Divulgação/New Line Cinema
Elijah Wood se juntou a antigos colegas de elenco para mostrar que a Terra-Média pode (e deve) ser mais inclusiva
Intérprete de Frodo Bolseiro na trilogia original de O Senhor dos Anéis, Elijah Wood entrou na batalha contra fãs racistas que estão boicotando a série Os Anéis de Poder. Os seguidores criticam a escalação de atores negros para viverem personagens fictícios na obra de fantasia baseada nos escritos de J. R. R. Tolkien (1892-1973).
Em seu perfil no Twitter, Elijah Wood apareceu ao lado de Billy Boyd (Pippin) e Dominic Monaghan (Merry) vestindo camisetas que mostram orelhas de criaturas da Terra-Média em diferentes tons de pele. Acima da imagem, a frase “Todos são bem-vindos” está escrita em élfico. A mensagem também foi escrita pelo ator na publicação.
Sean Astin, que viveu Sam na franquia, também apareceu usando um boné com a mesma estampa. A mensagem parece ser clara: até os atores que participaram da adaptação de uma Terra-Média totalmente branca abraçam a diversidade e querem mais cores na saga.
A atriz e apresentadora Whoopi Goldberg já havia detonado os fãs racistas durante o programa The View, que ela modera na rede norte-americana ABC. “Arranjem um emprego! Eles não existem no mundo real. Sabe de uma coisa? Não há dragões. Não há hobbits. Você está me dizendo que pessoas negras não podem ser pessoas falsas também? É isso que você está me dizendo? Não sei se é tipo um clube de hobbits, não sei se vai haver protestos, mas, gente! O que há de errado com vocês?”, criticou.
Já o bilionário Elon Musk, dono da Tesla, foi um dos que criticou a adaptação de O Senhor dos Anéis. Mas não pela cor da pele dos personagens. “Quase todo personagem homem é um covarde, um babaca ou os dois. Apenas Galadriel [Morfydd Clark] é corajosa, inteligente e gentil”, escreveu o empresário no Twitter. “Tolkien está se revirando no túmulo.”
Ao tomar conhecimento dos comentários do bilionário, Neil Gaiman não teve papas na língua. O autor britânico defendeu a atração e ironizou as opiniões de Musk citando o fracasso em sua tentativa de comprar o Twitter. “Elon Musk não vem me pedir conselhos sobre como falhar em comprar o Twitter, e eu não vou até ele para críticas sobre filmes, séries ou literatura”, alfinetou.
Independentemente das críticas, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder se tornou a maior estreia da história do Prime Video, com mais de 25 milhões de espectadores assistindo à série em um dia. Os dois primeiros episódios da série já estão disponíveis no Prime Video. A plataforma disponibilizará um inédito semanalmente, sempre às sextas-feiras.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?