FILMES E SÉRIES

Capa de Pachinko

Reprodução/Apple TV+

K-Dramas

Apple TV+ renova Pachinko para a segunda temporada: O que esperar?

O k-drama exclusivo da Apple TV+ terá uma segunda temporada, ainda sem data definida. Com base no livro, o que aguarda Sunja e sua família nos próximos episódios?

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

A Apple TV+ confirmou a segunda temporada da produção sul-coreana dramática Pachinko. A história gira em torno de três gerações da família de Sunja, que tenta sobreviver e prosperar durante a brutal ocupação japonesa da Coreia e, após partir para as terras nipônicas e iniciar sua família, lida com o preconceito contra imigrantes e a tensão do período pré-Segunda Guerra Mundial. A trama evolui e mostra ainda os ecos das mudanças geopolíticas e nacionalistas no Japão de 1989.

Aclamado, o k-drama dirigido por Soo Hugh (The Terror e The Killing) é baseado no best-seller de nome homônimo escrito por Min Jin Lee, e estrelado por grandes nomes do cinema e da TV. A primeira temporada, de oito episódios com cerca de 1 hora cada, está disponível exclusivamente no serviço de streaming da Apple. E abaixo, você confere o que esperar da segunda temporada de Pachinko.

Aviso: O texto contém spoilers da primeira temporada e do livro Pachinko. Cuidado para não azedar o seu dia!

Resumo da história

Capa de Pachinko

Pachinko — Trailer Oficial Dublado

Vídeo apresentando a premissa da primeira temporada do dorama

A primeira temporada de Pachinko é dividida em três linhas temporais. No núcleo de 1938, Sunja (aqui vivida por Kim Min-ha) descobre que seu marido, Isak (Steve Sang-hyun Noh), foi preso por estar apoiando protestantes e o procura com a ajuda do filho, Noa (Park Jae-joon).

Também é mostrado que Hansu (interpretado por Lee Min-ho) aborda Noa quando o garoto está sozinho. Sem saber que o misterioso homem é seu pai biológico, ele recupera o relógio dourado que havia sido dado à sua mãe, Sunja, anteriormente.

Já no núcleo de 1989, depois de vivenciar os últimos suspiros de Hana (Mari Yamamoto), Solomon (vivido por Jin Ha) toma uma decisão importante quanto à sua vida profissional, mas seu pai Mozasu (Soji Arai) e a avó Sunja (Youn Yuh-jung) desaprovam as escolhas, recordando-se dos caminhos trilhados por Noa.

Além disso, a questão da aquisição da propriedade de Han Geum-ja (interpretada por Park Hye-Jin) também deve retornar para abalar a vida profissional de Solomon, já que a mulher se sente ameaçada —e com razão, já que a empresa em que o rapaz trabalhava não desistiu da compra.

De volta ao núcleo de 1938, Sunja continua batalhando pela sobrevivência de sua família e decide começar a vender kimchi. 

O que esperar da segunda temporada?

Cena de Pachinko

A trama gira em torno de Sun-ja e mostra três gerações de sua família

Reprodução/Apple TV+

Com base no livro, a segunda temporada de Pachinko mostra mais do núcleo de 1938 e, por tabela, como o negócio de kimchi de Sunja sofre com a escassez de ingredientes no Japão proporcionada pela Segunda Guerra Mundial. Com mais essa adversidade, ela e sua cunhada Kyunghee (Jung Eun-chae) são chamadas para trabalhar em um restaurante diariamente. Isak é libertado da prisão após algum tempo, mas morre pouco depois de se reunir com sua família. 

Anos depois, o restaurante em que Sunja e Kyunghee trabalham é fechado e a protagonista descobre que o dono do estabelecimento é Hansu. Ele oferece ajuda para a família da imigrante coreana e trabalho temporário em uma fábrica enquanto a guerra atinge seu auge. Nesse ponto da história do livro, acontece um emocionante reencontro entre Sunja e sua mãe Yangjin (interpretada por Jeong In-ji no dorama).

Após mais uma passagem de tempo, Sunja retorna à Osaka com seus filhos já crescidos, os quais retomam os estudos. O irmão mais velho, Noa, passa nos exames e é admitido na universidade com ajuda financeira de Hansu, enquanto o mais novo, Mozasu, abandona a escola e trabalha para o dono de estabelecimentos de Pachinko.

Aqui, a série deve criar uma nova linha temporal para explorar: o Japão da década de 1960, pois enquanto Mozasu conhece Yumi, sua primeira esposa e mãe de Solomon; Noa acaba descobrindo que Hansu, a quem considerava um mentor, é na realidade seu pai biológico e possui laços com a yakuza.

No núcleo de 1989, com a morte de Hana e Solomon aceitando a proposta de Mamoru Yoshii (Louis Ozawa) para abrir um negócio próprio de Pachinko, é possível que a série abra espaço para a aparição de uma personagem que possui um papel maior no livro: Phoebe, uma coreana-estadunidense e interesse amoroso de Solomon que deve ajudá-lo a se esclarecer mais em relação à vida e à família.

Elenco de Pachinko

Galeria
1 / 0
Cena de Pachinko
Cena de Pachinko
Cena de Pachinko
Cena de Pachinko

A estreante Kim Min-ha retorna como Sunja em sua versão adulta, enquanto a Sunja da terceira idade é novamente vivida pela atriz vencedora do Oscar, Yuh-Jung Youn (de Minari: Em Busca da Felicidade). Lee Min-ho (de O Rei Eterno) é mais uma vez Koh Hansu. Jin Ha (de Love Life e DEVS) vive Baek Solomon, Anna Sawai (de Velozes e Furiosos 9) é Naomi, e Jung Eun-chae (de Filha de Ninguém) interpreta a jovem Kyunghee. 

No elenco complementar estão Park Jae-joo como o Noa em sua versão criança, Jeong In-ji como Yangjin, Jimmi Simpson (de Westworld e Black Mirror) como Tom Andrews, Han Joon-woo (de Sense8) como Baek Yoseb, Kaho Minami (de Oh Lucy!) como Etsuko, Steve Sang-hyun Noh (de Sense8) como Baek Isak, Soji Arai (de S.W.A.T. e O Sabor de Uma Paixão) como Baek Mozasu. É possível que Yu-na Jeon interprete a jovem Sunja novamente em flashbacks.

Novas adições ao elenco também são esperadas, afinal, mais personagens devem se juntar à saga épica de Sunja e sua família. Por ora, a Apple TV+ não divulgou nenhuma informação.

Quando estreia a segunda temporada?

Cena de Pachinko

Lee Min-ho e Kim Min-ha contracenando em Pachinko

Reprodução/Apple TV+

A Apple TV+ não divulgou a data de estreia da segunda temporada de Pachinko até o momento.

Onde assistir Pachinko?

Capa de Pachinko

Pachinko adapta o best seller de mesmo nome, publicado em 2017 e escrito por Min Jin Lee

Reprodução/Apple TV+

O k-drama é exclusivo da Apple TV+. A primeira temporada está disponível no serviço de streaming da Apple com oito episódios de cerca de 1 hora cada.

Produção de Pachinko

Elenco de Pachinko

Elenco posa para a Harper's Bazaar

Reprodução/Harper's Bazaar

Soo Hugh, criadora, roteirista e produtora executiva retorna como principal responsável pelo k-drama da Apple TV+. “Não tenho palavras para expressar minha alegria por poder continuar contando a história desta família extraordinária,” disse. “Tenho imensa gratidão pela fantástica equipe da Apple e do estúdio Media Res por acreditar e apoiar a série e pelos nossos fãs apaixonados. É uma honra poder continuar trabalhando com este maravilhoso elenco e equipe”.

Kogonada e Justin Chon são produtores executivos e dirigiram quatro episódios da primeira temporada, cada um. Michael Ellenberg e Lindsey Springer atuam como produtores executivos para a Media Res, o estúdio responsável pela série; Theresa Kang-Lowe é produtora executiva para a Blue Marble Pictures e Richard Middleton também atua como produtor executivo.

Vale apontar que a nova temporada seguirá com produção em coreano, japonês em inglês.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal