Reprodução/ABC
Série protagonizada por Freddie Highmore retorna à programação da Globo nesta quinta-feira (9) com tema que pode despertar gatilhos
Sucesso nas noites da Globo, The Good Doctor retorna à TV aberta com episódios inéditos nesta quinta-feira (9), após a exibição de No Limite. O início da quarta temporada “revive” o caos dos primeiros meses da pandemia de Covid-19 e coloca o doutor Shaun Murphy (Freddie Highmore) e a equipe do hospital São Boaventura para lidar com as consequências da crise sanitária.
Dividido em duas partes, o episódio de estreia reconstrói os primeiros dias da pandemia e como médicos, enfermeiros e todos os representantes da saúde precisaram lidar com o vírus mortal. Ao mostrar o passo a passo da contaminação, a série explica como o mundo entrou em colapso e muitas pessoas não souberam se cuidar da maneira correta.
Intitulado Linha de Frente: Parte Um, o primeiro episódio da quarta temporada foi roteirizado por David Shore, o próprio criador de The Good Doctor. Como a exibição nos Estados Unidos ocorreu em novembro de 2020, o mundo ainda não estava repleto de vacinas contra a Covid-19 e muitas perguntas aguardavam por respostas. Algumas cenas, então, podem provocar gatilhos em pessoas que sofreram perdas ou enfrentaram o vírus cara a cara.
O início da trama explora o “marco zero” do novo coronavírus dentro do São Boaventura. Uma paciente que aparentemente demonstrava apenas sintomas normais de gripe entra no hospital após espalhar acidentalmente a Covid-19 em vários lugares por onde havia passado. A maneira como a equipe de Shore explora estes momentos é quase educativa, mostrando como é fácil ser contaminado pela doença.
Cuidados médicos durante a pandemia
Divulgação/ABC
Tal como o vírus, The Good Doctor reproduz em tela a velocidade com a qual a pandemia avançou pelo mundo. Da falta de informações dos médicos à quarentena inevitável, a trama escala de maneira acelerada para mostrar o caos que se tornou a vida de todos durante estes tempos difíceis. Em meio a isso, Shaun precisa lidar com a sua falta de tato ao atender pacientes infectados e, principalmente, com o distanciamento social que o afastou de Lea (Paige Spara) justamente no momento em que o casal finalmente decidiu engatar a relação.
Além do protagonista, todos os personagens principais enfrentam dramas pessoas relacionados à pandemia e suas dificuldades. Parte do grupo de risco por conta da idade avançada, Aaron (Richard Schiff) tem dificuldades para lidar com a quarentena forçada sem poder ajudar colegas e pacientes, enquanto Alex (Will Yun Lee), que se mudou para a casa de Shaun, sofre por não poder estar perto da família no momento da tão aguardada formatura de seu filho, Kellan (Ricky He).
Inspirada na realidade, a série deixa a situação mais complicada para Claire Brown (Antonia Thomas). Ainda de luto pela morte de Neil (Nicholas Gonzalez) no final do terceiro ano, ela se vê envolvida com a história de um paciente e faz de tudo para amenizar o sofrimento daqueles que sofreram perdas relacionadas à pandemia.
A Globo será a encarregada de exibir novos episódios de The Good Doctor todas as semanas. No streaming, a quarta temporada da série está disponível completa no catálogo do Globoplay. O drama médico já está renovado para uma sexta temporada.
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?