FILMES E SÉRIES

Megan Fox em cena de As Tartarugas Ninjas, filme da Paramount

Divulgação/Paramount Pictures

Tartarugas Ninjas

Paramount quase estragou franquia de sucesso 11 anos atrás

As Tartarugas Ninja tem enorme potencial nos cinemas, como Caos Mutante provou em 2023

Victor Cierro
Victor Cierro

Há exatos 11 anos, a Paramount lançou As Tartarugas Ninja nos cinemas. A produção, que faz aniversário nesta sexta-feira (8), tentou dar um novo visual e tom mais sério aos personagens clássicos dos quadrinhos, mas não convenceu nem o público nem a crítica. Com 21% de aprovação no Rotten Tomatoes, o longa virou alvo de piadas e quase enterrou a franquia de vez.

Na história, quatro tartarugas expostas a uma substância radioativa se transformam em seres inteligentes e fortes. Criadas nos esgotos de Nova York, elas decidem combater o mal e se unem à repórter April O’Neil para impedir os planos do vilão Shredder, o Destruidor. Apesar da proposta ambiciosa, o resultado dividiu fãs e decepcionou os críticos.

Apesar da recepção morna, a Paramount ainda tentou insistir no formato com As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras, lançado em 2016. Na trama, os irmãos entram em ação para enfrentar mais uma vez o Destruidor, que se alia a Krang, um alienígena com planos de invadir a Terra. Para impedir a ameaça, as Tartarugas contam com a ajuda de Casey Jones, um policial que acaba envolvido na fuga do vilão.

Mesmo com mais elementos clássicos dos desenhos e dos quadrinhos, a sequência teve apenas 38% de aprovação no Rotten Tomatoes e não conseguiu reverter o desgaste causado pelo filme anterior.

Paramount e as Tartarugas Ninja

Mas a redenção da franquia viria quase uma década depois. Em 2023, As Tartarugas Ninja: Caos Mutante foi lançado como animação e se provou um grande acerto da Paramount. Com um estilo visual inspirado nos quadrinhos e uma pegada mais leve e divertida, o filme conquistou novos fãs e agradou aos antigos.

Na nova versão, os irmãos vivem escondidos do mundo humano, até que decidem conquistar a confiança dos nova-iorquinos com atos heroicos. Mas os planos mudam quando um exército de mutantes é liberado e ameaça a cidade.

O novo tom e o visual marcante renderam 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. Um salto gigantesco em relação à versão de 2014 — e uma prova de que até franquias maltratadas podem renascer nas mãos certas.

Com o sucesso de Caos Mutante, uma continuação já está em desenvolvimento. A Paramount enfim parece ter entendido o verdadeiro espírito das Tartarugas Ninja.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?