Divulgação/DC Studios
A plataforma, que funciona como uma mistura de diário cinéfilo e rede social, tem impacto considerável nas conversas sobre cinema nas redes
O Superman de James Gunn conquistou um feito simbólico, mas impressionante. O longa estrelado por David Corenswet superou Barbie e se tornou o filme mais rápido da história a atingir 1 milhão de avaliações no Letterboxd, a maior rede social de cinéfilos do mundo. O recorde anterior pertencia ao fenômeno estrelado por Margot Robbie, que liderava o ranking desde julho de 2023.
O filme da DC alcançou a marca em tempo recorde — apenas 12 dias após sua estreia oficial nos cinemas. Já Barbie, dirigido por Greta Gerwig, havia batido o milhão de logs em 22 dias. A quebra do recorde mostra como o novo Superman conseguiu mobilizar não só o público tradicional dos heróis, mas também uma audiência jovem e conectada, que consome e comenta filmes em tempo real.
Apesar de não refletir bilheteria diretamente, o Letterboxd se tornou um termômetro relevante do engajamento online em torno de lançamentos. A plataforma funciona como uma mistura de diário cinéfilo e rede social. Ela tem impacto considerável nas conversas sobre cinema nas redes — especialmente no TikTok e X.
O número de logs indica quantas pessoas registraram que viram o filme, seja com avaliação, resenha ou apenas marcando o título como assistido. A marca de 1 milhão é simbólica e difícil de alcançar — poucos blockbusters chegam lá. Além de Superman e Barbie, filmes como Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022), Oppenheimer (2023) e Duna: Parte Dois (2024) também fazem parte desse seleto grupo.
A conquista vem em boa hora para a DC Studios. A marca passa por uma reformulação completa sob o comando de James Gunn e Peter Safran. Superman é o primeiro filme oficial desse novo universo. O hype em torno do reboot — somado à aclamação da crítica e ao boca a boca positivo — ajudou a impulsionar a presença do longa no Letterboxd.
O novo Superman aposta em uma abordagem mais otimista e emocional do herói, resgatando a figura clássica do “escoteiro azul”, mas com nuances modernas. O filme não reconta a origem de Kal-El, e surpreende ao subverter a história de seus pais kryptonianos, além de introduzir novas versões de personagens icônicos, como Lex Luthor (Nicholas Hoult) e Lois Lane (Rachel Brosnahan).
Além do recorde, o longa já figura entre os mais bem avaliados da DC no Letterboxd. Superman já passou títulos como O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) e Mulher-Maravilha (2017). A expectativa agora é que a produção siga crescendo nas bilheteiras e mantenha o bom desempenho nas semanas seguintes.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?