Divulgação/Universal Studios
Em vídeo que você confere em primeira mão na Tangerina, Michelle Williams e Paul Dano falam sobre o processo de levar história real ao cinema
Um dos filmes favoritos ao Oscar 2023, Os Fabelmans não é apenas dirigido e produzido por Steven Spielberg; é uma livre adaptação de sua própria adolescência e de seu início como cineasta. Assim, o diretor precisou encontrar atores que o levassem de volta à infância, enquanto o elenco encarou o desafio nada simples de viver parentes de um ícone de Hollywood –e sob o comando do próprio!
“Quando comecei a pensar sobre quem poderia interpretar minha mãe e meu pai, algumas pessoas surgiram na minha cabeça de imediato. Uma delas foi Michelle Williams”, conta Spielberg em vídeo de Os Fabelmans obtido em primeira mão pela Tangerina (veja abaixo).
No clipe, o cineasta explica por que a atriz de Dawson’s Creek (1998-2003) e O Segredo de Brokeback Mountain (2005) era a pessoa ideal para viver a pianista Mitzi, baseada na mãe do diretor, Leah Adler (1920-2017): “O jeito dela me era muito familiar”. Michelle, que já tem quatro indicações ao Oscar –a mais recente por Manchester à Beira-Mar (2016)–, deve receber sua quinta neste ano.
A estrela se encantou com o que viu de Leah Adler em sua preparação para Os Fabelmans. “Ela era muito elegante, muito segura de si. A exuberância e a coragem com as quais ela vivia são coisas das quais eu nunca quero me afastar”, elogia Michelle. A personagem, amante das artes, é uma das maiores incentivadoras de Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle), versão de Spielberg na ficção, a seguir carreira no cinema.
O papel do patriarca do filme coube a Paul Dano, que viveu o Charada em Batman (2022) e tem no currículo clássicos modernos como Pequena Miss Sunshine (2006), Sangue Negro (2007) e 12 Anos de Escravidão (2013). “Eu era um grande admirador de Paul, da forma como ele se entrega aos papéis. E eu esperava que acontecesse a mesma coisa com o meu pai”, diz Spielberg.
O engenheiro elétrico Arnold Spielberg (1917-2020) se torna Burt Fabelman no longa. O personagem é um amante da tecnologia e tem um papel importante no acesso do jovem Sammy a filmadoras e aparatos para edição de vídeos caseiros. “Numa das primeiras fitas que eu ouvi de Arnold, ele disse: ‘Os eletrônicos são um modo de vida para mim’. Então, naquela hora, tentei me conectar àquela parte de mim, ou dele”, justifica Dano.
A escalação mais complicada de Os Fabelmans para Spielberg, como não poderia deixar de ser, foi a de si mesmo –ou, melhor dizendo, de Sammy Fabelman. “Foi difícil porque me forçou a me perguntar: ‘Você se conhece bem mesmo?'”, provoca o cineasta. Gabriel LaBelle, o escolhido, tinha atuado apenas em longas inexpressivos ou feito papéis pequenos em produções maiores como O Predador (2018). Depois de escalado, ele entrou para o elenco da série Gigolô Americano.
E, se Spielberg sofreu para encontrar um ator para vivê-lo, LaBelle também teve um desafio daqueles ao dar vida ao diretor de cinema mais famoso do mundo. Para facilitar seu trabalho, ele foi liberado da tentação de parodiar o jeito de falar e agir do cineasta. “Ele disse claramente que não queria ser imitado. A história fala por si, então ele me deixou atuar livremente”, conta o jovem de 20 anos.
O elenco de Os Fabelmans ainda conta com Seth Rogen (Bennie), Jeannie Berlin (Hadassah), Julia Butters (Reggie), Robin Bartlett (Tina), Keeley Karsten (Natalie), Sophia Kopera (Lisa) e o veterano Judd Hirsch (tio Boris), indicado ao Oscar por Gente como a Gente (1980) e bem cotado a ser nomeado novamente. A produção estreia na próxima quinta-feira (12) nos cinemas brasileiros. Confira o vídeo exclusivo da Tangerina:
Os Fabelmans: A escolha do elenco
Spielberg e atores do longa falam sobre processo de levar a vida do cineasta às telas
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?