15 séries com episódios de 30 minutos ou menos - Tangerina

FILMES E SÉRIES

Capa lista de séries curtas com imagens de Fleabag, Rick e Morty e Cobra Kai

Fotos e ilustração: Divulgação / Arte: Tangerina

Listas

Sem tempo irmão! 15 séries imperdíveis com episódios de até 30 minutos

Uma lista pra quem curte maratonar, mas não quer torrar todo o seu final de semana no sofá

Rafael Argemon
Rafael Argemon

Você adora maratonar séries mas não está com tempo –ou vontade mesmo– de encarar dezenas de temporadas com episódios de quase 1 hora de duração? Calma, você não está sozinho! Nós te entendemos perfeitamente. 

Foi pensando nisso que a Tangerina reuniu algumas de nossas séries preferidas com episódios que não passam de 30 minutos para quem quer curtir uma maratona sem torrar todo o seu final de semana no sofá. 

Aliás, uma série não precisa ser longa para ser boa. E não vá achando que só tem comédia. Tem drama também. E suspense, terror… ou tudo junto. Isso sem falar que é multiplataforma, ou seja, você encontra aqui títulos da Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Star+

Boa (mini) maratona!

Alguém em Algum Lugar (2022) / 1 temporada

Cena da série Alguém em Algum Lugar

Trailer de Alguém em Algum Lugar

Bridget Everett é gente como a gente tentando amadurecer aos 40

Uma pequena série sobre pessoas comuns em uma pequena cidade no interior do Kansas não parece algo lá muito tentador. Mas, acredite, Alguém em Algum Lugar vai te conquistar porque mostra a história de gente como a gente. Pessoas que fogem totalmente do padrão hollywoodiano. Que às vezes riem de si mesmas, choram, desapontam alguém, fazem um amigo inesperado… E Bridget Everett incorpora esse espírito de uma forma tão contagiante. Na trama, ela é  Sam, uma mulher nos seus quarenta e poucos anos que encontra num grupo de “estranhos” que não se encaixam na restrita comunidade local uma motivação para buscar a felicidade.
Onde ver: HBO Max

Atlanta (2016 – ) / 2 temporadas

Atlanta

Trailer de Atlanta

Donald Glover faz um retrato engraçado, duro e até surreal de como ser negro nos EUA

Atlanta trata temas como pobreza, falta de oportunidade, criminalidade e racismo sem se fixar em um gênero. Às vezes a série é cômica, em outras, trágica, e em tantas outras, absurda. Criada pelo ator/roteirista/humorista/rapper Donald Glover, ela abre nossos olhos para as bizarrices da realidade que os negros enfrentam diariamente na América dos guetos, utilizando um lirismo que beira o fantástico.
Onde ver: Netflix e Star+

BoJack Horseman (2014 – 2020) / 6 temporadas

BoJack Horseman

Trailer de BoJack Horseman

Série animada faz uma agridoce análise do vazio da cultura das celebridades

Não se engane com o fato de BoJack Horseman ser uma animação. E também com o fato de ser uma comédia. Sua versão satírica de uma Hollywood povoada por animais antropomorfizados traz reflexões bem profundas –e tristes– sobre a vida vazia de significados das celebridades. A série conta a história de um cavalo que era a estrela de uma famosa série de TV nos anos 1990 mas que hoje não passa de uma ex-celebridade amargurada.
Onde ver: Netflix

Boneca Russa (2019 – ) / 1 temporada

Cena da série Boneca Russa

Trailer de Boneca Russa

Natasha Lyonne te leva por uma jornada de bugar a cabeça

A premissa de Boneca Russa não parece lá tão inovadora, pois utiliza o batido recurso do looping temporal para contar uma história de redenção. Mesmo recurso usado por inúmeros filmes, como Feitiço do Tempo (1993) ou No Limite do Amanhã (2014). Mas ela é bem mais do que isso. A protagonista é Nadia Vulvokov (Natasha Lyonne), uma mulher que comemora seus 36 anos em uma festa no apartamento chique de uma amiga. Ao sair de lá durante a madrugada para procurar seu gato perdido, acaba morrendo atropelada. A morte, porém, não é o fim para ela, que “acorda” no mesmo banheiro do apartamento onde acontece seu aniversário. E assim, sucessivamente até resolver o que precisa ser resolvido na vida.
Onde ver: Netflix

Fleabag (2016 – 2019) / 2 temporadas

Trailer de Fleabag

O humor ácido da inglesa Phoebe Waller-Bridge redeu diversos Emmy para a série

Série que elevou o nome da roteirista/atriz Phoebe Waller-Bridge  como maior fenômeno do da TV em 2019, a inglesa Fleabag traz sua própria autora como uma típica londrina que, após uma tragédia pessoal, vê sua vida entrar em parafuso. Com diálogos super afiados e recheados daquele cruel humor britânico, Fleabag vai fazer você rir e chorar na mesma medida. Ainda mais quando entra em cena o “padre gato”, na segunda e última temporada.
Onde ver: Amazon Prime Video

Flight of the Conchords (2007 – 2009) / 2 temporadas

Jemaine Clement e Bret McKenzie formam a melhor pior banda do mundo em Flight of the Conchords

Divulgação

Desde 2007, quando lançaram a série Flight of the Conchords, a dupla dinâmica de atores/roteiristas/diretores Jemaine Clement e Taika Waititi quer mostrar ao mundo que a Nova Zelândia tem muito mais a oferecer do que apenas hobbits, elfos, orcs e ovelhas. Nela, dois amigos neozelandeses, Jemaine e Bret (Clement e Bret McKenzie), passam pelos mais variados perrengues em Nova York, tentando emplacar a sua banda: a Flight of the Conchords. Com uma base de fãs que se resume a uma pessoa e shows em lugares inusitados, como um elevador, eles transformam suas experiências em músicas hilárias.
Onde ver: HBO Max

Homecoming: De Volta à Pátria (2018 – ) / 2 temporadas

Trailer de Homecoming

Julia Roberts estreia na TV com ótimo thriller dirigido pelo criador de Mr Robot

Produção que marcou a estreia de Julia Roberts como protagonista de uma série, Homecoming: De Volta à Pátria é um suspense baseado em um podcast ficcional que gira em torno de uma misteriosa instituição que auxilia na reintegração de soldados à vida civil. Todos os episódios são dirigidos por Sam Esmail, criador da excelente Mr. Robot. Já a segunda temporada, dirigida por Kyle Patrick Alvarez e estrelada pela atriz/cantora Janelle Monáe, não foi tão bem recebida. Mas também é muito boa e merece uma chance.
Onde ver: Amazon Prime Video

Los Espookys (2018 – ) / 1 temporadas

Trailer de Los Espookys

Ainda pouco conhecida, série mexicana faz rir com as situações mais inesperadas

Co-produção entre México e EUA, a série criada pelos comediantes Julio Torres, Ana Fabrega e Fred Armisen trata de pessoas apaixonadas por recriar cenas de terror com muitos (de)efeitos especiais. Los Espookys é o nome da empresa de quatro amigos: Renaldo (Bernardo Velasco), Andrés (Torres), Úrsula (Cassandra Ciangherotti) e sua irmã Tati (Fabrega). Eles produzem cenas falsas de terror para clientes que incluem um padre que quer encenar um exorcismo quando sua popularidade começa a cair e uma pesquisadora que precisa de alienígenas reais para uma apresentação que vai fazer para o governo. Pode parecer estranho, e é mesmo, mas Los Espookys vai te fazer rir das coisas mais inesperadas.
Onde ver: HBO Max

Only Murders in the Building (2021 – ) / 1 temporada

Cena da série Only Murders in the Building

Trailer de Only Murders in the Building

Only Murders in the Building é simplesmente uma das melhores séries de 2021

Leve e engraçada, Only Murders in the Building conquistou crítica e público com sua trama envolvente e carisma do trio de protagonistas, formado pelos comediantes veteranos Steve Martin e Martin Short, além da cantora pop Selena Gomez, que se sai muito bem como atriz. A história, que brinca com a febre de podcasts sobre crimes, se passa dentro de um antigo e luxuoso prédio no coração de Manhattan, quando um dos moradores é encontrado morto, vítima de um suposto suicídio. Meio que por acaso, três moradores, o solitário ator Charles-Haden Savage (Martin), o decadente diretor teatral Oliver Putnam (Short) e a misteriosa Mabel Mora (Gomez), se juntam para desvendar o caso, que eles acham que foi, na verdade, um homicídio.
Onde ver: Star+

Reservation Dogs (2021 – ) / 1 temporada

Cena da série Reservation Dogs

Trailer de Reservation Dogs

Comédia agridoce de Taika Waititi dá espaço para nativos americanos brilharem

Prepare-se para rir e se emocionar com um grupo dos mais carismáticos de adolescentes indígenas que vivem em uma empobrecida reserva nos cafundós de Oklahoma. Bagre frito, rap, pequenos roubos, uma grande amizade tragicamente interrompida, sonhos de uma vida melhor longe da pobreza e isolamento… O mundo de Reservation Dogs traz aquele humor levemente surreal e agridoce do roteirista e diretor Taika Waititi (de Thor: Ragnarok e Jojo Rabbit) que vai te pegar de uma maneira ou de outra.
Onde ver: Star+

Rick & Morty (2013 – ) / 5 temporadas

Rick e Morty

Trailer de Rick & Morty

Com toneladas de referências pop, anárquica animação faz rir e pensar na mesma medida

A grande graça da animação mais anárquica e ácida dos streamings é a sua utilização engenhosa do conceito de mundos paralelos. Criada pela dupla Dan Harmon e Justin Roiland em 2013 como uma brincadeira com o filme De Volta para o Futuro (1985), ela retrata as aventuras abarrotadas de referências pop do genial e autodestrutivo cientista Rick e seu neto bobão, Morty. Com humor mordaz e porradas filosóficas de cortar o coração em histórias que abordam temas como morte, privacidade, amor, existência, pertencimento e cultura nerd/geek em geral.
Onde ver: HBO Max e Netflix

Seinfeld (1989 – 1998) / 9 temporadas

Seinfeld

Trailer de Seinfeld

O "show sobre o nada" que nos faz rir de absolutamente tudo

Produção que revolucionou a boa e velha fórmula da sitcom, a série sobre o nada que falava sobre tudo experimentou com todo tipo de narrativa estranha, abordando temas tabu com um humor cínico nunca antes visto na TV americana. Criada pelos comediantes Jerry Seinfeld e Larry David, a série sobre um grupo de amigos cheios de manias que vivem em Nova York se transformou em ícone da cultura pop, construindo todo um universo de frases de efeito e personagens marcantes que viraram referência para diversas outras séries e artistas.
Onde ver: Netflix

Servant (2019 – ) / 3 temporadas

Cena da série Servant

Trailer de Servant

Série produzida por M. Night Shyamalan é um deleite visual deliciosamente macabro

A história de Servant pode não fazer o menor sentido, mas o que vale nessa série produzida por M. Night Shyamalan é o clima de suspense sufocante com algumas boas pitadas de humor sombrio. É quase uma peça de teatro, já que a ação se passa quase que toda dentro da casa de um casal que lida com a perda de seu filho com poucos meses de vida de uma forma bem estranha. E as coisas ficam ainda mais esquisitas quando uma nova baba entra na equação.
Onde ver: AppleTV+

The Good Place (2016 – 2020) / 5 temporadas

The Good Place

Trailer de The Good Place

Série que te faz rir e ainda traz algumas questões filosóficas bem legais

A vibe “bobinha” dos primeiros episódios de The Good Place é bem enganadora. Mesmo sendo uma comédia até leve, a série traz alguns questionamentos filosóficos bem interessantes. Nela, Eleanor Shellstrop (Kristen Bell) é enviada a um tal Good Place (um tipo de céu) depois que morre. Lá, as pessoas encontram suas almas gêmeas para viver felizes por toda a eternidade. Porém, ela descobre que foi parar lá por engano e fará de tudo para não ser despachada ao temido Bad Place.
Onde ver: Netflix

What we do in the Shadows (2019 – ) / 3 temporadas

Cena da série What do we do in the Shadows

Trailer de What we do in the Shadows

Você vai ficar assustado do quanto vai rir dessa ótima comédia com toques de terror

Versão para a TV do cult neozelandês criado e dirigido por Taika Waititi e Jemaine Clement em 2014, essa divertidíssima série cômica transporta a ação do filme da capital da Nova Zelândia, para Staten Island, região de Nova York onde quatro vampiros –três antigos sugadores de sangue e um irritante sugador de energia– e um esforçado lacaio, dividem uma casa. Fique ligado nas muitas participações pra lá de especiais de nomes como Tilda Swinton, Haley Joel Osment, Benedict Wong, Mark Hamill, entre outros.
Onde ver: Star+

Leia mais:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal