(Foto: Divulgação/A24)
No fim, o longa entra para a lista de produções carregadas por um ator, mas que não se sustentam sozinhas
The Rock entrega a melhor atuação de sua carreira em Coração de Lutador, mas isso não é o bastante para transformar o longa em um candidato real ao Oscar. O drama da A24 sobre a vida do lutador de MMA Mark Kerr até emociona em alguns momentos, mas peca pela irregularidade e pela construção frágil de sua narrativa.
A história mostra a ascensão e a queda de Kerr, um dos maiores nomes do MMA nos anos 1990. O roteiro se apoia muito no talento de The Rock, que mergulha no papel e foge completamente do estilo de astro de ação que o consagrou em Hollywood. É uma atuação surpreendente, intensa e digna de premiações individuais. O problema é que o filme ao redor não acompanha.
Com 2h03 de duração, o longa se perde em arcos repetitivos e não consegue encontrar um equilíbrio entre o drama íntimo do personagem e o espetáculo esportivo. Há boas ideias, mas muitas delas ficam pela metade, criando uma sensação de vazio que mina o impacto da trama.
The Rock em cena de Coração de Lutador
(Foto: Divulgação/A24)
A comparação com Garra de Ferro, também da A24, é inevitável. O filme estrelado por Zac Efron, lançado em 2023, trouxe uma história igualmente trágica no universo das lutas, mas com muito mais consistência. Além disso, teve uma recepção crítica bem superior: 89% de aprovação no Rotten Tomatoes contra apenas 71% de Coração de Lutador.
Apesar do sucesso entre o público, Garra de Ferro foi completamente ignorado pelo Oscar, mesmo com a aclamação da crítica. Se esse longa mais redondo e impactante não conseguiu espaço na temporada de premiações, parece incoerente imaginar que Coração de Lutador teria chances reais apenas pela performance de seu astro principal.
The Rock, sem dúvida, merece elogios e até pode conquistar indicações individuais. No entanto, o filme como um todo está longe de ser um dos melhores do ano. A A24, conhecida por transformar dramas autorais em fenômenos no Oscar, já mostrou muito mais força em projetos recentes. Inclusive, Coração de Lutador está fracassando na bilheteria com apenas de US$ 7,5 milhões (R$ 40 milhões) de arrecadação no mundo inteiro.
No fim, Coração de Lutador entra para a lista de produções carregadas por um ator, mas que não se sustentam sozinhas. Se a Academia quiser reconhecer uma história de superação no ringue, talvez tenha perdido a melhor chance quando decidiu esnobar Garra de Ferro.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?