Reprodução/TNT
Premiação deste ano reservou poucos sustos para o público e viu atrações justificarem o favoritismo e repetirem vitórias de anos anteriores
A cerimônia do Emmy 2022 foi realizada nesta segunda-feira (12) e terminou sem grandes surpresas. Principais favoritas da edição deste ano, Succession (HBO) e Ted Lasso (Apple TV+) saíram consagradas e levaram os prêmios mais importantes da noite.
Atração queridinha dos críticos, Succession voltou ao sucesso de dois anos atrás e venceu na categoria de melhor série dramática –é a segunda vitória no Emmy do hit da HBO. O mesmo vale para Ted Lasso, que levou a estatueta de melhor série de comédia e repetiu a consagração do ano passado.
Em quantidade de prêmios na principal noite do Emmy, no entanto, as duas séries foram superadas por outra favorita: The White Lotus. Sensação da HBO no ano passado, a produção saiu vitoriosa na categoria de melhor série limitada, antológica ou telefilme e levou outras cinco estatuetas, contra quatro de Ted Lasso e três de Succession –apesar de haver controvérsias quanto à classificação da atração cômica.
As três produções consagradas no Emmy 2022 lideravam as apostas para levarem a estatueta dourada do Oscar da TV. Embora a edição deste ano contasse com títulos que poderiam roubar a cena, como Better Call Saul (2015-2022), Stranger Things e Round 6, a premiação encerrou a noite sem chocar o público.
Estrela de Euphoria, Zendaya conquistou a sua segunda vitória no Emmy ao levar a estatueta de melhor atriz em série dramática; Jason Sudeikis (Ted Lasso) e Jean Smart (Hacks) repetiram os feitos do ano passado e venceram nas categorias de atuação em comédia; Jennifer Coolidge, destaque de The White Lotus, também justificou o favoritismo e ficou com a estatueta de melhor atriz coadjuvante em minissérie.
Michael Keaton (melhor ator em minissérie), Amanda Seyfried (melhor atriz em minissérie), Brett Goldstein (melhor ator coadjuvante em série de comédia) e Julia Garner (melhor atriz coadjuvante em série dramática) completaram a lista de favoritos que se sagraram vitoriosos e que finalizaram a noite com prêmios.
Equipe de Succession recebe prêmio de melhor série dramática
Reprodução/TNT
As poucas surpresas do Emmy foram reservadas para as categorias de atuação. Embora alguns nomes favoritos também tenham saído vencedores da noite, o público foi surpreendido em duas ocasiões.
A astro sul-coreano Lee Jung-jae, de Round 6, superou os favoritos Brian Cox (Succession), Jeremy Strong (Succession) e Bob Odenkirk (Better Call Saul) e ficou com o título de melhor ator em série dramática. Com a vitória, ele se tornou o primeiro artista de língua não inglesa a vencer na categoria na história do Emmy.
O segundo “susto” da noite foi reservado para a categoria de melhor atriz coadjuvante em melhor série de comédia. Sheryl Lee Ralph, de Abbott Elementary, levou o prêmio ao bater Hannah Waddingham (Ted Lasso), vencedora no ano passado, e outros destaques como Alex Borstein (The Marvelous Mrs. Maisel), Hannah Einbinder (Hacks) e Kate McKinnon (Saturday Night Live).
A vitória de Sheryl tornou-se ainda mais significativa ao quebrar dois tabus do Emmy de uma só vez. A veterana é a primeira a levar uma estatueta por uma atração de TV aberta em cinco anos e a primeira atriz negra a vencer na categoria desde 1987, quando Jackee Harry foi consagrada pela sitcom 227 (1985-1989).
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?