Divulgação/DC
A boa notícia é que essa estratégia indica que não será preciso esperar tanto tempo para rever os personagens em ação fora das telonas
Depois de encerrar sua trajetória nos cinemas com US$ 615 milhões (R$ 3,2 bilhões) arrecadados mundialmente, Superman chegou à HBO Max em 19 de setembro e imediatamente conquistou o topo do ranking global da plataforma. O resultado confirma não só a força do personagem, mas também o bom momento que os filmes de super-heróis vivem em 2025.
De acordo com dados divulgados pela Variety, Superman, o primeiro filme do novo DCU (Universo DC), atingiu 13 milhões de visualizações em seus primeiros 10 dias na HBO Max, marcando a maior audiência nesse período na plataforma para uma estreia cinematográfica desde Barbie (2023).
A Warner Bros. Discovery informou que outros títulos envolvendo o personagem Superman também tiveram picos de audiência imediatamente antes e depois do lançamento do filme no streaming. Durante a semana de 15 a 21 de setembro, Super/Man: A História de Christopher Reeve (2024) teve um aumento de 670% no streaming em comparação com a semana anterior. Superman: O Filme (1978) teve um aumento de 155%, Superman: O Retorno (2006) teve um aumento de 120% e O Homem de Aço (2013) teve um aumento de 40% no mesmo período.
James Gunn, responsável pela direção e também pelo comando criativo do DCU, já havia explicado a estratégia de lançar o longa no streaming antes da estreia do sexto episódio da segunda temporada de Pacificador. O capítulo, que trouxe o retorno de Lex Luthor (Nicholas Hoult) e mudou os rumos da série, se beneficiou da alta audiência conquistada pelo herói de capa vermelha. A ideia funcionou: Superman e Pacificador dominaram o HBO Max em sequência.
Apesar de não ter superado a bilheteria de O Homem de Aço, que fez US$ 670 milhões (R$ 3,5 bilhões) em 2013, a produção estrelada por David Corenswet (Superman) e Rachel Brosnahan (Lois Lane) deixou claro que a franquia tem fôlego. Tanto que a continuação já está confirmada: Superman: Man of Tomorrow tem lançamento marcado para 9 de julho de 2027.
No embalo, a DC aproveitou para consolidar sua presença no streaming. O desempenho de Superman no HBO Max espelhou o que a Marvel já havia feito no Disney+ neste ano, com Capitão América: Admirável Novo Mundo e Thunderbolts* assumindo o topo das paradas quando chegaram ao catálogo. Até mesmo o reboot de Quarteto Fantástico, ainda inédito no streaming, conseguiu se destacar apenas com uma pequena prévia.
A sinergia entre cinema e streaming mostra que os super-heróis continuam dominando diferentes janelas de exibição. E, mesmo em um ano de bilheterias mais modestas, as marcas da Marvel e da DC conseguiram manter viva a expectativa dos fãs. No caso do DCU, a explosão de Superman no HBO Max serve como um cartão de visitas para tudo o que James Gunn ainda prepara em seu Capítulo Um, batizado de Deuses e Monstros.
Para os fãs, a boa notícia é que essa estratégia indica que não será preciso esperar tanto tempo para rever os heróis em ação fora das telonas. O sucesso de Superman confirma que a nova fase da DC está apenas começando –e que o embalo dos super-heróis em 2025 ainda vai render muito.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
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