Divulgação/A24
Atores estão bem cotados para receberem uma indicação ao prêmio do ano que vem por seus trabalhos em The Whale e The Banshees of Inisherin
A edição de 2023 do Oscar só acontece em 12 de março do ano que vem, mas a corrida já começou. Enquanto os países definem quais filmes vão representá-los na disputa de longa internacional, a crítica especializada aponta quais atuações largam na frente por uma indicação ao maior prêmio do cinema. E, para melhor ator, Colin Farrell e Brendan Fraser prometem fazer história.
Apesar das longas carreiras em Hollywood, nenhum dos dois foi indicado ao Oscar ao longo de suas trajetórias. Isso deve mudar na próxima temporada: ambos foram aclamados pelo público no Festival de Veneza, que acontece até o próximo sábado (10). O longa de Colin Farrell, The Banshees of Inisherin, inclusive, recebeu o aplauso mais longo do evento até o momento: foram 13 minutos ininterruptos.
A produção escrita e dirigida por Martin McDonagh, de Três Anúncios para um Crime (2017), conta a história de dois melhores amigos aparentemente inseparáveis na zona rural da Irlanda que veem suas vidas mudarem por completo quando um deles decide, sem motivo claro, romper a relação. Apesar da angústia e da seriedade, o longa também usa o humor para quebrar a tensão –um respiro necessário, segundo a crítica da Variety.
Além de Colin Farrell, que deve abocanhar uma vaga de melhor ator, seu parceiro de cena, Brendan Gleeson, está bem cotado como ator coadjuvante –apesar de ter a mesma importância do colega. Os dois veteranos nunca foram indicados ao Oscar, mesmo tendo estrelado produções elogiadas como O Lagosta (2015) e Calvário (2014), respectivamente –Farrell e Gleeson também já tinham atuado juntos no excelente Na Mira do Chefe (2008).
The Banshees of Inisherin também tem boas chances de conseguir uma indicação de atriz coadjuvante para Kerry Condon, que interpreta a irmã do personagem de Colin Farrell. A irlandesa tem revezado produções da Marvel (ela fez a voz de Friday, assistente virtual do Homem de Ferro) com grandes atuações –inclusive no próprio Três Anúncios para um Crime.
Já Brendan Fraser está sendo elogiado por The Whale, drama psicológico dirigido por Darren Aronofsky sobre um homem obeso que tenta reestabelecer laços com sua filha adolescente. O ator, conhecido por comédias e aventuras estilo Sessão da Tarde como George, o Rei da Floresta (1997), A Múmia (1999) e Viagem ao Centro da Terra (2008), dá um show de atuação no longa.
Uma indicação para Brendan Fraser tem todos os ingredientes que Hollywood adora. O ator se transformou fisicamente para o papel, ganhando peso e abusando da maquiagem prostética para interpretar Charlie. E The Whale também marca uma volta por cima do ex-galã, que desapareceu das grandes produções depois de ser vítima de assédio sexual. Depois de anos sem papéis expressivos, retornar com uma lembrança do Oscar seria a cereja no topo do bolo.
A filha do personagem de Brendan Fraser em The Whale é vivida por Sadie Sink, a Max de Stranger Things, que também tem chances de uma indicação. Mas, depois de ela ser esquecida pelos votantes do Emmy apesar de uma atuação brilhante, é melhor não contar com a lembrança antes da hora.
Entre as atrizes, a principal aposta para o Oscar 2023 é Cate Blanchett, que está longe de ser uma novata na cerimônia: ela já foi indicada sete vezes, das quais venceu em duas ocasiões. Os críticos apontam que não será surpresa para ninguém se ela levar a terceira estatueta de sua carreira por Tár, no qual ela vive a primeira mulher a conduzir uma orquestra na Alemanha.
O que você acha de uma indicação inédita para Brendan Fraser e Colin Farrell? E quem gostaria de ver no Oscar 2023?
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?