FILMES E SÉRIES

Capa com imagens dos filmes La Jetee, O Predestinado e Primer

Fotos: divulgação. Montagem: Tangerina

Lista

5 filmes de viagem no tempo pra você ver se gostou de Projeto Adam

Assistiu o filme estrelado por Ryan Reynolds e continua na pilha para ver histórias sobre viagem no tempo? Olha só esta lista com títulos que você (provavelmente) não viu

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Uma das grandes apostas da Netflix para seguir os números impressionantes de Alerta Vermelho (2021), filme mais assistido da história da plataforma de streaming, Projeto Adam estreou na sexta (11) cheio de expectativas. Além de contar com uma estrela pra lá de carismática como Ryan Reynolds, a ficção científica inspirada em aventuras infantojuvenis da década de 1980 tem um ás na manga: o recurso narrativo da viagem no tempo. Sério, quem não gosta de filmes de viagem no tempo?!

É claro que não faltam produções com esta temática por aí. Alguns nós já conhecemos de cor e salteado, como a trilogia De Volta para o Futuro, a franquia  O Exterminador do Futuro, Feitiço do Tempo (1993)… Mas há outros filmes sobre viagem no tempo bem legais que não são tão conhecidos assim.

Por isso, para você que já assistiu Projeto Adam e ficou na pilha de ver mais uma boa história nesse estilo, aqui vão cinco filmes nada manjados sobre viagem no tempo que você (provavelmente) não viu

A Pista (1962)

Cena do curta La Jetée

A Pista (1962)

Curta francês que influenciou uma penca de filmes sobre viagem no tempo

Como um curta-metragem experimental influenciou tanta gente? Veja A Pista (La Jetée), a obra-prima do francês Chris Marker, e você vai entender. O filme conta a história de distopia/viagem no tempo em forma de uma colagem de fotos em sequência que transita entre o cinema e a história em quadrinhos. Os 12 Macacos (1995) e o game Fallout (1997) são algumas das muitas produções que beberam nessa fonte.
Onde ver: Mubi

O Predestinado (2014)

Cena do filme O Predestinado

O Pedestinado (2014)

Estrelado por Ethan Hawke, filme conta com trama intrincada e muitas viradas bizarras

Com um roteiro super afiado e cheio de reviravoltas bizarras, o filme protagonizado por Ethan Hawke e Sarah Snook (a Shiv da série Succession) é daqueles que já nasceram cult. À primeira vista, a história que envolve um agente que viaja no tempo para caçar criminosos pode não soar assim, tão original, mas há muita coisa estranha para acontecer. Acredite.
Onde ver: Apple TV e Microsoft Store (para alugar)

Primer (2004)

Cena do filme Primer

Primer (2004)

Cult dos anos 2000 é para quem gosta da parte da ciência na ficção científica

Se você está afim de ver algo mais complexo, mais “científico”, sobre viagens no tempo, Primer é o seu filme. Fenômeno cult do circuito alternativo americano no começo dos anos 2000, esta produção independente de baixíssimo orçamento conquista corações e mentes nerds até hoje. Nele, dois jovens engenheiros constroem um dispositivo magnético que acaba fazendo algo muito diferente do que eles esperavam. Não espere muita ação. O barato aqui é mais cerebral.
Onde ver: Mubi

Projeto Almanaque (2015)

Cena do filme Projeto Almanaque

Projeto Almanaque (2015)

Com pegada mais teen, filme é ótimo para ver numa tarde no final de semana

Bom filme de viagem no tempo com uma pegada mais teen, Projeto Almanaque acabou passando batido por muita gente porque sequer estreou nos cinemas no Brasil. Na trama, David (Jonny Weston) é um adolescente que sonha ingressar no MIT. Um dia, ele encontra o projeto de uma máquina do tempo que pertencia a seu pai e decide construir o dispositivo junto com seus amigos e seu crush, Jessie (Sofia Black-D’Elia). A máquina funciona e eles se divertem muito. Até que as coisas fogem totalmente do controle.
Onde ver: Amazon Prime Video / Apple TV, Google Play e Microsoft Store (para alugar)

Triângulo do Medo (2009)

Cena do filme Triângulo do Medo

Triângulo do Medo (2009)

Filme australiano é um intrigante thriller com algumas boas pitadas de terror

Esta produção australiana é outro bom exemplo de que, com criatividade, você consegue superar os desafios de um orçamento modesto para contar uma boa história de ficção científica. Dirigido pelo britânico Christopher Smith, Triângulo do Medo é um thriller com pitadas de terror sobre um grupo de pessoas em um veleiro presas em um loop temporal com um roteiro bem amarradinho. É diversão garantida.
Onde ver: Amazon Prime Video, Telecine Play, Globoplay e Claro Vídeo

Leia também:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal