FILMES E SÉRIES

Os membros dos Vingadores em cena de Capitão América: Guerra Civil

Divulgação/Marvel Studios

Marvel

Qual a ordem certa para assistir aos filmes e séries da Marvel?

A linha do tempo do Universo Cinematográfico Marvel pode ser um pouco confusa; a introdução de novos personagens nos próximos lançamentos deve deixar tudo ainda mais caótico

Victor Cierro

Victor Cierro

Desde 2008, a Marvel está construindo um universo cinematográfico complexo, repleto de super-heróis e vilões das histórias em quadrinhos. São quase 30 filmes e seis séries, que não seguem exatamente uma ordem cronológica de eventos, o que pode causar confusão em quem quer entender a história compartilhada por essas produções.

A conclusão da série Cavaleiro da Lua (Oscar Isaac) e a estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura deixam a linha do tempo da Marvel ainda mais caótica. Quer finalmente entender a ordem cronológica dos filmes e séries da Marvel (que é diferente da ordem de lançamento)? A Tangerina explica como funciona o MCU (Universo Cinematográfico Marvel) e onde cada filme e série se encaixam nessa linha do tempo.

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Chris Evans em cena de Capitão América: O Primeiro Vingador

Chris Evans em cena de Capitão América: O Primeiro Vingador

Divulgação/Marvel Studios

Depois de mostrar sua coragem no exército estadunidense mesmo sem ter um corpo atlético, Steve Rogers (Chris Evans) foi escolhido para um experimento ousado. Os Estados Unidos queriam um super soldado para vencer a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). E eles conseguiram. O projeto ultrassecreto resultou na criação do Capitão América que, mais tarde, veio a ser o líder dos Vingadores.

Onde assistir: Disney+

Capitã Marvel (2019)

Brie Larson em cena de Capitã Marvel

Trailer de Capitã Marvel

Brie Larson no filme Capitã Marvel, a heroína mais forte do MCU

Nos anos 1990, Carol Danvers (Brie Larson) virou a heroína mais poderosa de todo o MCU. Quando uma guerra intergaláctica chega na Terra, a personagem conhece o jovem Nick Fury (Samuel L. Jackson). O encontro entre os dois foi o primeiro passo da protagonista em direção aos Vingadores.

Onde assistir: Disney+

O Incrível Hulk (2008)

Edward Norton em cena de O Incrível Hulk

Edward Norton em cena de O Incrível Hulk

Divulgação/Marvel Studios

Bruce Banner (Edward Norton) foge para o Brasil por estar sendo perseguido pelo exército americano, que o considera uma ameaça mundial. Enquanto tenta achar uma cura para a mutação que o transforma em um monstro verde incontrolável, o Hulk, o protagonista tem uma tarefa difícil pela frente -impedir que outra vítima de testes feitos para replicar sua força, o Abominável (Tim Roth), o encontre e coloque muitas vidas em risco.

Onde assistir: Globolplay, Netflix e Star+

Homem de Ferro (2008)

Robert Downey Jr. em cena de Homem de Ferro

Trailer de Homem de Ferro

Robert Downey Jr. como o Homem de Ferro, o bilionário arrogante

O herdeiro da indústria armamentista que leva o sobrenome de sua família, Tony Stark (Robert Downey Jr.), sofre um ataque inesperado em sua visita ao território inimigo. Ele fica em cativeiro e conseguiu escapar depois de criar uma engenhosa armadura. Ao retornar para os Estados Unidos, o protagonista equipa ainda mais a armadura tecnológica e decide proteger o mundo sob a identidade do Homem de Ferro.

Onde assistir: Disney+

Homem de Ferro 2 (2010)

Robert Downey Jr. em cena de Homem de Ferro 2

O herói teve uma missão complicada em Homem de Ferro 2

Divulgação/Marvel Studios

O Homem de Ferro não quer compartilhar sua tecnologia com o exército estadunidense por temer que todo seu potencial caia em mãos erradas e seja usado para outros fins. Enquanto tenta formar novas alianças para impedir que isso aconteça, Tony precisa lidar com um novo inimigo e diversas burocracias.

Onde assistir: Disney+

Thor (2011)

Tom Hiddleston e Chris Hemsworth em cena de Thor

Trailer de Thor

Tom Hiddleston e Chris Hemsworth em cena de Thor

O deus nórdico do trovão, Thor (Chris Hemsworth), está pronto para assumir o trono de Asgard. Mas isso não acontece por conta de sua arrogância. Como se não bastasse, ele ainda provoca um novo confronto entre nações intergalácticas e seu reino. Então, seu pai Odin (Anthony Hopkins) decide bani-lo para a Terra como punição. Mas, enquanto reflete sobre seus erros e interage com terráqueos, ele precisa bolar um plano para impedir seu irmão Loki (Tom Hiddleston) de colocar a Terra em risco e usurpar seu direito ao trono em Asgard.

Onde assistir: Disney+

Os Vingadores (2012)

Cena de Vingadores

O grupo de heróis mais poderosos da Terra lutando lado a lado pela primeira vez

Divulgação/Marvel Studios

Quando a Terra fica sob ameaça extraterrestre, Nick Fury, o diretor da agência de segurança S.H.I.E.L.D., precisa de uma solução rápida. E, para isso, ele reúne uma equipe de heróis, os mais poderosos da Terra. Viúva Negra (Scarlett Johansson), Capitão América (Evans), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Homem de Ferro (Downey Jr.), Hulk (Mark Ruffalo) e Thor (Hemsworth) lutam lado a lado contra o exército alienígena comandado por Loki (Hiddleston).

Onde assistir: Disney+

Homem de Ferro 3 (2012)

Robert Downey Jr. em cena de Homem de Ferro 3

Trailer de Homem de Ferro 3

Robert Downey Jr. no chão, derrotado, em cena de Homem de Ferro 3

Depois de sofrer um ataque inesperado em sua própria casa colocando a vida de seus entes queridos em risco, Tony Stark precisa recuar e refletir. O personagem de Downey Jr. é um herói só por conta de sua armadura? O Homem de Ferro deve reagir para salvar seu legado e sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) de seu mais novo inimigo.

Onde assistir: Disney+

Thor: O Mundo Sombrio (2012)

Chris Hemsworth em cena de Thor: O Mundo Sombrio

O deus do trovão precisa salvar todos seus entes queridos em Thor 2

Jay Maidment/Marvel Studios

Enquanto Thor tenta restaurar a ordem na galáxia, o vilão Malekith (Christopher Eccleston) retorna da escuridão para trazer o caos para a vida do asgardiano. Com este novo antagonista poderoso, o deus do trovão precisa fazer uma aliança perigosa com seu irmão Loki para salvar todos seus entes queridos e o universo em si.

Onde assistir: Disney+

Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Chris Evans e Scarlett Johansson em cena de Capitão América: O Soldado Invernal

Trailer de Capitão América: O Soldado Invernal

Chris Evans e Scarlett Johansson em cena de Capitão América 2

Mesmo nos dias atuais, o Capitão América precisa lidar com problemas do passado. Agentes duplos se infiltraram na S.H.I.E.L.D., colocando várias missões em risco, querendo implodir a organização por dentro. Steve Rogers, Viúva Negra e o novato Falcão (Anthony Mackie) devem lutar lado a lado para proteger os Estados Unidos e a reputação de Nick Fury.

Onde assistir: Disney+

Guardiões da Galáxia (2014)

Cena de Guardiões da Galáxia

Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista) e Peter Quill (Chris Pratt) em Guardiões da Galáxia

Divulgação/Marvel Studios

Um dos primeiros filmes do MCU que se passa inteiramente fora da Terra. Após roubar um artefato, Peter Quill (Chris Pratt) chama a atenção de diversos criminosos intergaláticos e principalmente do vilão Ronan (Lee Pace). Para fugir do antagonista e descobrir porque tal item é tão importante, o chamado Senhor das Estrelas junta forças com Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Groot (Vin Diesel) e Rocket (Bradley Cooper), um bando de desajustados que acaba formando uma das equipes mais divertidas do MCU.

Onde assistir: Disney+

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Cena de Guardiões da Galáxia 2

Trailer de Guardiões da Galáxia Vol. 2

Os membros dos Guardiões da Galáxia na nave da equipe

Os heróis mais estabanados da galáxia ganham mais aventuras pelos cosmos. No segundo filme da franquia, os Guardiões da Galáxia tentam descobrir a verdadeira origem de Peter Quill e a identidade de seu pai, que parece bem poderoso.

Onde assistir: Disney+

Vingadores: Era de Ultron (2015)

Chris Evans e Chris Hemsworth em cena de Vingadores: Era de Ultron

Chris Evans e Chris Hemsworth em cena de Vingadores: Era de Ultron

Divulgação/Marvel Studios

O Homem de Ferro sempre teve um objetivo: a paz mundial. No entanto, após criar Ultron (James Spader), uma inteligência artificial feita para auxiliar na manutenção da paz na Terra, Tony Stark e os Vingadores precisam lidar com as consequências desta nova criação. O robô se revolta contra seu inventor e recruta um exército a fim de extinguir a humanidade. Seria o fim dos heróis mais poderosos da Terra?

Onde assistir: Disney+

Homem-Formiga (2015)

Paul Rudd em cena de Homem-Formiga

Trailer de Homem-Formiga

Paul Rudd no filme Homem-Formiga

Paul Rudd também está no MCU! O habilidoso ladrão Scott Lang recebe a oportunidade de usar um manto extraordinário, o do Homem Formiga, criado por Hank Pym (Michael Douglas), um dos primeiros heróis de que se tem registro. Com a capacidade de encolher seu corpo, o novo Homem-Formiga -contando com a ajuda de Hope (Evangeline Lilly)- deve cometer o roubo do século para salvar a Terra e assim limpar sua ficha criminal.

Onde assistir: Disney+

Capitão América: Guerra Civil (2016)

Cena de Capitão América: Guerra Civil

Capitão América e outros heróis lutaram contra o Homem de Ferro e sua equipe

Divulgação/Marvel Studios

Depois da batalha contra o Ultron ter resultado em terríveis baixas e na desconfiança da população frente aos heróis, líderes mundiais decidem implementar restrições sobre os Vingadores. Tony Stark, movido pela culpa de ter criado Ultron, acaba cedendo, mas Steve Rogers e metade da equipe não acham a medida adequada. Capitão América: Guerra Civil mostra a luta entre os heróis mais poderosos da Terra!

Onde assistir: Disney+

Doutor Estranho (2017)

Benedict Cumberbatch em cena de Doutor Estranho

Trailer de Doutor Estranho

Benedict Cumberbatch em cena de Doutor Estranho

Depois de sofrer um acidente de carro, o neurocirurgião Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) quer curar a sua mão para retomar a sua vida normal. Sem alternativas na medicina, o personagem busca soluções na magia, o que acaba abrindo portas nunca antes imaginadas pelo Doutor.

Onde assistir: Disney+

Pantera Negra (2018)

Lupita Nyong'o e Chadwick Boseman em cena de Pantera Negra

Lupita Nyong'o e Chadwick Boseman no filme Pantera Negra

Divulgação/Marvel Studios

A chegada de Eric Killmonger (Michael B. Jordan) colocou Wakanda e o resto da Terra em perigo. O novo rei T’Challa, interpretado por Chadwick Boseman (1976-2020), deve invocar toda a força do mito do Pantera Negra para salvar a história de seu país e sua população.

Onde assistir: Disney+

Viúva Negra (2021)

Scarlett Johansson e Florence Pugh em cena de Viúva Negra

Trailer de Viúva Negra

Scarlett Johansson e Florence Pugh em cena do filme Viúva Negra

Natasha Romanoff, a Viúva Negra, precisa confrontar seu passado. Enquanto tenta desvendar uma teoria da conspiração, a assassina tem o dever de retornar ao seu país natal, a Rússia, para salvar mulheres cooptadas pelo programa Viúva Negra. Vale ressaltar que Doutor Estranho, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Pantera Negra e Viúva Negra aconteceram ao mesmo tempo no MCU depois de Capitão América: Guerra Civil.

Onde assistir: Disney+

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Jon Fraveau, Robert Downey Jr. e Tom Holland em cena de Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Jon Fraveau, Robert Downey Jr. e Tom Holland no filme

Divulgação/Marvel Studios

Após lutar com os Vingadores, o jovem Peter Parker (Tom Holland) deve voltar para Nova York e retomar sua vida normal. Sob a tutela do Homem de Ferro, o Homem-Aranha quer missões de alto calibre, em vez de pequenos crimes no seu bairro. Mas quando o Cabeça de Teia encontra o Abutre (Michael Keaton), ele percebe a magnitude de sua tarefa como super-herói.

Onde assistir: Globoplay e Netflix

Thor: Ragnarok (2017)

Chris Hemsworth em cena de Thor: Ragnarok

Trailer de Thor: Ragnarok

Chris Hemsworth em cena de Thor: Ragnarok, o terceiro da franquia

O deus do trovão quer impedir o Ragnarok, o apocalipse de Asgard. Enquanto ele está preso no outro lado da galáxia, seu planeta natal está sendo destruído por sua irmã Hela (Cate Blanchett). O herói precisa achar uma solução para escapar do planeta Sakaar e derrotar a deusa da morte.

Onde assistir: Disney+

Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Evangeline Lilly e Paul Rudd em cena de Homem-Formiga e a Vespa

Evangeline Lilly e Paul Rudd como Vespa e Homem-Formiga, respectivamente

Divulgação/Marvel Studios

Scott Lang precisa balancear sua vida como pai e super-herói. Depois de Capitão América: Guerra Civil, o Homem-Formiga aceitou a prisão domiciliar para passar mais tempo com sua filha. Mas quando uma nova ameaça surge em São Francisco, o protagonista deve se juntar à Vespa (Evangeline Lilly) para salvar o dia.

Onde assistir: Disney+

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Josh Brolin em cena de Vingadores: Guerra Infinita

Trailer de Vingadores: Guerra Infinita

O maior vilão da Marvel, Thanos (Josh Brolin) em cena Guerra Infinita

O poderoso Thanos (Josh Brolin) quer reunir as seis Joias do Infinito para eliminar metade da população galáctica. Os heróis mais poderosos da Terra, os Vingadores, e os Guardiões da Galáxia precisam lutar lado a lado para salvar bilhões de seres.

Onde assistir: Disney+

Vingadores: Ultimato (2019)

Cena de Vingadores: Ultimato

As heroínas em cena de Vingadores: Ultimato

Divulgação/Marvel Studios

Após a vitória de Thanos, os heróis não conseguem superar a morte de seus amigos e da metade da galáxia. Enquanto tudo parecia perdido, o retorno surpreendente do Homem-Formiga criou esperanças para os Vingadores. Eles vão fazer de tudo para reverter as ações do vilão interpretado por Josh Brolin.

Onde assistir: Disney+

Loki (2021)

Tom Hiddleston em cena de Loki

Trailer de Loki

Tom Hiddleston na série do Disney+

Durante Vingadores: Ultimato, Loki alterou a linha do tempo ao roubar o Tesseract. Com esta infração, o Deus da Trapaça foi localizado e preso pela Autoridade de Variância Temporal. O personagem de Tom Hiddleston fica sem opção. Então, para evitar seu julgamento e extermínio, ele precisa ajudar o grupo de monitores da linha do tempo.

Onde assistir: Disney+

What If…? (2021)

Cena de What If...?

Os heróis das realidades alternativas do MCU

Divulgação/Marvel Studios

A série mostra as realidades alternativas do MCU. Durante os episódios, a animação do Disney+ introduz ao público a Capitã Carter, o Doutor Estranho do mal, os Vingadores zumbis e até T’Challa no grupo dos Guardiões da Galáxia.

Onde assistir: Disney+

WandaVision (2021)

Elizabeth Olsen e Paul Bettany em cena de WandaVision

Trailer de WandaVision

Elizabeth Olsen e Paul Bettany na série WandaVision

A Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) tentam ter uma vida normal depois dos acontecimentos de Vingadores: Ultimato. Enquanto tentam esconder seus poderes no subúrbio, o casal percebe algo de errado com a cidade.

Onde assistir: Disney+

Falcão e o Soldado Invernal (2021)

Daniel Brühl, Anthony Mackie, Sebastian Stan e Emily VanCamp em cena de Falcão e o Soldado Invernal

Daniel Brühl, Anthony Mackie, Sebastian Stan e Emily VanCamp na série Disney+

Divulgação/Marvel Studios

O legado do Capitão América precisa ser levado adiante. Sam Wilson (Anthony Mackie), o Falcão, descobre uma ameaça mundial iminente. Ao mesmo tempo, Bucky Barnes (Sebastian Stan), o Soldado Invernal, tenta se reintegrar à sociedade.

Onde assistir: Disney+

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)

Simu Liu em cena de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Trailer de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Simu Liu em cena de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Shang-Chi (Simu Liu) precisa enfrentar seu passado. Depois de fugir de seu país natal, ele deve retornar para China e confrontar seu pai, Xu Wenwu (Tony Chiu-Wai Leung), o líder da organização dos Dez Anéis.

Onde assistir: Disney+

Eternos (2021)

Cena de Eternos

Os membros dos Eternos no filme da Marvel

Divulgação/Marvel Studios

Os primeiros heróis vieram para proteger a Terra desde a criação da humanidade. Quando os monstros conhecidos como Deviantes ameaçam a população, os Eternos entram em ação. Após o retorno misterioso dessas criaturas, os personagens precisam se reunir mais uma vez para salvar o planeta.

Onde assistir: Disney+

Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Zendaya e Tom Holland em cena de Homem-Aranha: Longe de Casa

Trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa

Zendaya e Tom Holland em cena de Homem-Aranha: Longe de Casa

Peter Parker (Tom Holland) quer esquecer um pouco a vida de super-herói depois da intensa batalha contra Thanos (Josh Brolin). Mas, enquanto tentava desfrutar a viagem de seu colégio para a Europa, o Homem-Aranha foi surpreendido por uma missão de Nick Fury (Samuel L. Jackson).

Onde assistir: Prime Video

Gavião Arqueiro (2021)

Jeremy Renner e Hailee Steinfeld em cena de Gavião Arqueiro

Jeremy Renner e Hailee Steinfeld na série Disney+

Divulgação/Marvel Studios

Depois de tudo o que passou com os Vingadores, o Blip e a perda de sua melhor amiga, Clint Barton (Jeremy Renner) só quer levar uma vida calma com seus filhos. Mas quando a jovem Kate Bishop (Hailee Steinfeld) fica em perigo, o Gavião Arqueiro precisa entrar em ação para salvar a garota e manter sua identidade como Ronin em segredo.

Onde assistir: Disney+

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Benedict Cumberbatch e Tom Holland em cena de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Trailer de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Benedict Cumberbatch e Tom Holland em cena de Homem-Aranha 3

Depois de ter sua identidade revelada para o mundo inteiro, a vida do Cabeça de Teia nunca será mais a mesma. Em busca de soluções, o herói pede ajuda para o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch). O mago decide fazer um feitiço para todos esquecerem que Peter Parker é o Homem-Aranha. Mas a magia não dá certo e vilões de outras dimensões vão parar na realidade do Teioso.

Onde assistir: Apple TV (para aluguel)

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

O segundo filme estrelado por Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) entra de cabeça no Multiverso —a ideia de que existem infinitas realidades diferentes entre si, convivendo paralelamente, com infinitas versões dos heróis da Marvel. No longa, Strange tem que lidar com uma garota chamada America Chavez, que tem a habilidade de se locomover entre os diversos universos. Por conta dessa capacidade, ela está sendo caçada por uma entidade poderosíssima, que quer se apossar desse poder, o que pode ter consequências graves para o Multiverso. O Doutor Estranho então tem que visitar diferentes universos para conseguir impedir essa catástrofe, que pode destruir a sua própria realidade.
Onde assistir: cinemas.

Ainda fora da linha do tempo

Cavaleiro da Lua (2022)

Oscar Isaac em cena de Cavaleiro da Lua

Trailer de Cavaleiro da Lua

O vigilante quer trazer justiça em nome de Khonsu

Cavaleiro da Lua, a mais recente série da Marvel produzida para o Disney+, terminou seus seis episódios da primeira temporada de uma forma inédita para uma produção do MCU: sem estabelecer ligações diretas com outras séries ou filmes dos super-heróis do estúdio. Assim, não dá para saber com clareza exatamente em qual ano —e qual universo— está Marc Spector (Oscar Isaac), o mercenário com Transtorno Dissociativo de Identidade que se torna avatar do deus egípcio da lua, Konshu. Na produção, conhecemos sua outra identidade, o pacato inglês Stephen, que tem lapsos de memória quando Marc entra em cena. Aos poucos ele entende o que está acontecendo e as duas identidades têm que juntar forças para impedir que Arthur Harrow (Ethan Hawke), seguidor da deusa Ammit, a Devoradora de Corações, consiga libertá-la, permitindo que ela julgue toda a humanidade pelos crimes que ainda não cometeram. Para isso, eles contam com a ajuda de Layla El-Faouly (May Calamawy), mulher de Marc.
Onde assistir: Disney+

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal