Divulgação/Marvel Studios
Vencedor do Oscar e intérprete do Homem de Ferro, o ator comemora seu aniversário com um currículo recheado de grandes atrações
Robert Downey Jr. completa 60 anos nesta sexta-feira (4) com um currículo que atravessa Shakespeare, super-heróis, detetives vitorianos e cientistas que mudaram a história. Apesar dos altos e baixos na vida pessoal, o ator se reinventou e conquistou o que poucos em Hollywood conseguem: ser querido pela crítica, pelo público e também ser sinônimo de sucesso nas bilheteiras.
De papéis dramáticos a franquias bilionárias, Robert Downey Jr. se tornou sinônimo de carisma e intensidade. Por isso, a Marvel decidiu apostar novamente no astro e escalá-lo para um novo papel. De volta ao mundo dos Vingadores, o vencedor do Oscar terá a responsabilidade de viver o novo grande vilão da saga: Doutor Destino.
Antes de vestir armaduras tecnológicas, Robert Downey Jr. enfrentava os desafios das histórias de William Shakespeare. Em Ricardo III (1995), estrelado por Ian McKellen, ele interpreta o lorde Rivers em uma adaptação moderna e política da peça clássica.
Quando a Marvel apostou em Robert Downey Jr. para viver Tony Stark em Homem de Ferro (2008), poucos imaginavam que o ator se tornaria o pilar de um universo inteiro. Sarcástico, brilhante e vulnerável, sua performance definiu o tom do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) e marcou o retorno mais icônico da cultura pop.
Já em Sherlock Holmes (2009), ao lado de Jude Law, Downey Jr. apresentou uma versão mais bagunceira (e física) do detetive mais famoso do mundo. O filme, dirigido por Guy Ritchie, transformou a lógica e a dedução em cenas de ação aceleradas, sem perder o charme britânico. A química entre os protagonistas virou um dos trunfos da franquia.
Se Homem de Ferro foi o início, Vingadores: Ultimato (2019) representou o ápice. O sacrifício de Tony Stark fechou um ciclo com peso emocional e impacto real. A atuação de Downey Jr. nessa despedida elevou o nível de um filme que já era gigante — e deixou claro que o MCU, sem ele, nunca mais seria o mesmo.
Após viver um herói, Downey Jr. mergulhou na política e na ambiguidade moral de Lewis Strauss em Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan. A performance rendeu ao ator o Oscar de melhor ator coadjuvante, coroando uma fase madura e intensa de sua carreira.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?