Divulgação
Produção ucraniana chamou a atenção após a eleição de seu protagonista e a posterior guerra com a Rússia
A comédia ucraniana Servo do Povo (2015-2019), estrelada pelo presidente Volodymyr Zelenskyy, vai ganhar um remake na Polônia. A atração já está sendo gravada sob o título de Sługa Narodu (Servo da Nação, em tradução livre) e traz o ator Marcin Hycnar (de Hotel 52) como Ignacy Konieczny, o homem comum que é eleito governante do país –o mesmo papel vivido por Zelenskyy na Ucrânia.
É muito raro que produções ucranianas ganhem destaque no panorama mundial, mas Servo do Povo chamou a atenção por elevar o clichê “a vida imita a arte” à enésima potência. No país europeu, atualmente em guerra com a Rússia, Volodymyr Zelenskyy interpretou Vasily Petrovych Goloborodko, um professor de História que é eleito presidente.
Menos de dois meses após a exibição do último capítulo, o ator foi empossado como governante do país na vida real. Ele, inclusive, usou o título da série como o nome do seu partido, para aproveitar as coincidências da ficção na campanha eleitoral. No Brasil, as três temporadas e um filme de Servo do Povo estão disponíveis na Netflix.
“Esse é um roteiro muito poderoso –uma comédia, mas que falou tão profundamente com o povo da Ucrânia que mudou o curso da história política do país e, consequentemente, do mundo todo. Naturalmente, mal podemos esperar para ver o que o futuro tratá para a versão polonesa”, disse Berkin Nalbantlı, executivo de vendas e aquisições da Eccho Rights, que negocia os direitos de Servo do Povo para o mundo, em comunicado à imprensa divulgado pelo Deadline.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?