FILMES E SÉRIES

Heath Ledger em cena de Batman: O Cavaleiro das Trevas; ele teve uma das melhores atuações do século na DC

Divulgação/Warner Bros.

Prêmios de Hollywood

Por que a DC transforma atores em vencedores e a Marvel não

Os prêmios continuam a pender para o lado da editora do Batman; entenda essa tendência

Victor Cierro
Victor Cierro

Cristin Milioti brilhou no Emmy 2025 e entrou para um seleto grupo de intérpretes que deram vida a personagens de quadrinhos e foram reconhecidos nas maiores premiações da indústria. No último domingo (14), durante a cerimônia realizada no Peacock Theater, em Los Angeles, a atriz venceu a categoria de melhor atriz em minissérie, antologia ou filme para TV por sua performance como Sofia Falcone em O Pinguim, série da DC.

Com a conquista, Milioti se tornou apenas a quarta artista a vencer um grande prêmio por um papel inspirado em HQs. Antes dela, apenas Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas), Joaquin Phoenix (Coringa) e Colin Farrell (O Batman) haviam conseguido o mesmo feito — todos ligados ao universo do Homem-Morcego.

O detalhe chama atenção porque, enquanto a DC já acumula vitórias de peso em premiações como o Oscar e o Emmy, a Marvel ainda não emplacou nenhum de seus astros com prêmios individuais dessa magnitude. Mesmo com filmes recordistas de bilheteria e uma base de fãs massiva, o estúdio permanece sem vitórias em categorias de atuação nas grandes premiações.

Joaquin Phoenix em cena de Coringa

Joaquin Phoenix em cena de Coringa

Divulgação/Warner Bros.

DC vence batalha de prêmios

Essa diferença alimenta um debate antigo entre fãs e críticos: a DC, com histórias mais sombrias e personagens marcados por dilemas morais, abriria mais espaço para atuações intensas e dramáticas que chamam a atenção da crítica? Ou seria apenas coincidência que todos os vencedores estejam ligados a Gotham City?

O fato é que Milioti conseguiu roubar a cena em O Pinguim, ao ponto de ser lembrada como o grande destaque da minissérie estrelada por Colin Farrell. Sua Sofia Falcone foi elogiada por trazer camadas de vulnerabilidade e crueldade, contrastando com o jogo de poder da máfia de Gotham.

Seja pela tradição de vilões icônicos ou pela forma como a DC molda narrativas mais sombrias e densas, a verdade é que os prêmios continuam a pender para o lado da editora. E a vitória de Cristin Milioti só reforça essa tendência.

Cristin Milioti em Pinguim, série HBO Max que lhe rendeu o Emmy

Cristin Milioti em cena de Pinguim

Foto: Divulgação/HBO Max

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?