FILMES E SÉRIES

Gary Carr e Chloë Grace Moretz em Periféricos

Divulgação/Prime Video

NO PRIME VIDEO

Periféricos: Criadores de Westworld levam público a novo mundo maluco

Jonathan Nolan e Lisa Joy surfam na onda do metaverso e dos avatares virtuais em produção do Prime Video estrelada por Chloë Grace Moretz

Luciano Guaraldo

Depois de fazer muita gente quebrar a cabeça tentando entender Westworld, os produtores Jonathan Nolan e Lisa Joy voltam à TV com Periféricos. A nova superprodução do Prime Video é tão maluca quanto a série da HBO, mas parece um pouco menos complexa de entender –pelo menos à primeira vista.

A história se passa em um futuro não muito distante e é focada nos irmãos Flynne (Chloë Grace Moretz) e Burton (Jack Reynor), que trabalham duro para pagar as contas e cuidar da mãe cega (Melinda Page Hamilton). A primeira é atendente de uma loja de impressões 3D, enquanto o segundo ganha a vida com videogames.

Depois de se tornar um dos poucos jogadores a levar seu personagem para além do nível 100, Burton é chamado para experimentar um novo game ultramoderno: um metaverso em que você assume um avatar e sente na pele tudo o que ele vivencia no mundo virtual. Porém, como Flynne foi a responsável por boa parte da evolução do irmão no jogo, ele a convence a assumir o controle e mergulhar nessa segunda vida.

Inicialmente, a experiência é pura diversão: a garota recebe missões de uma voz misteriosa e, ao cumpri-las, recebe dinheiro de verdade. O problema é que, depois de mexer com uma turma virtual com quem não deveria, ela passa a ser caçada na vida real: um grupo de vilões coloca uma recompensa de US$ 9 milhões (R$ 47 milhões) na cabeça dela –e não faltam interessados em recolher essa quantia.

Visualmente, Periféricos é um espetáculo. As cenas que se passam dentro do game –em uma Londres futurista– saltam aos olhos, e o contraste entre o mundo real e o virtual chama a atenção: enquanto o jogo tem um visual cyberpunk, Flynne e Burton vivem em uma cidade isolada, atrasada e sem muitos chamarizes.

O elenco também se sai muito bem: Chloë Grace Moretz prova o seu talento desde bem nova, com Kick-Ass – Quebrando Tudo (2010), e aqui mostra ainda mais camadas, indo da menina comum para a heroína em segundos. Jack Reynor supera o sotaque sulista carregado de seu personagem e brilha nas cenas de ação de seu avatar. Destaque também para T’Nia Miller (La Fortuna), que vive uma deliciosa vilã no mundo virtual –sobre a qual é melhor não falar muito para não dar spoilers.

Por se tratar de uma criação das mesmas mentes que desenvolveram Westworld para a TV, Periféricos é uma experiência que exige atenção. Há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, muita informação visual e muitas explicações para serem absorvidas. Ao contrário da série da HBO, porém, as teorias mirabolantes parecem ter dado espaço a mistérios que de fato têm respostas –sem precisar de um manual à parte para acompanhar a trama.

Periféricos estreia nesta sexta-feira (21) no Prime Video, com um novo episódio sendo disponibilizado semanalmente pela plataforma da Amazon. Confira o trailer da série:

Chloë Grace Moretz em cena de Periféricos

Assista ao trailer de Periféricos

Série chega ao Prime Video nesta sexta

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?