Divulgação/Imagem Filmes
Com Nicolas Prattes e Romulo Arantes Neto, filme estreia nos cinemas nesta quinta-feira (8) e vai muito além de uma simples comédia nacional
Nesta quinta-feira (8), estreia nos cinemas a nova comédia brasileira Pronto, Falei. Estrelada por Nicolas Prattes, Kéfera Buchmann, Romulo Arantes Neto e Duda Santos, o filme tem direção de Michel Tikhomiroff e se mostra uma grata surpresa neste fim de ano para o cinema nacional.
Pronto, Falei conta a história de Renato (Nicolas Prattes), um jovem editor-assistente totalmente inseguro que não consegue revelar a verdade sobre seus sentimentos e apenas se expressa por e-mails que nunca tem coragem de enviar.
Os e-mails são guardados na pasta de rascunho, até que, sem explicação alguma, acabam enviados para cada um dos destinatários. Assim, Renato precisa lidar com as consequências de seus verdadeiros pensamentos sobre sua namorada (Kéfera Buchmann), seu chefe, seus colegas de trabalho e até sua crush (Duda Santos).
Porém, antes de ele enfrentar os destinatários cara a cara, seu colega Edgar (Romulo Arantes Neto) tem a brilhante ideia de assumir a culpa pelos e-mails no lugar de Renato, desde que ele passe a escrever suas colunas no jornal em seu nome. A partir daí, o oportunista ganha os ônus das palavras do personagem de Nicolas Prattes, enquanto ele vê Edgar viver uma vida que deveria ser sua.
Ao assistir ao trailer, talvez o espectador imagine que o longa seja mais uma comédia romântica que se agarra aos clichês. Porém, Tikhomiroff conseguiu ir além e fugir do óbvio em um filme muito bem amarrado. Chega a ser agoniante acompanhar Renato durante o longa e, por mais simples que pareçam as escolhas que ele precisa fazer aos olhos do espectador, seus pensamentos intrusivos o travam e o impedem de viver uma vida com honestidade e tranquilidade.
De uma maneira leve e divertida, o filme traz reflexões sobre a importância do diálogo e, principalmente, da honestidade consigo mesmo. Diante de tantas oportunidades de falar a verdade, Renato escolhe agradar aos outros em vez de a si mesmo, e acaba até perdendo a própria identidade.
Apesar de não ser abertamente abordado no filme, o personagem principal tem um claro transtorno de ansiedade generalizada. Em entrevista à Tangerina, Michel Tikhomiroff contou que a história foi baseada em fatos reais e a ideia surgiu a partir de uma psicóloga, que tinha vontade de retratar essas vivências na tela.
Com muita cautela, foi possível unir o drama e a comédia com personagens complexos. Por mais que seja possível entender os medos de Renato, o espectador sente raiva e pena do protagonista ao mesmo tempo. A atuação de Nicolas Prattes, inclusive, merece um parágrafo só para ela. Os medos e ansiedades foram perfeitamente retratados pelo ator, que demonstra o desespero de Renato no olhar e no semblante, de maneira natural.
Já Edgar, o antagonista da trama, é um oportunista, o típico babaca e sedutor, mas também não é o vilão tão óbvio que se espera em filmes como este.
Pronto, Falei te leva para uma montanha-russa de emoções do começo ao fim. Das risadas à angústia e às reflexões, o longa supera as expectativas e consegue surpreender.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?