Calvin Ellis, o Superman Negro dos quadrinhos
Projeto teria roteiro assinado por Ta-Nehisi Coates e produção de J.J. Ambrams, mas terminou engavetado por chefão da empresa
O projeto de um filme do Superman negro foi cancelado pela Warner Bros. Discovery por ter uma história “muito woke”, termo que passou a ser usado para falar sobre políticas de igualdade racial e social. A informação foi publicada pelo The Wall Street Journal, em uma longa reportagem que traz os bastidores do universo DC Comics nos cinemas.
A decisão de cancelar a produção partiu de David Zaslav, o CEO da companhia, que assumiu o estúdio em 2022. O projeto do Superman negro contaria com um roteiro assinado por Ta-Nehisi Coates, renomado autor vencedor do Prêmio Pulitzer e conhecido por seu trabalho em quadrinhos como Pantera Negra e Capitão América.
A produção ficaria por conta de J.J. Abrams (de Star Wars), através de sua empresa Bad Robot, que estava envolvida em outros projetos da DC também engavetados.
A trama se passaria na época do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, focando em uma versão negra do Superman inserida nesse contexto histórico. O projeto não seria uma adaptação direta das histórias de Calvin Ellis, o Superman negro da Terra 23 que se torna presidente dos EUA nos quadrinhos.
Apesar do veto inicial de Zaslav, o relatório do Wall Street Journal sugere que ainda existe uma possibilidade de o projeto ser resgatado no futuro. James Gunn e Peter Safran, os atuais chefes da DC Studios, podem considerar dar andamento à produção, embora atualmente não esteja em seus planos imediatos.
Uma das vias para que o filme do Superman negro veja a luz do dia seria através do selo “Elseworlds” da DC. Este selo permite que a DC desenvolva projetos que existem fora do cânone principal do novo Universo DC (DCU), que está sendo estabelecido por James Gunn.
Um exemplo disso é o Batman de Robert Pattinson, que permanece separado do DCU. Dessa forma, um filme do Superman negro ambientado na era dos direitos civis, focado em um Homem de Aço diferente do que é interpretado por David Corenswet, poderia coexistir como uma entrada “Elseworlds”. No entanto, a materialização desse projeto ainda é vista como improvável por alguns observadores da indústria.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?