FILMES E SÉRIES

27.mar.2022 - Will Smith recebe o Oscar de melhor ator por seu papel em King Richard: Criando Campeãs

Kyusung Gong/A.M.P.A.S.

Oscar 2022

Academia vai investigar agressão de Will Smith no Oscar

Smith deu um tapa em Chris Rock após piada do comediante sobre a esposa do ator, Jada Pinkett-Smith

Bruno Silva

Bruno Silva

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que vai investigar o incidente envolvendo Will Smith e Chris Rock no Oscar 2022. Durante a cerimônia, realizada na noite do último domingo (27), o ator deu um tapa no comediante após uma piada sobre o cabelo de sua esposa, Jada Pinkett-Smith.

“A Academia condena as ações do sr. Smith na cerimônia da noite passada. Começamos oficialmente uma investigação formal do incidente e vamos analisar ações e consequências de acordo com nossas regras, códigos de conduta e as leis (estado norte-americano) da Califórnia”, diz o comunicado oficial da organização do Oscar (via The Hollywood Reporter).

O assunto deve entrar na pauta da próxima reunião do Conselho de Governadores da Academia, que sempre faz um balanço do Oscar em seu primeiro encontro após a realização do evento.

Na mesma noite em que bateu em Chris Rock, Will Smith venceu o seu primeiro Oscar de Melhor Ator por King Richard: Criando Campeãs, em que interpreta Richard Williams, pai de duas das melhores tenistas da história: Venus e Serena Williams.

King Richard

Will Smith em King Richard, filme pelo qual conquistou o Oscar de Melhor Ator em 2022

Divulgação/HBO Max

Will Smith pode perder o Oscar?

Com o anúncio da investigação do Oscar sobre o incidente envolvendo Will Smith e Chris Rock, há especulações de que o ator pode perder o prêmio, já que sua atitude pode ser enquadrada como uma violação do código de conduta da Academia, instituído em 2017 na esteira de diversas acusações de assédio sexual envolvendo membros como Harvey Weinstein.

No programa The View, Whoopi Goldberg, que faz parte do conselho, diz não acreditar que a Academia vai retirar o prêmio de Smith por conta do incidente. “Não vamos tirar o Oscar dele. Haverá consequências, tenho certeza, mas não acho que farão isso”, opinou. Uma das possibilidades é a suspensão temporária do ator como membro da Academia.

Nesta segunda-feira (28), o rapper Sean “Diddy” Combs afirmou que Smith e Rock também já fizeram as pazes após o corrido.

Também na segunda, Smith decidiu publicar uma carta aberta se desculpando para todos e também Chris Rock:

“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim e reagi emocionalmente.

Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora da linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade.

Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo. Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família King Richard. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós. Eu sou uma obra em andamento”

Votos pela expulsão prevalecem

A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas iniciou nesta quarta (30) um processo disciplinar contra Will Smith, pois afirma que o vencedor do Oscar de melhor ator na edição de 2022 “se recusou a deixar a premiação após o episódio da agressão e por isso, pode ser expulso, segundo informações do site The Hollywood Reporter.

“O conselho avaliativo iniciou hoje um processo disciplinar contra Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, que incluem contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia” – diz o comunicado.

Ainda segundo o documento, Will Smith recebeu um aviso sobre as consequências da violação das regras antes mesmo do conselho deliberar uma punição. O ator terá direito de se defender por escrito.

“As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos prever”, disse a Academia. “Embora gostaríamos de esclarecer que o Sr. Smith foi convidado a deixar a cerimônia e recusou, também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente.” – diz o texto.

A organização também pediu desculpas diretamente a Chris Rock no comunicado, bem como aos indicados, convidados e espectadores.

Membros do conselho que participaram da reunião avaliativa disseram que havia amplo apoio para que Smith fosse suspenso ou expulso da Academia. “Acho que todos unanimemente sentem que ele perdeu o controle”, disse o informante, que pediu para que seu nome fosse mantido em sigilo.

“As pessoas querem ver uma consequência real. Foi um ataque – e não apenas um ataque físico, mas um ataque à comunidade.” – disse, segundo o site Hollywood Reporter.

Venda de ingressos para stand up de Chris Rock disparam

Se existe um lado bom de levar um tapa em rede mundial na cerimônia de entrega do Oscar, talvez Chris Rock possa dizer que sim: as vendas de ingressos para os seus shows dispararam, assim como o valor das entradas.

Na noite desta quarta (30) Rock quebrou o silêncio e abordou o assunto publicamente em seu show de standup em Boston.

“Uau, tá certo!” ele exclamou ao entrar no palco do Wilbur Theatre . As mais de mil pessoas presentes aplaudiram de pé o homem de 57 anos . Rock se deleitou com a ovação que durou quase dois minutos, antes de falar: “Ei, me deixem fazer o show!”

Ele começou com um espirituoso: “Como foi o seu final de semana?” atraindo uma onda de risadas. E então continou, falando sobre o assunto sobre o qual todos esperavam: “Eu não tenho nada pra falar sobre o que aconteceu, então se você veio ouvir isso, eu tenho um show inteiro que escrevi antes de tudo isso. Ainda estou processando o que aconteceu. Então, em algum momento eu vou falar sobre essa merda. E será sério e engraçado.” Nesta hora, um membro da plateia então gritou “F%[email protected] Will Smith!” mas Rock ignorou o comentário e começou seu set de uma hora: “Vou contar algumas piadas”, disse ele. “É bom estar de volta.”- completou. As informações são do site Variety.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Bruno Silva

Bruno Silva

Editor de games e animes na Tangerina, Bruno Silva é brasiliense e fã de basquete. Jornalista, apresentador e streamer, foi co-criador do The Enemy e já publicou no Omelete, Nerdbunker, Metrópoles e Correio Braziliense.

Ver mais conteúdos de Bruno Silva

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal