Divulgação/Paramount+
Série infantil lançada em 1996 ganha filme que coloca Josh e a cadelinha Blue em números musicais de tirar o fôlego na cidade grande
Desde 1996, uma cadelinha azul tem engajado espectadores do mundo inteiro a desvendar mistérios diversos –sem sair de uma sala totalmente virtual. Mas os personagens de As Pistas da Blue vão invadir o mundo real 26 anos depois de sua estreia no filme A Grande Aventura de Blue na Cidade, que estreia neste sábado (19). Rodada em locações reais de Nova York, a produção trouxe novos desafios para o elenco.
“Nós estamos acostumados a gravar em uma grande sala verde, com alguns pedaços de fita adesiva marcando os locais para onde devemos olhar, e é só isso. Mas como estamos em um ambiente 3D e a luz bate em lugares diferentes, nós ganhamos uma esfera azul com orelhinhas para carregar nas cenas. Foi algo que criaram mais para ajudar os animadores na pós-produção, mas eu me lembro de pensar: ‘Que legal, nós não temos isso na série'”, entrega Josh Dela Cruz, atual apresentador de Pistas de Blue e Você, em conversa exclusiva com a Tangerina.
“A animação também precisa ser diferente porque nós estamos no mundo real, em vez de no mundo da Blue. E ela ficou tão fofa. Todo mundo que é dono de cachorro vai prestar atenção no rabo e no bumbum (risos). E o bumbum da Blue balança junto com o seu rabinho quando ela está animada, o que fez eu me lembrar do meu cão, o Ollie. Os animadores arrasaram muito”, elogia o ator.
A história do filme –que também traz de volta os antigos amigos da cadelinha, Steve (Steve Burns) e Joe (Donovan Patton)– gira em torno de Josh, que recebe a chance de fazer um teste para um musical da Broadway e precisa viajar até Nova York em busca da oportunidade de se tornar um astro dos musicais. Ele leva Blue com ele, é claro, mas acaba esquecendo seu caderno de anotações com todas as informações de que precisa. Isso motiva o senhor Sal, a senhora Pimenta e companhia a partirem rumo à Grande Maçã para ajudar o amigo. No caminho, eles cruzam com Steve e Joe também.
Entre uma pista e outra, Josh espalha um pouco da magia do mundo de Blue para a população e ainda encontra tempo para fazer grandes números musicais em cenários clássicos da cidade, como o Central Park e a Times Square. “Poder filmar em Nova York uma história que se passa na cidade é incrível! Lugar nenhum do mundo consegue igualar a energia de lá”, valoriza Josh.
“Com certeza”, concorda Donovan Patton. “Sempre que um filme se passa em Nova York, a cidade se torna um personagem da história. Não tem como substituir o clima de lá. Eu me mudei para Nova York quando era mais jovem para ser ator, então é um lugar que ocupa uma parte especial do meu coração. Poder rodar o filme lá foi tão divertido. E aí você vê Blue no mundo real, ela é muito fofa (risos). E o Josh canta e dança por toda parte, é fantástico. Nós só não escalamos o Empire State pelo lado de fora, mas acho que esse seria outro filme“, brinca o intérprete de Joe.
Joe (Donovan Patton), Josh (Josh Dela Cruz) e Steve (Steve Burns) se reúnem com Blue
Divulgação/Nickelodeon
No ano passado, os fãs de As Pistas de Blue levaram a nostalgia para outros níveis quando um vídeo em que Steve explicava o seu sumiço repentino da série original foi publicado nas redes sociais e rapidamente viralizou: foram mais de 1,9 milhão de curtidas e quase 800 mil compartilhamentos. Para Josh Dela Cruz, que assumiu a função de interagir com Blue em 2019, o sucesso da gravação foi um reconhecimento tardio da importância da cadelinha na vida de muitos fãs.
“O engraçado é que quando aquele vídeo aconteceu, eu só consegui pensar: ‘Finalmente!’. Finalmente as pessoas estão reconhecendo o quanto a programação infantil é necessária, sabe? Nossa série foi a primeira a levar as crianças, seus sentimentos e suas ideias a sério. Porque isso é tudo o que nós queremos, ser ouvidos e levados a sério”, justifica.
“Quando Steve gravou aquela mensagem e ela viralizou, eu fiquei muito feliz de fazer parte de uma série que até hoje cumpre essa missão. Mesmo com todas as séries que nós inspiramos, seja Dora, a Aventureira, O Mundo de Elmo ou qualquer outro programa inspirado por As Pistas de Blue. Eu me sinto muito sortudo de trabalhar com o Steve, com o Donovan e com toda a equipe que criou esse legado que atravessa gerações e continentes.”
Donovan acredita que o sucesso da série –e a perspectiva de sucesso do novo filme– se deve ao fato de o apresentador de As Pistas de Blue se dirigir diretamente ao espectador como parte da narrativa. “Eu não quero falar mal de toda a indústria tecnológica, mas vou fazer isso (risos). No fim das contas, nós somos humanos, e nada substitui essa interação humana. Não importa quão realista fica a computação ou a inteligência artificial, nada vai ocupar o lugar de se conectar com outro ser humano. Nós deveríamos fazer mais isso. Deveríamos fazer isso sempre que possível”, ressalta.
A Grande Aventura de Blue na Cidade entra no catálogo do Paramount+ brasileiro neste sábado (19), apenas um dia depois de sua estreia nos Estados Unidos. Confira o trailer (em inglês) do longa:
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?