Kyusung Gong/A.M.P.A.S.
Will Smith, conhecido aqui no Brasil por seu papel na série Um Maluco no Pedaço, é o grande vencedor na categoria Melhor Ator no Oscar 2022
Depois de protagonizar uma briga ao vivo com o apresentador da cerimônia e comediante Chris Rock, que deixou toda a audiência atônita e confusa, o ator que já estrelou grandes filmes como Ali (2000), Homens de Preto (1997) Eu sou a Lenda (2007) entre outros, leva o Oscar de melhor ator por King Richard: criando campeãs, onde interpreta Richard Williams, pai de duas das melhores tenistas da história: Venus e Serena Williams.
Will Smith é o quinto ator negro a receber o Oscar de Melhor ator. O primeiro foi o grande Sidney Poitier, morto em janeiro deste ano. Depois dele foram Denzel Washington com Dia de Treinamento (2002), Jamie Foxx com Ray em 2004 e Forest Whitaker em 2006 com O Último Rei da Escócia.
Poitier, que foi premiado por seu trabalho em Uma Voz nas Sombras, só havia sido precedido na cerimônia por Hattie McDaniel, a primeira mulher negra a receber um Oscar -de melhor atriz coadjuvante- por E O Vento Levou… isso em 1940.
Portanto, a Academia levou 19 anos para premiar outro um ator negro em outras categorias. Porém, na categoria de melhor ator, o homem dourado demorou 38 anos pra voltar para as mãos de um ator negro e foi novamente foi Denzel Washington em um Dia de Treinamento em 2001, que quebrou este longo hiato. Aliás, um anos depois Halle Berry também levou o Oscar de Melhor Atriz com A Última Ceia. Até então, ela tinha sido a única mulher negra a levar o prêmio de melhor atriz.
King Richard tira os holofotes das verdadeiras estrelas
Divulgação/Warner
Will está perfeito como o homem teimoso, cheio de manias, obcecado, por vezes beirando o exagero, que insiste em treinar as garotas com um rigor aparentemente incompreensível. Um homem que negocia diretamente (e de maneira bem dura) com potenciais treinadores, e patrocinadores e ainda precisa encontrar tempo para trabalhar no turno da noite como segurança.
Gabi Franco
Editora de filmes e séries na Tangerina, Gabi Franco é criadora do Minas Nerds, jornalista, cineasta, mãe de gente, pet e planta. Ex- HBO, MTV, Folha, Globo… É marvete, mas até tem amigos DCnautas.
Ver mais conteúdos de Gabi FrancoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?