Divulgação/Prime Video
Chefe de originais da Amazon no Brasil, Malu Miranda explica por que a comédia tem um papel essencial no futuro do streaming
Na guerra do streaming, o Brasil é um território que foge do panorama geral. Embora a força da Netflix seja inegável no mundo todo, o Globoplay é um player que só se destaca por aqui –e se aproveita do domínio da Globo na TV aberta e nos canais pagos para atrair mais público. Para pegar uma fatia dessa torta, o Prime Video decidiu investir no riso.
“Comédia é uma coisa tão culturalmente específica que é muito importante para cada país fazer esse tipo de conteúdo original na sua língua”, explica Malu Miranda, chefe de originais do Prime Video no Brasil, em conversa com a Tangerina. “A comédia é onde fica a conexão mais forte com o consumidor, então precisa ser um foco.”
A executiva já defendia a força da comédia brasileira desde antes de ser chamada para trabalhar na Amazon, em 2019. A produtora Lupa Filmes, que ela montou com André Pereira, fez sua estreia nos longas com Mato sem Cachorro (2013), produção que levou mais de 1 milhão de pessoas aos cinemas. “A comédia é um gênero muito forte. Ao longo da retomada do cinema nacional, nós vemos que as comédias conquistaram o brasileiro e dominaram as bilheterias nacionais”, lembra.
Não foi por acaso, então, que a primeira produção nacional da plataforma da Amazon foi 5x Comédia (2021), série baseada no espetáculo teatral de mesmo nome que fez muito sucesso nos anos 1990. A produção, aliás, “cortou a fila” de originais –que deveria ter sido inaugurada pelo drama criminal Dom. Como cada episódio do 5x Comédia conta uma história diferente, não há elenco fixo. A segunda temporada, por exemplo, terá Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães –ambos fecharam contrato com a Amazon para desenvolver projetos próprios.
Depois de um começo meio no susto, com gravações adaptadas por causa da pandemia, o Prime Video estreou a divertida Desjuntados (2021), a comédia romântica Lov3 e a sátira política Eleita, na qual Clarice Falcão deu vida a uma influencer fútil que se torna governadora do Rio de Janeiro por causa de uma piada –as semelhanças com a incapacidade administrativa de políticos da vida real não são mera coincidência.
Mas o grande sucesso nacional da plataforma, inegavelmente, é o reality cômico LOL – Se Rir, Já Era!, renovado para uma terceira temporada antes mesmo da estreia da segunda. Nos novos episódios, ainda sem data prevista para serem exibidos, Fabiana Karla vai dividir a apresentação com Tom Cavalcante, ocupando um posto que já foi de Clarice Falcão e de Gkay.
Marcello Antony e Monica Iozzi em cena de Novela, próxima comédia do Prime Video
Divulgação/Prime Video
Neste ano, a próxima estreia nacional deve ser Novela, estrelada por Monica Iozzi e Miguel Falabella, com Marcello Antony, Herson Capri, Suzy Rêgo, Tarcísio Filho, Maria Bopp e muitos outros. A trama vai unir duas paixões nacionais, o humor e as novelas, para contar a história de Isabel (Monica), roteirista que dedicou boa parte de sua vida ao sonho de escrever um folhetim das nove.
Mas, quando a oportunidade chega, ela é passada para trás por seu mentor, Lauro Valente (Falabella), que aproveita a chance de emplacar um novo sucesso. Traída pelo homem em que mais confiava, Isabel consegue a possibilidade de se vingar ao conquistar o papel de protagonista do folhetim.
Os dramas não serão deixados de lado pelo Prime Video –a plataforma já tem pronta a série Cangaço Novo, com Allan Souza Lima e Hermila Guedes. Malu ressalta que o streaming nunca vai priorizar um estilo em detrimento do outro. “Eu penso muito no consumidor, claro, em primeiro lugar, mas também na nossa indústria como um todo. E falar que um gênero é mais importante do que o outro é difícil, né? Eu acho que todos são importantes, todos criam uma identificação, um elo entre o consumidor local e o serviço”, diz a executiva.
“Mas uma coisa que nós precisamos ter como foco é a diversidade de ofertas. Até dentro da própria comédia. Dá para ter comédia de ficção, comédia de reality, é uma coisa que achamos importante”, aponta ela, que destaca um diferencial do Prime Video em relação aos concorrentes: a estrutura já existente da Amazon para conhecer os gostos dos clientes.
“É uma empresa maravilhosa de tecnologia e de dados”, elogia ela. “Então, nós conseguimos entender o que funcionou mais, o que funcionou menos, vivemos aprendendo e aprimorando os formatos. Poder evoluir cada vez mais é um sonho, não?”
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?