FILMES E SÉRIES

Emma Stone e Mark Ruffalo em cena de Pobres Criaturas; um dos filmes mais indicados ao Oscar 2024

Divulgação/Searchlight Pictures

Premiação de 2024

Oscar: Apesar de ano atípico, Disney lidera número de indicações

O estúdio do Mickey Mouse perdeu a disputa de maior bilheteria de 2023

Victor Cierro
Victor Cierro

A Disney teve uma performance atípica nos últimos 12 meses. Sem contar a pandemia de Covid-19 (2020 e 2021), 2023 foi o pior ano de arrecadação de bilheteria da empresa do Mickey Mouse desde 2014. No entanto, isso não impediu o sucesso da gigante de Hollywood entre os críticos. O estúdio é quem lidera o número de indicações no Oscar 2024 com 14 nomeações.

Nos últimos anos, a Disney vem expandindo seu império. Dono da Marvel e Pixar, o estúdio viu seu maior sucesso sair da Searchlight. Sob o guarda-chuva do Mickey Mouse, a empresa somou 13 indicações, sendo 11 delas por Pobres Criaturas. A produção disputa as principais categorias do Oscar 2024: melhor filme, atriz (Emma Stone) e diretor (Yorgos Lanthimos).

O estúdio com maior bilheteria de 2023 foi a Universal Pictures. M3GAN, Super Mario Bros. O Filme e especialmente Oppenheimer foram os responsáveis por tal sucesso. Inclusive, o filme de Christopher Nolan também ajudou a gigante de Hollywood com 13 indicações ao Oscar 2024 –maior número de nomeações deste ano. Mesmo assim, a empresa ficou empatada com a Netflix na segunda posição.

Assim como a Universal, a Netflix somou 18 nomeações ao Oscar deste ano. O triunfo de Maestro (2023) ajudou o streaming a superar a marca do ano anterior: 15. No entanto, a plataforma ficou bem longe do seu melhor recorde. Em 2021, o estúdio recebeu 35 indicações, pois Mank (2020) e Os 7 de Chicago (2020) foram extremamente bem avaliados pela crítica.

No outro lado da moeda, Warner Bros. Discovery e A24 tiveram resultados bem parecidos, apesar da diferença de propostas. Enquanto o primeiro estúdio apostou em blockbusters, como Barbie (2023), a segunda empresa seguiu a mentalidade de produções com menor orçamento.

Em comparação, a produção de Greta Gerwig teve um orçamento de U$ 145 milhões (R$ 712 milhões). Já Vidas Passadas recebeu apenas U$ 12 milhões (R$ 59 milhões) da A24. Os dois longas estão disputando a categoria de melhor filme no Oscar 2024. A Warner Bros., no entanto, tem a vantagem de 9 indicações contra 7 do estúdio fundado em 2012.

A Tangerina preparou uma lista com os estúdios que receberam maior número de indicações no Oscar 2024. O evento acontece em 10 de março, em Hollywood. Confira:

  • Disney/Searchlight – 20
  • Netflix – 18
  • Universal/Focus – 18
  • Apple Original Films – 13
  • Warner Bros. – 9
  • A24 – 7
  • Neon – 7
  • Informar Erro
    Falar com a equipe
    QUEM FEZ
    Victor Cierro

    Victor Cierro

    Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

    Ver mais conteúdos de Victor Cierro

    0 comentário

    Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

    Acesse sua conta para comentar

    Ainda não tem uma conta?