Station 19: Spin-off de Grey's Anatomy vive crise no bastidor - Tangerina

FILMES E SÉRIES

Jaina Lee Ortiz e Ellen Pompeo em Station 19

Divulgação/ABC

OFENSA RACISTA

Station 19: Spin-off de Grey’s Anatomy atravessa crise nos bastidores

Episódio com ofensas racistas à comunidade latina chocou roteiristas da série, e produção acabou paralisada até que situação fosse resolvida

Luciano Guaraldo

Série derivada de Grey’s Anatomy, Station 19 atravessa uma crise inédita nos bastidores. Um dos roteiros da sexta temporada chocou elenco e equipe ao abusar de termos racistas para se referir a latinos –apesar de a atração ter Jaina Lee Ortiz, integrante da comunidade, como protagonista. Toda a sala de escritores foi paralisada até que a questão seja resolvida.

De acordo com o Deadline, as ofensas seriam proferidas por um personagem racista. Porém, mesmo que usado por um antagonista, o termo “beaner” não caiu bem. A palavra é usada para atacar latinos e hispânicos, especialmente mexicanos, e remete ao uso do feijão na culinária da comunidade. O problema ficou ainda pior porque o episódio em questão foi atribuído a um roteirista branco.

O esboço do capítulo foi recebido com choque e descrença entre os roteiristas, e a tensão cresceu a ponto de a sala virtual ser paralisada. Krista Vernoff, showrunner tanto de Grey’s Anatomy quanto de Station 19, mandou um e-mail para a equipe e agendou uma reunião com todos para terça-feira (2), no qual “problemas sistêmicos e um dano recente” seriam debatidos. Segundo fontes da reportagem, outros casos de racismo já haviam ocorrido, e essa teria sido a gota d’água.

“Nós não vamos fazer reuniões nem deveríamos trocar e-mails em grupo até a reunião. Não vamos continuar como se nada tivesse acontecido até que os problemas sistêmicos e o dano recente sejam discutidos e que o processo de cura tenha começado”, escreveu a produtora.

“Como empresa, está no nosso DNA revisar constantemente a cultura de nossas produções e fazer mudanças rápidas se e quando elas não estiverem no padrão dos valores da Shondaland”, disse o estúdio Shondaland, da produtora Shonda Rhimes, ao Deadline. “Uma situação recente na sala de roteiros de Station 19 nos deu a oportunidade de reimaginar a estrutura de liderança para criar um ambiente mais respeitoso e inclusivo.”

De acordo com a reportagem, é possível que a mudança seja alterada no topo da cadeia de produção. Como Krista Vernoff coordena Grey’s Anatomy e Station 19 simultaneamente, o alvo seria a segunda no comando, a produtora Kiley Donovan. Ela seria transferida para outra série da Shondaland, e um novo produtor negro ou latino chegaria para trazer mais representatividade à equipe.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal