FILMES E SÉRIES

Jamie Campbell Bower

Divulgação/Netflix

JAMIE CAMPBELL BOWER

Stranger Things: Conheça o ator que interpreta 001 na quarta temporada

Novos episódios já estão disponíveis no catálogo da Netflix

André Zuliani

[Atenção: spoilers da quarta temporada de Stranger Things abaixo]

O Volume Um da quarta temporada de Stranger Things estreou nesta sexta (27) na Netflix e apresentou vários novos personagens para o público. Enquanto alguns logos se despendem por entrarem na mira do vilão Vecna, outros permanecem em cena como pilares importantes da trama. Um deles é Peter Ballard, personagem vivido pelo ator Jamie Campbell Bower.

Na trama, Ballard é apresentado como um dos assistentes do doutor Martin Brenner (Matthew Modine) no Projeto Nina, iniciativa responsável por estudar os poderes de Eleven (Millie Bobby Brown). No início, ele se mostra um aliado da protagonista e faz de tudo para que a jovem consiga escapar das garras dos cientistas.

Logo nos primeiros episódios, Ballard revela a Eleven a existência do paciente 001, o primeiro a ser controlado e testado por Brenner. Embora o doutor tenha escondido a identidade deste indivíduo, o assistente afirma para a garota que nem sempre seu “papa” lhe diz a verdade. Em O Massacre do Laboratório de Hawkins, o sétimo episódio do quarto ano, o personagem, enfim, assume a identidade de 001.

A grande reviravolta da nova temporada é que 001 nunca foi um aliado de Eleven. Após dizimar quase todos no laboratório, ele enfrenta e é derrotado pela protagonista em um combate. Como consequência, Ballard, cuja verdadeira identidade é Henry Creel, garoto que nos anos 1950 matou a mãe e a irmã para incriminar o próprio pai, é enviado e preso no Mundo Invertido. Lá, esse se torna o maligno Vecna.

A vida antes de Stranger Things

Para interpretar um dos principais novos rostos de Stranger Things, os criadores Matt e Ross Duffer escalaram Bower, ator britânico de 33 anos cuja carreira é diretamente ligada a algumas das principais obras da cultura pop na última década.

O primeiro grande papel de Bower foi em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), adaptação da peça homônima estrelada por Johnny Depp. No longa, ele interpreta Anthony, jovem que se torna uma espécie de protegido pelo protagonista. Contudo, a oportunidade que o colocou realmente na frente dos holofotes de Hollywood veio dois anos depois.

Com apenas 21 anos, Bower foi escalado para viver Caius, um dos integrantes do clã de vampiros Volturi na saga Crepúsculo. Sua primeira aparição ocorreu nas cenas finais de Lua Nova (2009), mas ele retornou com mais destaque em Amanhecer: Parte Um (2011) e Parte Dois (2012).

Além de interpretar um dos grandes vilões de Crepúsculo, o ainda iniciante ator foi escalado para dar vida a outro antagonista de uma franquia concorrente: Harry Potter. Na saga do bruxinho de Hogwarts, Bower encarnou a versão jovem de Gerardo Grindelwald em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte Um (2010). Ele retornaria mais uma vez ao papel no spin-off Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018).

Após ganhar destaque em duas das principais franquias do início do século 21, ele foi escolhido para encabeçar o elenco de uma nova saga de fantasia inspirada em obras literárias. Ao lado de Lily Collins (Emily em Paris), o agora astro de Stranger Things protagonizou a fracassada adaptação de Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (2013). No longa, Bower viveu o caçador de monstros Jace.

Fora das telonas, Jamie não teve destaque antes de abocanhar uma vaga no fenômeno da Netflix. Ele foi o protagonista da flopada Camelot (2011), série sobre o rei Arthur que durou apenas uma temporada, e integrou o elenco de Will (2017), desastre produzido pela TNT sobre a juventude de William Shakespeare (1564-1616).

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal