FILMES E SÉRIES

Lauren Cohan

Divulgação/AMC

DESPEDIDA

Quem morre em The Walking Dead? Saiba tudo sobre o último episódio

Drama de zumbi encerrou a sua jornada neste domingo (20) depois de 11 temporadas, mas deixou pontas soltas para os spin-offs

André Zuliani

Após 12 anos, The Walking Dead (2010-2022) chegou ao fim com a exibição do último episódio de sua 11ª temporada no domingo (20). A série encerrou seu ciclo com mortes de personagens e um aceno ao futuro como preparação para os próximos spin-offs da franquia.

Intitulado Rest In Peace (Descanse em Paz, em português), o 24º quarto episódio do novo ano mostrou o embate final entre os sobreviventes de Alexandria e as forças da Commonwealth lideradas por Pamela Milton (Laila Robins). Antes disso, no entanto, os protagonistas precisaram encarar a invasão zumbi dentro da comunidade gigante.

Logo de cara, The Walking Dead mostrou que não estava para brincadeira em seu último episódio. A horda de zumbi vitimou Luke (Dan Fogler) e Jules (Alex Sgambati), que parecem ter retornado brevemente à atração apenas para compor a pilha de cadáveres. A loira foi devorada pelos mortos-vivos sem chance de defesa, enquanto o barbudo chegou a ser resgatado e teve a pena mordida amputada, mas não sobreviveu à hemorragia.

Baleada por Pamela no penúltimo episódio, Judith (Cailey Fleming) foi carregada por Daryl (Norman Reedus) até o hospital local para ser cuidada. Enquanto alguns aliados lamentavam a morte de Luke, o galã silencioso deu o próprio sangue para salvar a filha de Rick Grimes (Andrew Lincoln).

Com o passar do tempo, a invasão zumbi ultrapassou as barreiras impostas pelo soldados e encurralou os sobreviventes. Divididos em pequenos grupos, os protagonistas foram se reunindo pouco a pouco para planejar um contra-ataque, mas não sem antes perder mais um integrante.

Josh McDermitt e Seth Gilliam

Eugene (Josh McDermitt) e Gabriel (Seth Gilliam)

Divulgação/AMC

Após salvar os bebês de Alexandria, Rosita (Christian Serratos), Eugene (Josh McDermitt) e Gabriel (Seth Gilliam) ficaram sem espaço para fugir do ataque dos mortos-vivos. A única solução foi subir por um cano localizado na parede exterior de um dos prédios para alcançar as janelas mais altas, e o trio se esforçou para escalar sem sofrer nenhuma baixa.

Com Eugene e Gabriel a salvo, Rosita escorregou e caiu no meio da horda. A sequência dramática inicialmente sugeriu que ela seria devorada, até que a jovem ressurgiu no meio dos zumbis e conseguiu escapar de forma heroica, em um dos momentos “girl power” mais empolgantes de toda a série. Ao se reunir com o restante do grupo, no entanto, Rosita revelou a Eugene que de fato tinha levado uma mordida e estava com as horas contadas até a sua morte.

Em um dos momentos mais marcantes de toda a série, Negan (Jeffreu Dean Morgan) tentou convencer Maggie (Lauren Cohan) a não ir sozinha para a guerra contra Pamela. O ex-vilão explicou que finalmente entendeu o que ela tinha sentido no momento em que ele assassinou Glenn (Steven Yeun) e pediu desculpas. Ele afirmou que, caso ela assassinasse a governadora, causaria problemas maiores e se tornaria um alvo. Os dois, então, decidiram ir juntos para o duelo.

Ao perceber que Pamela tinha se trancado nos Estados (bairro de mansões dos mandachuvas da Commonwealth) e deixado a população à mercê dos zumbis, os sobreviventes decidiram atacar. Eles invadiram a região e encurralaram os inimigos para tentar convencer a governadora a salvar a todos. Ela se recusou, mas levou um golpe de Estado após discursos de humanidade de Daryl e Mercer (Michael James Shaw).

Com a líder deposta, os sobreviventes liberaram a entrada da população e se uniram aos soldados da comunidade para bolar uma maneira de derrotar as centenas de mortos-vivos. O plano final resultou no grupo reunindo todas as criaturas dentro dos Estados e explodindo o local com combustível, destruindo não apenas o símbolo de poder da Commonwealth como também todos os zumbis que tinham a invadido.

Jeffrey Dean Morgan e Lauren Cohan

Negan (Jeffrey Dean Morgan) conversa com Maggie (Lauren Cohan)

Divulgação/AMC

Salto no tempo e resoluções

Após a explosão dos zumbis, The Walking Dead teve um salto de um ano no tempo para mostrar como os sobreviventes se recuperaram do conflito. Ezekiel (Khary Payton) tornou-se o novo governador da Commonwealth e voltou a liderar uma comunidade após a queda do Reino. Mercer virou vice-governador, enquanto Pamela teve a sua vida poupada e passou o resto dos seus dias dentro da prisão.

A comunidade gigante foi reconstruída, com uma fonte em lembrança de todos os mortos, incluindo Rosita, Luke e Jules. Eugene, que teve um momento lindo de despedida ao lado de Rosita, teve uma filha com Max (Margot Bingham) e a nomeou Rosie –como homenagem a sua amiga mais antiga.

Além da Commonwealth, os sobreviventes reergueram Hilltop e Alexandria, destruídas após inúmeros conflitos contra inimigos. Carol (Melissa McBride) assumiu a antiga posição de Lance Hornsby (Josh Hamilton) e virou o elo entre as comunidades para que se mantenham sempre fortes.

Líder de Hilltop, Maggie disse a Negan que permitia que ele vivesse ao lado dos sobreviventes, mas que seria incapaz de perdoá-lo pelo que fez a ela. Em triste relato, a mãe de Hershel (Kien Michael Spiller) explicou que se lembrava do momento da morte do amado toda vez que olhava para o ex-vilão, mas que reconhecia seus esforços para se tornar uma pessoa melhor e que também iria lutar para enxergá-lo sem sentir raiva.

Khary Payton

Ezekiel (Khary Payton)

Divulgação/AMC

Em um aceno aos vindouros spin-offs de The Walking Dead, Maggie reuniu Daryl, Carol e outros protagonistas para falar sobre o futuro. A conversa não foi mostrada, mas a cena seguinte mostrou Daryl se despedindo de todos para explorar novas regiões e encontrar sobreviventes. Ele disse a Judith que faria de tudo para encontrar Rick e Michonne (Danai Gurira) e assegurou que retornaria vivo.

Em outra sequência, feita claramente para agradar a alguns fãs, Daryl e Carol conversaram para falar de sua separação. Inicialmente, os dois seriam protagonistas de uma das séries derivadas, mas Melissa McBride desistiu do projeto por não querer ficar longe da família durante muito tempo. O galã disse que gostaria que ela fosse com ele, mas ambos entenderam seus novos momentos e que os dois precisavam se separar temporariamente para continuarem crescendo.

A última cena da série mãe mostrou Daryl indo embora de Alexandria em sua clássica moto. É o fim de The Walking Dead, mas o início de um novo momento da franquia.

Andrew Lincoln

Rick (Andrew Lincoln) reapareceu no último episódio da série

Divulgação/AMC

Epílogo

Encerrado o último arco da produção original, The Walking Dead guardou a sua principal surpresa para o final. Os fãs reencontraram Rick e Michonne, que ressurgiram em diferentes momentos da linha do tempo para mostrar o que os aguardará no vindouro spin-off.

O casal apareceu escrevendo em um diário, relatando seus momentos no apocalipse zumbi. O texto de Michonne era direcionado a Judith, enquanto o de Rick parecia apenas lembranças do que ele passou. Neste momento, vários flashbacks mostraram os principais atores da série, entre vivos e mortos, para destacar a importância daqueles que sobreviveram.

A sequência revelou que, na verdade, Michonne está escrevendo no mesmo diário de Rick, o que indica que a sobrevivente tem seguido os passos do amado para encontrá-lo. O xerife, que surgiu descalço e com um casaco da CRM, em clara alusão a The Walking Dead: World Beyond (2020-2021), foi encontrado por um helicóptero que os estava perseguindo.

Na última cena da série, Rick sorriu enquanto estava prestes a ser feito refém, e Michonne surgiu vestida com uma armadura semelhante à de um samurai –e bem parecida com a roupa utilizada pela personagem nos quadrinhos. Montada em um cavalo, ela foi em direção à maior horda de zumbis que já apareceu em The Walking Dead.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?