Divulgação/Apple TV+
Em conversa com a Tangerina (com direito a falas em português), ator mexicano abriu o jogo sobre o peso de representar os latinos nos EUA
Ator desde os anos 1990, Jaime Camil só conquistou a crítica e o público norte-americano ao atuar em Jane the Virgin (2014-2019), série na qual roubou a cena como o pai canastrão da protagonista. Agora, ele é um dos integrantes do elenco estrelado de Schmigadoon!, comédia musical do Apple TV+ que encerra sua segunda temporada nesta quarta-feira (3). E o artista brilha ao cantar e dançar na pele do sargento Rivera –que tem um número surpreendente no episódio da vez.
Para o público do Brasil, ver Camil fazer sucesso em Hollywood tem um gostinho especial: ele é filho da pintora brasileira Cecília Saldanha da Gama, fala português fluentemente e, inclusive, conversou com a Tangerina no idioma de sua mãe. E, se você é do tipo que curte uma fofoca, fique com essa: o ator até namorou Adriane Galisteu no início dos anos 2000!
Schmigadoon! não é a primeira vez que o ator precisa encarar um musical: ele chegou a se apresentar na Broadway como o advogado Billy Flynn, de Chicago –personagem que, inclusive, foi alvo de uma homenagem/paródia na série do Apple TV+. Mas o contato de Camil com o gênero aconteceu tardiamente, o que teve um efeito direto em sua performance.
“Eu cresci no México, e lá os musicais chegaram um pouco tarde. O primeiro que vi e que me impactou muito foi Starlight Express. É claro que estou familiarizado com Cabaret, Sweeney Todd, Chicago [espetáculos que norteiam o enredo do segundo ano da série], mas creio que no México os musicais eram O Fantasma da Ópera, Rent, Violinista no Telhado, que poderiam estar em uma terceira temporada de Schmigadoon!. Eu me identifico mais com essa época de musicais, porque obviamente foram os que chegaram no México com mais penetração e mais força.”
Mesmo sem conhecer tanto os espetáculos que reproduz na TV, o ator se belisca toda vez que pensa nos colegas de elenco com quem contracena em Schmigadoon!. “Outro dia, eu estava jantando com Ann Harada e Jane Krakowski, que são a realeza da Broadway, e com Cinco Paul [showrunner e criador da série], no novo point de Nova York. E aí eu tive um momento em que pensei: ‘Meu Deus, estou com essas pessoas que eu amo e profissionais que eu respeito’. São pessoas que eu admirei a minha vida toda, e agora estamos trabalhando juntos nessa série”, elogiou.
“Estamos em uma plataforma linda, como o Apple TV+, que tem outros projetos com elenco de primeira. É incrível! São tantas bênçãos e enche meu coração de alegria. Eu me sinto privilegiado de fazer parte dessa série”, continua Camil, empolgado.
Mas o mexicano também sente o peso de ocupar um lugar de destaque na indústria norte-americana. “Eu quero continuar a abrir uma estrada nos Estados Unidos e em Hollywood para outros nomes da minha geração de atores. Mas, mais do que isso, quero ajudar as próximas gerações, porque ainda há muito caminho a ser percorrido. Espero que o que eu estou fazendo, o que Eugenio Derbez e Karla Souza estão fazendo, o que todos nós estamos fazendo seja positivo. Sei que sou um exemplo de representação em Hollywood, mas a estrada ainda é longa.”
Com o lançamento do último episódio nesta quarta (3), as duas temporadas de Schmigadoon! estão disponíveis completas no Apple TV+. Confira o trailer:
Schmigadoon! - Segunda temporada
Veja trailer dos novos episódios da comédia musical do Apple TV+
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?