FILMES E SÉRIES

Ashton Kutcher e Mila Kunis em That '90s Show

Divulgação/Netflix

HÁ 21 ANOS

That ’90s Show: Hoje na Netflix, franquia flopou ao explorar anos 1980

Apesar de bom elenco, That '80s Show fracassou completamente e durou apenas 13 episódios; série estreou há exatos 21 anos

Luciano Guaraldo

A Netflix lançou na última quinta-feira (19) a comédia That ’90s Show, continuação direta do sucesso That ’70s Show (1998-2006). Como os títulos indicam, a série original explorava um grupo de adolescentes em processo de autodescoberta nos anos 1970, enquanto a nova produção mostra seus filhos vivendo aventuras na década de 1990. E o período oitentista, como ficou? Ele não foi esquecido, mas fracassou tão profundamente que seus produtores certamente preferem apagá-lo da memória.

Há exatos 21 anos, em 23 de janeiro de 2002, a Fox norte-americana estreava That ’80s Show, derivado (mas nem tanto) da comédia setentista. A ligação era mambembe, para dizer o mínimo: o protagonista Corey (Glenn Howerton) e sua irmã patricinha Katie (Tinsley Grimes) eram primos de primeiro grau de Eric Forman (Topher Grace), o astro de That ’70s Show.

O parentesco foi um mero artifício para conectar as duas séries, já que Eric nunca apareceu nos anos 1980 nem Corey e Katie deram as caras na década anterior. Aliás, para complicar a ligação, a atriz Brittany Daniel fez parte do elenco fixo de That ’80s Show na pele de Sophia, ex-namorada bissexual de Corey, mas tinha aparecido em That ’70s Show como Penny, outra prima de Eric Forman. E fica pior: a participação dela na série original ocorreu um dia antes da estreia do spin-off.

Atrás das câmeras, pelo menos, a conexão entre as séries era mais forte: Terry Turner e Mark Brazill, que haviam criado That ’70s Show com Bonnie Turner, eram os responsáveis pelo desenvolvimento de That ’80s Show juntamente com Linda Wallem, então roteirista e produtora executiva da série original. Mas nem a presença da mesma equipe salvou o spin-off do fracasso, e ele foi cancelado após os 13 episódios da primeira temporada.

O elenco da comédia That '80s Show

O elenco da comédia That '80s Show

Divulgação/Fox

Enquanto as séries dos anos 1970 e 1990 têm como cenário principal o porão onde os jovens se encontram para fumar maconha e se divertir, That ’80s Show se passava basicamente na Permanent Records, uma loja de discos na qual Corey trabalhava. Todo certinho e com o sonho de virar músico profissional, ele se apaixonava por June (Chyler Leigh), sua colega de trabalho punk que não levava desaforo para casa. Os estilos de vida opostos geravam os conflitos (e as tentativas de piada) que conduziam a série.

Com o fracasso de That ’80s Show, o elenco seguiu para novos desafios profissionais, e o cancelamento acabou se revelando uma bênção para o casal protagonista. Glenn Howerton entrou para o elenco de It’s Always Sunny in Philadelphia, a comédia live-action mais duradoura da TV norte-americana, e agora faz a voz de Fred Jones na animação Velma. Já Chyler Leigh, que tinha um histórico de “assassina de séries”, reverteu seu azar ao viver Lexie em Grey’s Anatomy e Alex em Supergirl (2015-2021).

Um dos (poucos) pontos altos de That ’80s Show foi a participação de nomes marcantes daquela época, como as cantoras Tiffany (do hit I Think We’re Alone Now) e Pat Benatar (de Hit Me With Your Best Shot), a atriz Morgan Fairchild (a mãe do Chandler de Friends) e o apresentador Ed McMahon (1923-2009), parceiro do ícone da TV norte-americana Johnny Carson (1925-2005).

No Brasil, That ’80s Show fez parte da programação do Sony Channel, que também exibia That ’70s Show na época. Atualmente, a série não está disponível em nenhum serviço de streaming, mas uma versão com baixíssima qualidade do primeiro episódio pode ser vista no YouTube.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?