FILMES E SÉRIES

Cauã Reymond

Foto: Fábio Braga/Biônica Filmes

RUMO À GLÓRIA

Oscar 2023: Conheça os filmes brasileiros que disputam vaga no prêmio

Seis longas nacionais foram pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema

André Zuliani

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta terça-feira (30) os filmes nacionais pré-selecionados para disputar uma vaga entre os indicados ao Oscar 2023. Entre os escolhidos, a lista tem de produções muito aguardadas a algumas surpresas.

No total, seis longas-metragens disputam o direito de representar o Brasil por uma indicação a melhor filme internacional na 95ª edição do Oscar. Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primeira vez, a eleição será realizada em dois turnos.

O escolhido entre os seis títulos pré-selecionados será apresentado em 5 de setembro. Vale lembrar que, após a decisão da Academia, o “vencedor” ainda disputará uma chance para ser indicado ao Oscar com dezenas de filmes de outros países.

Confira abaixo a lista de filmes definida pela Academia Brasileira de Cinema:

  • A Mãe, de Cristiano Burlan;
  • A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky;
  • Carvão, de Carolina Markowicz;
  • Marte Um, de Gabriel Martins;
  • Pacificado, de Paxton Winters;
  • Paloma, de Marcelo Gomes.

Um dos destaques do Festival de Gramado 2022, A Mãe acompanha a história de Maria (Marcélia Cartaxo), uma mulher que vive na periferia paulista com o filho, Valdo (Dustin Farias). Quando o adolescente desaparece em circunstâncias aparentemente inexplicáveis, Maria inicia uma busca que coloca sua própria segurança de risco e a coloca tanto da polícia, quanto do crime organizado. O longa ainda não tem previsão de estreia no circuito nacional.

Produzido e estrelado por Cauã Reymond, A Viagem de Pedro retrata uma passagem pouco explorada na vida do ex-imperador Dom Pedro 1º (1798-1834). O longa se passa em 1831, durante a travessia do proclamador da república em uma fragata inglesa rumo à Europa. Em busca de forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão, que usurpou seu reino em Portugal, Pedro se vê doente, inseguro sem pátria. A estreia nos cinemas está marcada para 1º de setembro.

Carvão é descrito como um retrato ácido do Brasil onde impera a naturalização do absurdo. Na trama, que se passa em uma pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. A estreia está prevista para o primeiro semestre de 2023.

Em Marte Um, já em exibição nos cinemas, os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia a dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia (Rejane Faria) cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington (Carlos Francisco) quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice (Camilla Damião) tem um novo amor e o pequeno Deivinho (Cícero Lucas) sonha em colonizar Marte.

Também em exibição nos cinemas, Pacificado tem José Loreto e Débora Nascimento no elenco. A trama gira em torno de Jaca (Bakussa Kabengele), que sai da prisão após 14 anos e conhece a filha, Tati (Cassia Gil), de 13 anos. Enquanto tentam se conectar, pai e filha precisam enfrentar também a ameaça dos conflitos nas favelas do Rio de Janeiro contra a luta da ocupação da Polícia Pacificadora.

Último longa da lista, Paloma marca a estreia de Kika Sena, arte-educadora, diretora teatral, atriz, poeta e performer alagoana, no cinema. Ela vive a protagonista, uma mulher trans que trabalha como agricultora no sertão de Pernambuco. Ela quer um casamento tradicional em uma igreja com o namorado Zé (Ridson Reis), mas o padre recusa o seu pedido.

O Oscar 2023 está marcado para 12 de março do ano que vem. A lista final dos indicados será apresentada em 24 de janeiro.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?