FILMES E SÉRIES

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy estrelou a série Servo do Povo antes de se dedicar à política. Produção chega à Netflix

Divulgação

Netflix

Servo do Povo: Série com presidente da Ucrânia chega à Netflix Brasil

Plataforma anunciou que as duas primeiras temporadas da comédia chegam ao catálogo brasileiro no dia 16/5, junto com o filme derivado

Natalia Engler

Natalia Engler

Já é lugar comum dizer que a vida imita a arte. Mas, no caso do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy, o clichê se aproxima muito da realidade: ele interpretou um professor de história que vira meme e então é eleito presidente da Ucrânia na série Servo do Povo, que chega em maio ao catálogo da Netflix Brasil.

A plataforma anunciou que as duas primeiras temporadas de Servo do Povo, além de um filme que estreou no intervalo entre elas, estarão disponíveis para o público brasileiro a partir de 16 de maio.

Servo do Povo foi exibida na TV ucraniana entre 2015 e 2019. Na sitcom, que foi criada, produzida e estrelada por Zelenskyy, um professor de história torna-se presidente da Ucrânia depois de viralizar com um vídeo filmado por um aluno, em que ele faz um discurso acalorado contra a corrupção em seu país.

Em uma das cenas da primeira temporada, o personagem de Zelenskyy, já eleito presidente da Ucrânia, tenta chamar a atenção do parlamento para fazer um discurso. Sem sucesso, ele grita que Putin foi deposto —uma brincadeira, claro, mas que surte o efeito desejado e tem fortes paralelos com a trajetória atual do ucraniano, que se viu em meio a uma guerra iniciada pela Rússia que já dura mais de dois meses.

Zelenskyy começou a carreira como comediante e criou em 2003 a produtora Kvartal 95. Pouco mais de uma década depois, Servo do Povo se tornou um enorme sucesso, alçando o atual presidente da Ucrânia ao estrelato. Em 2018, o Partido da Mudança Decisiva trocou seu nome pelo título da série, e passou a ser liderado pelo CEO da Kvartal 95, Ivan Bakanavov. Nas eleições de 2019, Zelenskyy se tornou presidente, com mais de 70% dos votos, posicionando-se como antissistema e anticorrupção, assim como o protagonista de Servo do Povo.

Midiático, ele tem usado suas habilidades como ator para construir a imagem de líder do país em meio à guerra, e chegou a discursar sobre o conflito durante a cerimônia do Grammy 2022.

Com tantas coincidências, o interesse por Servo do Povo explodiu em todo o mundo depois do início do conflito, e a produtora responsável pela série passou a receber uma enxurrada de pedidos de licenciamento dos direitos de exibição. Um dos interessados era a própria Netflix, que já havia exibido a série nos Estados Unidos de 2017 a 2021, e readquiriu os direitos em março. A plataforma passou a disponibilizar os episódios também em outros territórios, como o Canadá, Índia, Austrália e, agora, Brasil.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Natalia Engler

Natalia Engler

Natalia Engler é editora-chefe da Tangerina. Jornalista, mestra em audiovisual pela ECA-USP e pesquisadora de gênero e cultura pop, passou por Omelete, UOL, Folha e Ansa. Do feminismo e do Carnaval.

Ver mais conteúdos de Natalia Engler

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal