MIX

Wagner Moura está na disputa do Emmy 2022

Divulgação/Apple TV+

INSCRITOS NA CORRIDA

Wagner Moura não está só! Dez atores com sangue brasileiro buscam Emmy

Wagner Moura, Morena Baccarin e Barbie Ferreira são alguns dos nomes ligados ao Brasil que decidiram tentar a sorte no Emmy 2022

Luciano Guaraldo

Em um ano de retomada para a indústria televisiva, 2.800 atores e atrizes estão tentando uma vaga no Emmy 2022. São 935 a mais do que o número de inscritos no ano passado. Desse total impressionante, dez têm sangue brasileiro ou nasceram em território tupiniquim. E Wagner Moura, claro, é um deles.

Apesar de ser o protagonista masculino da série Iluminadas, da Apple TV+, Wagner preferiu se inscrever como coadjuvante em drama. A categoria é mais concorrida (são 434 inscritos, contra 134 na lista de atores principais), mas permite que o brasileiro fuja de nomes fortes como Brian Cox (Succession), Lee Jung-jae (Round 6), Jason Bateman (Ozark), Sterling K. Brown (This Is Us) e Bob Odenkirk (Better Caul Saul), que têm suas indicações praticamente asseguradas.

Mas isso não significa que a jornada de Wagner Moura ao Emmy vá ser mais fácil como coadjuvante. Ali, ele vai encarar Kieran Culkin, Matthew Macfadyen e Nicholas Braun (todos de Succession), Billy Crudup (The Morning Show), Oh Young-soo (Round 6), Giancarlo Esposito e Jonathan Banks (Better Caul Saul) e David Harbour (Stranger Things), entre muitos outros. No site Gold Derby, que avalia as chances de cada ator na premiação, o brasileiro é apenas o 66º na lista.

Dois fatores podem ajudar Wagner na disputa: primeiramente, o fato de ele já ter chamado a atenção da crítica em Narcos (2015-2017), que lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro. Ou seja, ele não é um total estranho para os votantes. O segundo é Elisabeth Moss, parceira do brasileiro em Iluminadas. A atriz já foi indicada dez vezes ao Emmy (venceu duas), e o fato de ela protagonizar a série pode atrair olhares de jurados que deixariam a produção passar em branco com outra estrela no lugar.

Quer saber quem são os outros nove atores com sangue brasileiro que se inscreveram no Emmy 2022? A Tangerina te conta!

Alfred Enoch, Barbie Ferreira e Bianca A. Santos no Emmy

Alfred Enoch, Barbie Ferreira e Bianca A. Santos têm pais brasileiros

Divulgação/Apple TV+, HBO e ABC

Conhecido por seu trabalho na franquia Harry Potter e na série How to Get Away with Murder (2014-2020), Alfred Enoch é filho de pai inglês com mãe brasileira e, neste ano, estrelou uma produção nacional, Medida Provisória (2022). Ele se inscreveu como ator convidado em série de drama por sua participação em Fundação, da Apple TV+. É uma das categorias com menos nomes –são “apenas” 94.

Criada pela mãe, pela tia e pela avó brasileiras, Barbie Ferreira não teve muito destaque na segunda temporada de Euphoria, mas ainda assim decidiu se inscrever como coadjuvante em série de drama no Emmy. Ela vai concorrer com outras 383 atrizes –inclusive com sua colega de elenco Sydney Sweeney, a mais cotada da produção adolescente da HBO a conseguir uma vaga. Zendaya, que já levou uma estatueta pela primeira temporada, está na categoria de atriz principal, é claro.

Nome pouco conhecido entre os brasileiros, Bianca Alexa Santos se inscreveu como atriz convidada em série de drama por sua participação em Grey’s Anatomy. Ela, que tem pai brasileiro e mãe cubana, interpretou a paciente Kristen Clark em quatro episódios da 18ª temporada do drama médico.

Camila Mendes, Jaime Camil e Jordana Brewster no Emmy

Camila Mendes, Jaime Camil e Jordana Brewster têm família no Brasil

Divulgação/The CW, Apple TV+ e Universal

Estrela de Riverdale, Camila Mendes se inscreveu pela sexta temporada de Riverdale —a série chegará ao fim no sétimo ano. Filha de pais brasileiros, a jovem chegou a morar no Brasil durante um ano de sua infância e fala português fluente, apesar de nunca ter tido a oportunidade de trabalhar usando o idioma. Ela concorre como atriz principal em série de drama.

O astro mexicano Jaime Camil também está inscrito no Emmy. Filho de uma artista plástica brasileira, ele concorre como ator coadjuvante em comédias por seu trabalho na produção musical Schmigadoon!. Queridinho da crítica norte-americana desde que fez Jane the Virgin (2014-2019), ele ocupa a posição 54 de sua categoria no Gold Derby.

Com mãe brasileira e criada no Rio de Janeiro, Jordana Brewster tem uma indicação curiosa para o Emmy. A atriz se inscreveu como convidada em comédias por seu trabalho em The Other Two, na qual interpreta… ela mesma! A musa da franquia Velozes & Furiosos aparece em um episódio para desmascarar Dean (Michael Campayno), um ator que esconde um segredo sobre sua orientação sexual –não, não é o segredo que você imaginou.

Laysla de Oliveira, Morena Baccarin e Rafael Silva disputam Emmy

Laysla de Oliveira, Morena Baccarin e Rafael Silva estão inscritos no Emmy 2022

Divulgação/Netflix, NBC e Fox

Outra filha de brasileiros que se inscreveu como atriz convidada, só que em drama, é Laysla de Oliveira. A canadense vive o demônio Dodge na série Locke & Key, da Netflix, e decidiu concorrer ao Emmy pelo último episódio da segunda temporada, na qual sua personagem é tomada por Ellie (Sherri Saum), mostrando diferentes facetas de seu talento.

Indicada ao Emmy de atriz coadjuvante em 2013 por seu trabalho em Homeland (2011-2020), Morena Baccarin agora quer a estatueta de atriz principal em série de drama por The Endgame (2022). Nascida no Rio de Janeiro, ela emplacou uma longa carreira em Hollywood antes de voltar ao Brasil para contracenar com Selton Mello em Sessão de Terapia.

Por fim, o mineiro Rafael Silva decidiu tentar a sorte no Emmy 2022 como ator coadjuvante em drama por seu trabalho em 9-1-1: Lone Star. O brasileiro já havia se arriscado no ano passado, mas não conseguiu uma indicação. Será que neste ano ele tem mais chances? A seu favor, há a torcida do público LGBTQIA+ por seu personagem, que vive um romance com T.K. (Ronen Rubinstein).

Quem você gostaria de ver indicado ao Emmy? A lista de indicados será revelada em 12 de julho, e a cerimônia de entrega dos troféus está marcada para 12 de setembro.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal