Divulgação/Warner Bros. Discovery
A produção de Christopher Nolan tomou proporções fora do esperado por aspectos não-cinematográficos
O Oscar 2024 consagrou Oppenheimer (2023) como o principal vencedor da premiação. A produção levou a estatueta de melhor filme e ratificou as vitórias de Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Christopher Nolan em suas respectivas categorias. No entanto, a trama em si não merecia tal prestígio. Pobres Criaturas, Ficção Americana ou Os Rejeitados mereciam essa distinção.
Oppenheimer ganhou destaque e chamou a atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood por exaltar uma história norte-americana. O impacto de J. Robert Oppenheimer (1904-1967) é mundial, mas são os estadunidenses quem têm uma relação mais profunda com o inventor da bomba atômica.
O filme de Christopher Nolan também ganhou uma proporção inimaginável por sua data de estreia –o que gerou uma rivalidade amigável com Barbie (2023). O marketing de Oppenheimer alcançou pessoas fora de seu público e virou uma sensação no mundo inteiro entre todas as idades.
Obviamente, a produção vencedora do melhor filme do Oscar tem seus méritos. Christopher Nolan continua como um dos maiores diretores da história e seu trabalho é evidente em Oppenheimer. A sustentação de uma história extensa com nada de ação só funciona por conta do talento do cineasta.
Robert Downey Jr. também mereceu vencer a categoria de melhor ator coadjuvante. Depois de uma carreira cheia de altos e baixos, o antigo Homem de Ferro conseguiu sua primeira estatueta no Oscar e o reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Cillian Murphy também foi excelente, mas sua categoria era mais disputada. A performance de Paul Giamatti em Os Rejeitados merecia ser coroada com uma estatueta, mas os votantes preferiram coroar o protagonista de Oppenheimer –seguindo o padrão da premiação.
Oppenheimer passa uma mensagem importante ao público, no entanto, essa reflexão precisa ser direcionada aos grandes líderes das nações. Pobres Criaturas, Ficção Americana e Os Rejeitados, em outro espectro, são cheio de nuances e ponderações fora do padrão. O resultado? Emoções e pensamentos únicos, que só esses filmes seriam capazes de gerar.
Assista abaixo ao trailer do vencedor de melhor filme do Oscar 2024:
Trailer de Oppenheimer
Cillian Murphy e Emily Blunt no filme que ganhou sete estatuetas
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?