(Foto: Divulgação/Warner Bros.)
A existência da nova série no Prime Video pesa diretamente contra o futuro da franquia com Robert Downey Jr. e Jude Law
Sherlock Holmes está oficialmente de volta, mas não da forma que muitos fãs esperavam. Em vez de finalmente avançar com o aguardado terceiro filme estrelado por Robert Downey Jr. e Jude Law, a franquia ganhou um novo caminho que praticamente sepulta qualquer chance de continuação direta do cinema. A mudança envolve justamente o nome mais associado ao sucesso moderno do detetive: Guy Ritchie.
Entre 2009 e 2011, Guy Ritchie comandou os dois filmes de Sherlock Holmes com Robert Downey Jr. no papel principal e Jude Law como Watson. Os longas foram sucessos de bilheteria, somando mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) mundialmente, e ajudaram a redefinir o personagem para o público do século 21. Mesmo assim, o terceiro capítulo passou mais de uma década preso no desenvolvimento, sem nunca sair do papel.
Agora, 14 anos depois de O Jogo de Sombras, Guy Ritchie retorna ao universo de Sherlock Holmes com um projeto totalmente diferente. O cineasta é o diretor e produtor executivo de Young Sherlock, nova série do Prime Video que não tem qualquer ligação com os filmes estrelados por Robert Downey Jr. A produção acompanha uma versão bem mais jovem do detetive, interpretada por Hero Fiennes Tiffin.
Ambientada na década de 1870, a série mostra Sherlock aos 19 anos, lidando com seu primeiro grande mistério de assassinato, muito antes de se tornar a figura lendária conhecida da literatura e do cinema. A temporada terá oito episódios, todos lançados de uma vez no streaming em 4 de março de 2026.
Hero Fiennes Tiffin em cena de Young Sherlock
(Foto: Divulgação/Prime Video)
A existência de Young Sherlock pesa diretamente contra o futuro do filme Sherlock Holmes 3. Guy Ritchie chegou a ser substituído na direção do próximo longa, quando Dexter Fletcher assumiu o projeto. No entanto, o fato de o diretor ter conseguido tirar outra adaptação do papel com muito mais facilidade é visto como um sinal claro de mudança de prioridades do estúdio.
Além disso, a agenda dos protagonistas também joga contra. Robert Downey Jr. está de volta ao MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) como Doutor Destino, um vilão que deve ter papel central nos próximos filmes dos Vingadores, enquanto Jude Law segue envolvido em grandes produções de cinema e TV. Com o novo Sherlock já em andamento, a sensação é de que a era Downey Jr. como o detetive ficou definitivamente no passado.
Na prática, o retorno de Sherlock Holmes acontece, mas em outra forma, outro tom e outro rosto. Para os fãs que ainda aguardavam uma continuação direta dos filmes, Young Sherlock surge como o projeto que encerra, de vez, a longa espera por Sherlock Holmes 3.
Assista abaixo ao teaser da nova série do Prime Video:
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?