessa história, que entre idas e vindas de uma narrativa solta unida por esquetes “esbarra” em um verdadeiro rodízio de artistas em participações mais do que especiais. 

É o caso do músico Tom Waits, dos atores Sean Penn, Bradley Cooper, Christine Ebersole e Harriet Samson Harris, e do diretor Benny Safdie. Todos interpretando personalidades que faziam parte da fauna do Vale em 1973.  Entre eles, o ator William Holden, o produtor/cabelereiro Jon Peters, a comediante Lucille Ball, a agente Mary Grady e o político Joel Wachs.

Estrelas entre mortais

Ou seja, não espere uma comédia romântica tradicional, quadradona. O cineasta nos conta uma história mais circular ao estilo de seu grande ídolo, Robert Altman (diretor de filmes como Nashville e Short Cuts – Cenas da Vida), o mestre das narrativas em mosaico.

A relação de Gary e Alana é o fio condutor, claro, mas o objetivo final de PTA é algo mais ambicioso. Ele quer —-e consegue—- encapsular aquela época naquele lugar onde meros mortais conviviam com estrelas e personagens da vida real. E com o carinho de quem se lembra de causos nostálgicos.

O próprio título do filme, que soa incompreensível, é uma lembrança desse sentimento. Era o nome de uma rede de lojas de discos. Você já viu um LP, não? Não parece uma pizza de alcaçuz? Pois é… 

Licorice Pizza é uma doce viagem no tempo, sem pretensões de ser mais do que uma memória afetiva gostosa. É como assistir a vida com todas as partes chatas cortadas. É uma delícia em todos os sentidos.

Dois pelo preço de um: Continue na vibe dos anos 1970 com o também ótimo Jovens, Loucos e Rebeldes. 

Presta atenção, freguesia: Na trilha sonora recheada de hits daquela década. De Paul McCartney a David Bowie, passando por Sonny & Cher e The Doors.

Indicações ao Oscar 2022: 

  • Melhor filme
  • Melhor direção
  • Melhor roteiro original
Pôster do filme Licorice Pizza

Licorice Pizza

Romance / Comédia
14
Direção
Paul Thomas Anderson
Produção
Universal
Onde assistir
Cinema
Elenco
Alana Haim
Cooper Hoffman
Bradley Cooper
Sean Penn
Tom Waits
Benny Safdie
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal